EV. WELIANO PIRES
Nesta lição passaremos ao terceiro bloco das lições do trimestre. No primeiro bloco, tivemos uma introdução aos assuntos do trimestre. Falamos sobre a definição de avivamento e as condições para que o avivamento aconteça. Depois, no segundo bloco, falamos sobre o avivamento nas Escrituras, com exemplos de avivamentos no Antigo e no Novo Testamento. Neste terceiro bloco estudaremos os avivamentos na história da Igreja.
Nesta Lição trataremos dos avivamentos nos séculos XVIII, XIX e XX. Tomando como base os textos de Ezequiel 37 e 47, que tratam, respectivamente, da restauração nacional e espiritual de Israel, como vimos no trimestre passado, o comentarista aplica as figuras dos ossos secos e das águas vindas do templo, ao avivamento do Espírito Santo na Igreja. Na próxima lição, daremos continuidade a este assunto, falando sobre o avivamento no Brasil.
No primeiro tópico, falaremos sobre o avivamento, com base em duas visões que Ezequiel teve: a visão do vale de ossos secos, no capítulo 37, e a visão das águas purificadoras, descrita no capítulo 47. Nesta visão, o profeta viu fontes de águas que fluíam do templo e formavam um rio de águas correntes em direção à região do Mar Morto.
No segundo tópico, falaremos sobre os grandes avivamentos no mundo. Primeiro falaremos do avivamento ocorrido na Europa: Alemanha, Inglaterra e País de Gales. Depois, falaremos sobre o avivamento nos EUA e sobre as raízes do Movimento Pentecostal. O avivamento do Movimento Pentecostal, a partir de Los Angeles, nos EUA, será o tema da nossa próxima aula.
No terceiro e último tópico, falaremos das mudanças que os avivamentos provocaram na história, não apenas na Igreja, mas na sociedade e nos governos. Os avivamentos tiveram grandes impactos no mundo, na cultura, na política e na economia dos países onde eles aconteceram. Infelizmente, as gerações posteriores aos avivamentos não os conservaram e os resultados foram trágicos. Muitos se entregaram à teologia liberal, ao secularismo e ao pecado. Mas Deus não mudou e jamais mudará. Ele deseja avivar a Sua Igreja também no Século XXI. Se o buscarmos de todo o nosso coração, teremos também um avivamento genuíno em nossos dias.
REFERÊNCIAS:
RENOVATO, Elinaldo. Aviva a Tua Obra. O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2023.
SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A Preparação do povo de Deus Para os Últimos Dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pag. 117-118.
Nenhum comentário:
Postar um comentário