08 outubro 2021

QUANDO UM SISTEMA SE VOLTA CONTRA A IGREJA


A perseguição à Igreja por parte dos judeus se tornou sistêmica. Saulo se valeu de cartas das autoridades religiosas, para perseguir os cristãos de forma cruel e abusiva. Ao longo da história da Igreja, vários sistemas políticos e religiosos se levantaram contra a Igreja do Senhor para tentar detê-la. Primeiro foram os judeus. Depois, vieram os romanos, os papas, o iluminismo, os comunistas, os mulçumanos, os católicos, etc. Mas, nenhum sistema jamais conseguirá deter a marcha da Igreja. 

1. Como era a perseguição contra os primeiros discípulos? A perseguição liderada por Saulo se tornou obsessiva, contínua e violenta. Saulo não respeitava a dignidade humana. Invadia as casas e arrastava homens e mulheres pelas ruas, para conduzi-los à prisão. Os cristãos não haviam cometido crime algum e apenas expressavam, de forma pacífica, a sua fé. Mas, eram levados com violência à prisão, sem nenhum direito à defesa. 

Esta perseguição foi tão ferrenha que forçou os cristãos a fugirem de Jerusalém para outras cidades deixando as suas casas, famílias e trabalho. Mesmo assim, a perseguição se espalhou para além de Jerusalém. Saulo conseguiu autorização para ir a Damasco em busca de cristãos, para os conduzir a Jerusalém. 

Saulo não sabia que estava, na verdade, contribuindo para o crescimento da Igreja, pois, com a perseguição, os cristãos se espalharam e pregavam o Evangelho onde chegavam. Filipe, por exemplo, fugiu para Samaria e ganhou muitas almas para Cristo. 

2. Perseguição, tortura e método. Os métodos de perseguição usados por Saulo eram cruéis. Ele torturava os cristãos física e psicologicamente, com o objetivo de forçá-los a blasfemar e negarem a sua fé. Em seu próprio testemunho, posterior à sua conversão, ele confessa com tristeza, as atrocidades praticadas contra os cristãos (At 26.10.11). 

Saulo era semelhante aos integrantes do Estado Islâmico, que de forma covarde e cruel, torturam e matam cristãos no Oriente Médio. Mas os verdadeiros cristãos não negam a Cristo, nem mesmo diante da morte.

3. Perseguição aos pentecostais. O Movimento Pentecostal, quando chegou ao Brasil, no ano de 1910, também foi bastante perseguido. Naquela época, o Catolicismo Romano era a religião oficial e perseguia de várias formas, as demais religiões. Os padres falavam para as pessoas não alugarem casa aos protestantes, não negociarem com eles e até nos cemitérios não podiam sepultar protestantes. Em São Paulo, foi criado o Cemitério dos Protestantes por causa disso. 

Havia muitas zombarias e afrontas aos protestantes. Perturbavam os cultos e jogavam pedras nos templos. Maridos proibiam as esposa de serem crentes, agredindo-as física e psicologicamente. Os patrões não queriam contratar crentes ou ameaçavam demiti-los após a conversão ao Evangelho. Muitos jovens foram agredidos e expulsos de casa pelos pais, por causa da fé evangélica. A Assembleia de Deus pagou um alto preço para chegar onde chegou. Por isso, devemos valorizar o trabalho dos nossos pioneiros. 

Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Pb. Weliano Pires


2 comentários:

  1. Paz do sr pb weliano,é verdade precisamos valorizar o investimento que foi feito em nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, meu irmão. Deus te abençoe. Muito obrigado por seu comentário.

      Excluir

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...