25 outubro 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 5: “JESUS CRISTO E ESTE CRUCIFICADO” - MENSAGEM DO APÓSTOLO


Na lição passada falamos sobre a vocação ou chamada de Paulo para ser apóstolo. Paulo faz questão de enfatizar em suas epístolas que ele era apóstolo não por vontade de homem algum, mas do próprio Senhor Jesus. Vimos que o passo inicial para a chamada ministerial de Paulo tem base na presciência divina. A chamada de Paulo foi efetivada pelo Cristo ressurreto, mudando completamente a vida dele. Por último, falamos sobre a preparação ministerial de Paulo. O Senhor o enviou para o deserto da Arábia, onde ele era totalmente desconhecido. Distante das sinagogas e da filosofia grega, Paulo passou a depender completamente de Deus e teve revelações profundas do próprio Jesus.


Na lição desta semana estudaremos sobre a mensagem pregada por Paulo, que era Jesus Cristo crucificado. A mensagem pregada por paulo era cristocêntrica e não antropocêntrica e de autoajuda. Falar sobre a mensagem da cruz hoje, em um país como o Brasil, onde a maioria diz crer em Jesus, embora não o siga, não causa muito espanto. Mas nos dias de Paulo, a ideia de que o Filho de Deus morreu crucificado para salvar os pecadores era considerada absurda. Para os Judeus, isso era uma blasfêmia, pois a lei dizia que maldito é aquele que for pendurado em madeiro (Dt 21.23; Gl 3.13). Para os gregos era uma loucura, pois eles esperavam argumentos filosóficos e consideravam a ideia de salvação pela morte de Cristo, algo muito simples e desprezível. 


No primeiro tópico falaremos sobre a centralidade da mensagem pregada por Paulo. Jesus Cristo crucificado, este era o centro da mensagem que Paulo pregava. Sem se importar com a rejeição de judeus e gregos, Paulo ensinava que o sacrifício de Cristo era o único meio do homem ser reconciliado com Deus.  Falaremos ainda neste tópico sobre a palavra da cruz como a loucura da pregação e a visão de judeus e gregos sobre este assunto. 


No segundo tópico falaremos sobre algumas expressões-chave da doutrina ensinada por Paulo:  “Evangelho de Cristo”, “Cristo crucificado” e “Cristo ressurreto''. Explicaremos neste tópico os conceitos teológicos de cada uma destas expressões. 


No terceiro e último tópico falaremos sobre os efeitos da mensagem da cruz. Paulo escreveu que o Evangelho é o Poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. (Rm 1.16). A mensagem da cruz se contrapõe a toda a arrogância humana e nos constrange a viver uma vida de humildade e completa dependência do Espírito. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...