08 outubro 2021

QUANDO UM SISTEMA SE VOLTA CONTRA A IGREJA


A perseguição à Igreja por parte dos judeus se tornou sistêmica. Saulo se valeu de cartas das autoridades religiosas, para perseguir os cristãos de forma cruel e abusiva. Ao longo da história da Igreja, vários sistemas políticos e religiosos se levantaram contra a Igreja do Senhor para tentar detê-la. Primeiro foram os judeus. Depois, vieram os romanos, os papas, o iluminismo, os comunistas, os mulçumanos, os católicos, etc. Mas, nenhum sistema jamais conseguirá deter a marcha da Igreja. 

1. Como era a perseguição contra os primeiros discípulos? A perseguição liderada por Saulo se tornou obsessiva, contínua e violenta. Saulo não respeitava a dignidade humana. Invadia as casas e arrastava homens e mulheres pelas ruas, para conduzi-los à prisão. Os cristãos não haviam cometido crime algum e apenas expressavam, de forma pacífica, a sua fé. Mas, eram levados com violência à prisão, sem nenhum direito à defesa. 

Esta perseguição foi tão ferrenha que forçou os cristãos a fugirem de Jerusalém para outras cidades deixando as suas casas, famílias e trabalho. Mesmo assim, a perseguição se espalhou para além de Jerusalém. Saulo conseguiu autorização para ir a Damasco em busca de cristãos, para os conduzir a Jerusalém. 

Saulo não sabia que estava, na verdade, contribuindo para o crescimento da Igreja, pois, com a perseguição, os cristãos se espalharam e pregavam o Evangelho onde chegavam. Filipe, por exemplo, fugiu para Samaria e ganhou muitas almas para Cristo. 

2. Perseguição, tortura e método. Os métodos de perseguição usados por Saulo eram cruéis. Ele torturava os cristãos física e psicologicamente, com o objetivo de forçá-los a blasfemar e negarem a sua fé. Em seu próprio testemunho, posterior à sua conversão, ele confessa com tristeza, as atrocidades praticadas contra os cristãos (At 26.10.11). 

Saulo era semelhante aos integrantes do Estado Islâmico, que de forma covarde e cruel, torturam e matam cristãos no Oriente Médio. Mas os verdadeiros cristãos não negam a Cristo, nem mesmo diante da morte.

3. Perseguição aos pentecostais. O Movimento Pentecostal, quando chegou ao Brasil, no ano de 1910, também foi bastante perseguido. Naquela época, o Catolicismo Romano era a religião oficial e perseguia de várias formas, as demais religiões. Os padres falavam para as pessoas não alugarem casa aos protestantes, não negociarem com eles e até nos cemitérios não podiam sepultar protestantes. Em São Paulo, foi criado o Cemitério dos Protestantes por causa disso. 

Havia muitas zombarias e afrontas aos protestantes. Perturbavam os cultos e jogavam pedras nos templos. Maridos proibiam as esposa de serem crentes, agredindo-as física e psicologicamente. Os patrões não queriam contratar crentes ou ameaçavam demiti-los após a conversão ao Evangelho. Muitos jovens foram agredidos e expulsos de casa pelos pais, por causa da fé evangélica. A Assembleia de Deus pagou um alto preço para chegar onde chegou. Por isso, devemos valorizar o trabalho dos nossos pioneiros. 

Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Pb. Weliano Pires


2 comentários:

  1. Paz do sr pb weliano,é verdade precisamos valorizar o investimento que foi feito em nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém, meu irmão. Deus te abençoe. Muito obrigado por seu comentário.

      Excluir

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...