Usando a conversão de Saulo como exemplo, falaremos da conversão como uma doutrina bíblica, que faz parte da soteriologia, ou Doutrina da Salvação. A conversão tem início no arrependimento e promove uma mudança geral no ser humano. Houve uma mudança radical na vida de Saulo. De perseguidor violento, implacável e movido pelo ódio, após o encontro com Jesus, Saulo passou a submeter-se totalmente à vontade de Deus. (Gl 2.20a).
1. A conversão começa no arrependimento. Muitas pessoas não sabem o que é arrependimento. Pensam que apenas o fato de confessar que errou e pedir perdão significa que se arrependeu. É comum, quando assassinos são presos, os jornalistas perguntarem se estão arrependidos. Os mais cruéis dizem que não e que fariam tudo de novo. Mas há os fingidos, que choram e se dizem arrependidos. Entretanto, se fossem soltos, continuariam fazendo a mesma coisa.
A palavra arrependimento no grego é "metanoia", que significa mudança de pensamento, tristeza pelo pecado praticado e disposição interior para mudar. Esta palavra deu origem à palavra portuguesa "metamorfose", que significa mudança na forma de ser.
Se a pessoa não reconhece o pecado, não se entristece por ter pecado, ou não está disposta a mudar de atitude, não houve arrependimento. Às vezes, há apenas medo das consequências, ou fingimento para obter perdão. João Batista, Jesus e Pedro, iniciaram as suas pregações, conclamando o povo ao arrependimento. (Mt 3.2; Mc 1.15; At 2.38).
2. A conversão de Saulo promoveu uma transformação pessoal. Após o encontro de Saulo com Jesus, no caminho de Damasco, ele nunca mais foi o mesmo. Saulo dialogou com o Cristo ressurreto e perguntou-lhe o que ele deveria fazer. A partir deste momento, iniciou-se o processo de transformação em seu interior. O arrogante e violento perseguidor, que torturava e aterrorizava as suas vítimas, após ser confrontado pelo Senhor, passou três dias orando, jejuando e aguardando as instruções sobre o que deveria fazer. Isto é a verdadeira conversão.
Infelizmente, em nossos dias, algumas pessoas vem à Igreja com interesses egoístas, querendo que a Igreja atenda aos seus caprichos. Alguns que são famosos lá fora, querem chegar dando ordens e fazendo imposições à liderança da Igreja. Não abandonam as velhas práticas e não se submetem às orientações da Palavra de Deus. Não foi assim com Saulo. Ele aguardou as orientações do Senhor e quando Ananias chegou ele se submeteu às suas orientações. Saulo abandonou completamente a velha vida e passou a viver para Cristo.
3. A conversão faz parte da doutrina bíblica da Salvação. A doutrina da salvação consiste em três aspectos: justificação, regeneração e santificação. Quando o homem ouve a Palavra de Deus e lhe dá crédito, imediatamente, ele é justificado, ou seja, ele é declarado justo diante de Deus, pelos méritos de Cristo. A partir daí, inicia-se o processo de regeneração, que é o novo nascimento ou a transformação da velha natureza. O Espírito Santo vai nos transformando diariamente, para sermos conforme o caráter de Cristo. Paralelo à regeneração, vem a santificação que é a separação de tudo que desagrada a Deus e a dedicação exclusiva a Ele.
Este processo tem início com o arrependimento. Se não houver arrependimento, não pode haver justificação, regeneração e santificação. A conversão, portanto, é uma manifestação externa da regeneração operada pelo Espírito no interior do homem, que implica em mudança de pensamento, vontade e ação, como veremos no próximo tópico.
Sobre a questão da conversão, há um longo debate teológico. Há quatro pontos de vista diferentes sobre isso: Pelagianismo, semi-pelagianismo, calvinismo e arminianismo. Os dois primeiros são hereges e antibíblicos e os outros dois são considerados apenas divergências teológicas no meio evangélico.
1. Pelagianismo. Doutrina ensinada por Pelágio, um monge do século IV d.C. Segundo Pelágio, os seres humanos nascem inocentes, sem a mancha do pecado original. Ele dizia também que Deus criou diretamente toda alma humana, livre do pecado. Pelágio acreditava que o homem que pecar, pode pelos próprio esforços, arrepender-se e ser salvo.
2. Semipelagianismo. Diferente de Pelágio, o semipelagianismo ensina que toda a humanidade foi manchada pelo pecado, mas não ao extremo de não podermos cooperar com a graça de Deus, com os nossos próprios esforços.
3. Calvinismo. Doutrina ensinada pelo teólogo e reformador francês, João Calvino, que é resumida em cinco pontos, denominados pelo acrônimo TULIP, referentes às iniciais desses pontos em inglês:
a. Depravação total. Como resultado da queda de Adão, toda a raça humana foi afetada e é incapaz de salvar-se, inclusive de decidir se quer ser salvo.
b. Eleição incondicional. Deus, na eternidade passada, elegeu algumas pessoas para a salvação e outras para a condenação.
c. Expiação limitada. Deus determinou que Cristo morreria apenas pelos eleitos. Todos a quem Deus elegeu e por quem Cristo morreu, serão salvos.
d. Graça irresistível. Aqueles a quem Deus elegeu, Ele chama a si mesmo através da graça, sem que o homem possa recusar.
e. Perseverança dos santos. Aqueles a quem Deus elegeu e atraiu a Si mesmo através do Espírito Santo irão perseverar na fé. (Uma vez salvo, salvo para sempre).
4. Arminianismo. Sistema de Teologia formulado por Jacob Armínio, teólogo da Igreja holandesa, que resolveu refutar o sistema de Calvino. Armínio também apresentou seu sistema em 5 pontos:
a. Capacidade humana, Livre-arbítrio. Embora todos sejam pecadores e incapazes de se salvarem a si mesmos, são livres para aceitar ou recusar a salvação que Deus oferece (por meio da Graça Preveniente).
b – Eleição condicional – Deus elegeu os homens que ele previu que teriam fé em Cristo, com base em sua presciência.
b. Expiação ilimitada – Cristo morreu por todos os homens e não somente pelos eleitos;
c – Graça resistível – Os homens podem resistir à Graça de Deus para não serem salvos;
d – Decair da Graça. Homens salvos podem perder a salvação caso não perseverem na fé até o fim.
Nós da Assembleia de Deus seguimos o ponto de vista arminiano. Algumas pessoas confundem calvinismo com cessacionistas. Mas não é a mesma coisa. Há calvinistas que são pentecostais, como a Igreja Presbiteriana Renovada e há arminianos que não são pentecostais, como as Igrejas Batistas tradicionais.
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Pb. Weliano Pires
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