14 maio 2025

O PROPÓSITO DE JESUS

(Comentário do 1º tópico da Lição 07: Eu sou a ressurreição e a vida).

Ev. WELIANO PIRES 

No primeiro tópico, falaremos do propósito de Jesus no milagre da ressurreição de Lázaro. Inicialmente, trataremos do contexto em que Jesus recebeu a notícia da doença de Lázaro e do local onde estava. Na sequência, falaremos do desapontamento de Marta e Maria, por Jesus não ter vindo antes da morte de Lázaro para evitá-la. Por fim, falaremos do tempo divino e dos seus planos para as nossas vidas, que são diferentes dos nossos. 

1. O recebimento da notícia  da doença de Lázaro. No final do capítulo 10, João falou que Jesus retirou-se de Jerusalém e foi para além do Jordão, para o lugar onde João tinha primeiramente batizado  (Jo 10.40). Depois que recebeu a notícia da doença de Lázaro, Jesus demorou ainda dois dias no lugar onde ele estava. 

A versão Revista e Corrigida traduziu o nome deste lugar como Betânia, que fica do outro lado Jordão (Jo 1.28). Já a Versão King James traduziu por Betábara. O fato é que não se trata da mesma aldeia de Betânia, onde Lázaro morava, pois Jesus demorou dois dias, do lugar onde ele estava para chegar à residência de Lázaro (Jo 11.6). 

2. O desapontamento de Maria e Marta. O texto bíblico nos diz que Jesus amava a Marta, Maria e Lázaro (Jo 11.5). Quando Lázaro adoeceu dessa enfermidade mortal, elas mandaram avisar a Jesus com as seguintes palavras: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas”. (Jo 11.3). Portanto, elas tinham esperança de que Jesus viria imediatamente a Betânia e curaria o seu irmão, mas Ele não veio. 

Dois dias depois que Jesus recebeu a notícia da doença, Lázaro morreu. Somente quatro dias depois, Jesus chegou. Quando viu Jesus de longe, Marta foi ao seu encontro chorando e disse: “Senhor, se estivesses aqui, o meu irmão não teria morrido”. Em seguida, Marta foi chamar a sua irmã Maria, que correu também ao encontro de Jesus e disse as mesmas palavras. Isso demonstra claramente que elas se desapontaram com a suposta demora de Jesus.

3. O tempo divino. Marta e Maria criam que Jesus poderia curar a enfermidade, mas, provavelmente não conheciam o milagre da ressurreição, pois os outros dois milagres de ressurreição aconteceram na Galileia. Considerando apenas o poder para curar enfermidades, multiplicar pães e peixes e transformar água em vinho, elas tiveram a impressão de que Jesus havia chegado atrasado. 

Ora, Jesus nunca chega atrasado, Ele age no momento certo. Ele é Soberano e cumpre os propósitos dele, no tempo dele e para a glória de Deus. O propósito delas era a cura do seu irmão, antes que ele viesse a óbito. Jesus, no entanto, tinha outro plano para Lázaro, que era a sua ressurreição, para demonstrar perante os judeus o seu poder sobre a morte. Com este milagre, muitos creram em Jesus (Jo 11.45).

Jamais devemos exigir que Deus faça a nossa vontade, ou que faça as coisas no momento em que nós queremos. Ele é Deus e nós somos suas criaturas, recebidos como filhos por adoção, pela fé em Cristo. Não temos o direito de exigir nada de Deus. Além disso, os planos de Deus são maiores (no sentido de mais excelentes) que os nossos (Is 55.8,9). Quando orarmos a Deus por algumas causa, devemos sempre dizer: Faça-se a tua vontade, pois a vontade dele é boa, agradável e perfeita (Rm 12.2).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA LIÇÃO DE HUMILDADE

SUBSÍDIO DA  ENSINADOR CRISTÃO / CPAD.  Nesta lição, veremos que o Senhor Jesus é o nosso maior exemplo de humildade e mansidão. Na ocasião ...