15 maio 2025

O ENCONTRO DE MARTA COM JESUS

(Comentário do 2º tópico da Lição 07: Eu sou a ressurreição e a vida) 

Ev. WELIANO PIRES

No segundo tópico, falaremos dos detalhes do encontro de Marta com Jesus, antes que Ele chegasse à casa dela. Marta correu ao encontro de Jesus e expressou a sua fé nele, dizendo que se Ele estivesse ali, Lázaro não teria morrido. Na sequência, responderemos à pergunta: Quando Lázaro ressuscitará? Jesus disse a Marta: o teu irmão há de ressuscitar. Mas, ela pensava que seria na ressurreição do último dia. Por fim, falaremos da promessa de vida que Jesus fez, ao afirmar que Ele é a ressurreição e a vida. 


1. O momento do encontro de Marta com Jesus. Marta e Maria estavam em casa, inconsoláveis, pois fazia quatro dias que o seu irmão Lázaro havia sido sepultado. Quando soube que Jesus estava chegando, Marta correu ao seu encontro e lamentou a ausência do Mestre, pois, segundo o seu entendimento, se Ele estivesse ali, o seu irmão não teria morrido. 


Em seguida, Marta correu para casa e avisou à sua irmã Maria que Jesus estava chamando-a. Maria também foi ao lugar onde Marta havia encontrado Jesus e também se lamentou, dizendo que se Ele estivesse ali, Lázaro não teria morrido. Muitas vezes, diante de situações adversas, chegamos a pensar como Marta e Maria, que Jesus chegou tarde, ou lamentar por que Ele não fez algo que nós gostaríamos. Mas é importante lembrar que Ele está no controle de todas as coisas, nunca chega atrasado e sabe o que é melhor para as nossas vidas. 


Diante da frustração de Marta, Jesus declarou: o teu irmão há de ressuscitar. Conforme falamos no tópico anterior, Marta cria em Jesus e sabia que Ele tinha poder para fazer milagres como a cura e outros milagres. Mas não imaginava que Ele ressuscitaria o seu irmão, que estava sepultado havia quatro dias e já se encontrava em estado de putrefação. 


2. Quando Lázaro iria ressuscitar? Era um grande desafio para a fé de Marta e Maria, crer na promessa de Jesus de que Lázaro iria ressuscitar. Ela não perdeu a fé em Jesus, pois disse: Eu sei que tudo o quando pedires a Deus, Ele te concederá (Jo 11.22). Diante da promessa de que Lázaro iria ressuscitar, Marta entendeu que Jesus se referia à ressurreição dos justos no final dos tempos. 


Os rabinos judeus ensinavam a doutrina da ressurreição dos justos no final dos tempos, com exceção dos saduceus, que eram materialistas e não criam no mundo espiritual. Esta doutrina estava presente nos textos do Antigo Testamento. O profeta Daniel já havia profetizado sobre esta ressurreição, durante o cativeiro babilônico, mais de 500 anos antes de Cristo (Dn 12.2). 


A promessa de ressurreição feita por Jesus em relação a Lázaro, no entanto, não era a ressurreição do último dia. Jesus falava de uma ressurreição imediata. Ele pretendia mostrar para aquele povo, o seu poder sobre a morte. Aquele povo nunca tinha visto um morto ressuscitar, após quatro dias do seu sepultamento. 


Eles já tinham ouvido falar das ressurreições ocorridas nos dias de Elias e Eliseu. Mas estas aconteceram no mesmo dia em que a pessoa morreu. As outras ressurreições que Jesus realizou na Galiléia também ocorreram no mesmo dia da morte e o povo de Jerusalém e Betânia provavelmente não conheciam  estes milagres.  


3. Uma promessa de vida. Com a frase que é o título desta lição: Eu sou a ressurreição e a vida, Jesus fez uma promessa de vida. Esta declaração, assim como os demais “Eu Sou”, registrados no Evangelho segundo João, comprovam a divindade de Jesus. Somente Deus pode fazer uma afirmação desta de Si mesmo, pois vida e a morte estão sob o seu controle. É Ele que dá a vida e a tira (1 Sm 2.6). 


Jesus não está falando apenas da vida física e sim da vida eterna que Ele dá àqueles que nele creem. Por isso, Ele afirmou: Quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá. Esta promessa de vida não se referia apenas à ressurreição como a de Lázaro, que depois voltaria a viver. Era uma promessa de vida eterna com Deus, em um corpo glorificado, que nunca envelhecerá, não sentirá dores e nunca morrerá. 


REFERÊNCIAS: 
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.39.
Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, p.1874. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA HISTÓRIA REAL SOBRE A HUMILDADE

(Comentário do 1º tópico da Lição 08: Uma Lição de humildade) Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos dos detalhes da história em qu...