30 maio 2025

CAMINHO, VERDADE E A VIDA

(Comentário do 3º tópico da Lição 9: Eu sou o caminho, a verdade e a vida)

Ev. WELIANO PIRES

No terceiro tópico, discorreremos sobre a afirmação de Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”, que é o título desta lição. Inicialmente abordaremos o significado da afirmação de Jesus de que Ele é o caminho e ninguém vem a Pai senão por Ele. Na sequência, veremos o significado da expressão “Eu sou a Verdade”. Jesus não disse que é uma verdade, ou que tem a verdade. Ele afirmou que é a única verdade. Por fim, falaremos da declaração de Jesus: Eu sou a vida. Esta declaração vai muito além do período de atividade do ser humano entre a concepção e a morte. 


1. “Eu Sou o Caminho”. Um caminho é uma rota que liga dois destinos. Em alguns casos, há mais de um caminho para se chegar a um determinado lugar, com as diferenças de distâncias e condições da estrada. Entretanto, há locais que só há um único caminho para se chegar e se a pessoa sair deste caminho, não chegará a tal local. 

Jesus afirmou aos seus discípulos que eles sabiam para onde Ele iria e conheciam o caminho. Conforme vimos no tópico anterior, Tomé questionou que eles não sabiam para onde Jesus iria, e como poderiam saber o caminho? Foi em resposta a este questionamento que Jesus afirmou que Ele é o caminho para os discípulos chegarem aonde Ele iria. No final do versículo 6, Ele completou: “Ninguém vem ao Pai, senão por mim”

Há duas coisas importantes a se considerar nesta afirmação de Jesus. A primeira é que Ele é “o caminho” que conduz a Deus e não “um dos caminhos”. Há no mundo atual um equívoco de que todos os caminhos levam a Deus, mas Jesus desmonta este ensino, dizendo que Ele é o único caminho. Aliás, todas as afirmações de Jesus sobre si mesmo estão no singular, mostrando que Ele é único: a luz do mundo, o pão da vida, o bom pastor, a porta, o caminho, a videira verdadeira, etc.

A segunda coisa que precisamos considerar nesta afirmação de Jesus, é que Ele disse que “ninguém vem ao Pai”. Ora, se Jesus disse aos discípulos que iria para o Pai, por que Ele disse “vem ao Pai” e não “vai ao Pai”? A palavra vem significa ir ao lugar onde a pessoa que fala está. Se eu digo que alguém “vem a São Carlos”, é porque eu estou em São Carlos, senão eu diria que a pessoa “vai a São Carlos”. Isto nos ensina que mesmo estando na terra, Jesus nunca esteve separado do Pai. Existe um conceito teológico chamado Pericorese, para definir a relação perfeita e inseparável que há entre as três Pessoas da Santíssima Trindade. Os três estão presentes um no outro. Ou seja, o Pai está presente no Filho e no Espírito Santo e vice-versa. 


2. “Eu Sou a Verdade”. Na Lição 5, estudamos sobre a verdade que liberta, com base no capítulo 8 de João. Agora, Jesus afirma que Ele é a própria Verdade. Esta afirmação de Jesus também tem sido contestada na sociedade pós-moderna, que nega a existência de uma verdade absoluta. A verdade mencionada por Jesus no Evangelho segundo João, não é apenas um conceito filosófico abstrato. Não se trata apenas de conformidade com os fatos. 

Sendo Deus, Jesus é a Verdade, porque Ele é a manifestação visível do Deus verdadeiro (Jo 1.18; Cl 1.15). Portanto, não existe outra Verdade além dele. Tanto no Antigo, quanto no Novo Testamento, a Verdade está relacionada às três Pessoas da Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo.  

O Pai é mencionado como o Deus da Verdade:  “Nas tuas mãos entrego o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR, Deus da verdade” (Sl 31.5); A palavra de Deus é chamada de Verdade: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17). O Espírito Santo também é chamado por Jesus de “o Espírito da Verdade”: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber…” (Jo 14.17).


3. “Eu Sou a Vida”. Na Lição 7, estudamos sobre a afirmação de Jesus, pouco antes de ressuscitar a Lázaro: “Eu sou a ressurreição e a vida…”. Jesus não estava falando apenas da vida física e sim, da vida eterna que Ele dá àqueles que nele creem. Por isso, Ele afirmou: “Quem crer em mim, ainda que esteja morto, viverá.” 

A palavra grega traduzida no texto de João 11.25 por vida é Zoe, de onde vem a palavra portuguesa zoologia. Vida na Bíblia, vai muito além do intervalo entre a concepção e a morte física. Nem sempre a palavra vida tem o mesmo significado.

Em João 14, Jesus reafirmou aos seus discípulos que Ele é a vida. Ele é o doador da vida, não apenas da existência física mas da vida eterna e plena com Deus. Somente Deus pode fazer uma afirmação desta de Si mesmo, pois vida e a morte estão sob o seu controle. É Ele que dá a vida e a tira (1 Sm 2.6). Fora de Jesus não há vida, mesmo que haja existência, pois o homem sem Deus está morto em seus delitos e pecados. 



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