(Comentário do 1º tópico da Lição 6: O Bom Pastor e as suas ovelhas)
Ev. WELIANO PIRES
No primeiro tópico, falaremos do tema Jesus, a porta das ovelhas. Mostraremos o contexto do capítulo 10 de João, que é o episódio relatado no capítulo 9. Na sequência, falaremos do significado da figura da porta das ovelhas. Jesus apresenta-se como aquele que entra pela porta das ovelhas e em seguida diz que Ele é a porta do aprisco. Por último, falaremos da mensagem contida na declaração de Jesus: Eu sou a porta.
1. O contexto. Sempre que lemos um texto bíblico, precisamos considerar o devido contexto, para interpretá-lo corretamente. Mas, o que é um contexto? De modo geral, contexto é o conjunto de circunstâncias à volta de um acontecimento ou de uma situação. Por exemplo, para compreendermos um acontecimento histórico, precisamos conhecer as circunstâncias em que ele aconteceu. Se lermos a história com os olhos voltados para a atualidade, certamente iremos deturpá-la.
No caso da interpretação de um texto, o contexto são todas as informações que acompanham o texto, modo pelo qual as ideias se encadeiam no discurso. Alguém já disse, sabiamente, que texto sem contexto gera pretexto. Na interpretação dos textos bíblicos não é diferente. Muitos equívocos e heresias têm surgido ao longo dos anos, por causa da má interpretação dos textos bíblicos.
A Hermenêutica bíblica é a matéria da teologia que estuda os princípios para uma correta interpretação dos textos bíblicos. Dentro das regras da Hermenêutica, para interpretar corretamente um texto bíblico, precisamos considerar o contexto daquele texto. O Pr. Ciro Sanches Zibordi, explica em sua exposição desta aula que, para uma análise correta de um texto bíblico, precisamos considerar sete tipos de contextos:
O contexto geral da Bíblia: É preciso analisar os textos bíblicos considerando todo o conteúdo da Bíblia e não isoladamente;
O contexto imediato: São os textos mais próximos do texto lido (Versículos e capítulos anteriores e posteriores);
O contexto remoto: São as passagens mais distantes, que tratam do mesmo assunto;
O contexto referencial: São os textos paralelos, não apenas de palavras, mas de ideias. Por exemplo: outros textos bíblicos que falam da ilustração de pastor e ovelhas.
O contexto histórico: A época e as circunstâncias em torno daquele texto;
O contexto literário: O gênero literário daquele texto, se é história, alegoria, parábola, profecia, poesia, etc. Cada gênero literário deve ser interpretado em seu respectivo estilo.
O contexto cultural: São os costumes, leis, valores, e crenças do povo onde o texto foi escrito.
Em que contexto, Jesus fez este discurso do capítulo 10 de João? O contexto imediato são os fatos registrados no capítulo 9, que é a cura de um cego de nascença e as discussões com os fariseus, por causa desta cura. O homem depois de ser curado passou a testemunhar de Jesus e acabou sendo expulso da sinagoga. Jesus usou a ilustração do Bom Pastor e suas ovelhas, no calor dessa discussão.
2. A Porta das Ovelhas. A principal atividade econômica do povo de Israel, desde o tempo dos patriarcas, era a agricultura e a pecuária. Na agricultura, eles dedicavam-se ao cultivo de trigo, para a produção de pães; uvas para a produção de vinho; e olivas para a produção de azeite. Na pecuária, criavam bois e ovelhas, para o consumo de carnes e também para os sacrifícios religiosos.
Há vários exemplos de pessoas importantes da história de Israel, que se dedicaram à atividade de pastorear rebanhos: Jacó foi pastor das ovelhas do seu tio e sogro, Labão; os filhos de Jacó, quando venderam José, estavam no campo cuidando dos rebanhos do seu pai. Depois, quando se mudaram para o Egito, foram morar na terra de Gósen, porque eram criadores de gado e ovelhas. (Gn 46.31-34); Moisés, pastoreou as ovelhas do seu sogro por 40 anos (Ex 3.1); Davi também, antes de ser ungido rei de Israel, era pastor das ovelhas do seu pai (1 Sm 16.11).
A ovelha é um animal quadrúpede, mamífero, herbívoro e ruminante, da família Bovidae. Por serem parecidas com as cabras, as pessoas acabam confundindo, mas ovelhas e cabras são muito diferentes em suas características. O macho da ovelha é chamado de carneiro e os seus filhotes são os cordeiros. O macho das cabras é o bode e os filhotes são os cabritos.
As ovelhas são animais inteligentes, capazes de reconhecer os outros animais de seu rebanho e até os rostos humanos. A fêmea é tranquila e dócil. Porém, o carneiro é agressivo e tem muita força na cabeça. É capaz de derrubar uma pessoa com uma cabeçada. A ovelha é um animal míope e só enxerga até três metros à sua frente e só enxerga nitidamente até um metro. Por outro lado, a audição e o faro são muito aguçados. As ovelhas conseguem identificar a voz do seu pastor no meio de outras vozes e não seguem a estranhos. Elas reconhecem o cheiro do pastor e o seguem.
Tanto o povo de Israel quanto os seus governantes conheciam profundamente a atividade do pastor de ovelhas. Por isso, esta ilustração usada por Jesus, comparando-se a um pastor de ovelhas, era perfeitamente compreensível pelos seus interlocutores. Em sentido literal, o pastor de ovelhas difere do pastor de outros tipos de rebanhos de tem características especiais.
As atividades principais inerentes à função do pastor de ovelhas são: prover o alimento, conduzir as ovelhas ao pasto e ao aprisco, tratar das ovelhas feridas, buscar as que se perderam pelo caminho e proteger o rebanho dos predadores. Para entender o texto de João 10, quando Jesus fala do pastor e das ovelhas, não podemos comparar com a criação de ovinos na atualidade, com a tecnologia e os equipamentos disponíveis. Precisamos voltar os nossos olhos para a atividade pastoril daqueles tempos.
Os pastores de ovelhas chamavam os seus rebanhos e iam à frente deles para conduzi-las a um lugar seguro chamado aprisco ou redil, como veremos no próximo tópico. Neste local cercado, havia apenas uma porta de acesso e, após todas as ovelhas entrarem, o pastor ficava na porta para que nenhuma delas saísse e para protegê-las dos predadores e ladrões. Sendo assim, o pastor desempenhava a função de uma porta, pois através dele, as ovelhas entravam no aprisco e eram protegidas.
3. A mensagem da porta. Jesus usou a ilustração do curral das ovelhas e do pastor, para falar da salvação. No primeiro versículo do capítulo 10 de João, Ele disse: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.” (Jo 10.1). Como os seus ouvintes não entenderam o que Ele queria dizer, a partir do versículo 7, Jesus explicou: “Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram. Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (Jo 10.7-9).
Com esta ilustração, Jesus deixou claro que Ele é a única porta, ou o único acesso ao Pai. Não existe outro mediador entre Deus e a humanidade (1 Tm 2.5). Mais à frente, no capítulo 14, versículo 6, Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim”. Em todas estas afirmações de Jesus sobre si mesmo, Ele usou os artigos definidos “a” e “o” no singular. Fica claro que Jesus não é uma entre outras portas, ou um entre outros caminhos que possam conduzir o homem a Deus. Ele é a única porta, o único caminho, o único meio de Salvação. O apóstolo Pedro afirmou que “em nenhum outro [Gr.heteros ‘outro diferente’] há salvação…” (At 4.12).
REFERÊNCIAS:
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.39.
Comentário Bíblico Beacon. Volume 7. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, p.97, 98.
Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2025: https://dicionario.priberam.org/contexto.
Toda a Matéria: O que é contexto: https://www.todamateria.com.br/contexto/
ZIBORDI, Ciro Sanches. O Bom Pastor e suas Ovelhas | Lição 6 | Evangelho de João. https://www.youtube.com/watch?v=KdzgQNAuptA&t=3626s
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