Ev. WELIANO PIRES
Em continuidade ao estudo do Evangelho segundo João, estudaremos nesta lição o episódio da ressurreição de Lázaro, registrado no capítulo 11. Somente João registrou este milagre e somente ele fez menção a Lázaro. Os outros evangelistas falam apenas das irmãs de Lázaro: Marta e Maria e não registraram este milagre.
Este milagre demonstra o poder de Jesus sobre a morte e a sua identificação divina, quando disse: Eu sou a ressurreição e a vida. Há também outros casos de ressurreição registrados na Bíblia: o filho da viúva de Sarepta (1 Rs 17.17-22); o filho da mulher sunamita (2 Rs 4.18-31); um homem que foi posto na sepultura de Eliseu (2 Rs 13.21); o filho da viúva de Naim (Lc 7.11-17); a filha de Jairo (Mt 9.18-23) e Dorcas (At 9.32-43).
Tomando como base a ressurreição de Lázaro, falaremos da doutrina bíblica da ressurreição do corpo, que é uma doutrina fundamental do Cristianismo. Paulo disse que “se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados”. (1 Co 15.116,17).
No primeiro tópico, falaremos do propósito de Jesus no milagre da ressurreição de Lázaro. Inicialmente, trataremos do contexto em que Jesus recebeu a notícia da doença de Lázaro e do local onde estava. Na sequência, falaremos do desapontamento de Marta e Maria, por Jesus não ter vindo antes da morte de Lázaro para evitá-la. Por fim, falaremos do tempo divino e dos seus planos para as nossas vidas, que são diferentes dos nossos.
No segundo tópico, falaremos dos detalhes do encontro de Marta com Jesus, antes que Ele chegasse à casa dela. Marta correu ao encontro de Jesus e expressou a sua fé nele, dizendo que se Ele estivesse ali, Lázaro não teria morrido. Na sequência, responderemos à pergunta: Quando Lázaro ressuscitará? Jesus disse a Marta: o teu irmão há de ressuscitar. Mas, ela pensava que seria na ressurreição do último dia. Por fim, falaremos da promessa de vida que Jesus fez, ao afirmar que Ele é a ressurreição e a vida.
No terceiro tópico, falaremos da doutrina bíblica da ressurreição do corpo, que é a principal doutrina do Cristianismo. Inicialmente, explicaremos biblicamente a doutrina da ressurreição do corpo, que é diferente da ressurreição de Lázaro e de outras pessoas que ressuscitaram mas tornaram a morrer. Na sequência, falaremos do significado da expressão “da morte para a vida". Ainda que os salvos enfrentem a morte fisica, jamais passarão pela morte espiritual. Por último, falaremos da nossa viva esperança na ressurreição. Ao ressuscitar Lázaro, Jesus demonstrou na prática que nós também haveremos de ressuscitar.
CABRAL, Elienai. E o Verbo se fez carne: Jesus sob o olhar do apóstolo do amor. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 101, p.39.
Bíblia de Estudo Pentecostal — Edição Global. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2022, p.1874.
Nenhum comentário:
Postar um comentário