Ev. Weliano Pires
A partir da lição 03, quando estudamos a Encarnação do Verbo, iniciamos o assunto da Doutrina de Cristo, chamada de Cristologia, e seguiremos neste tema até à lição 8. Na lição 04, falamos da Doutrina da Trindade, que é um pouco mais abrangente, mas também está relacionada a Cristo. Na lição passada falamos da divindade de Cristo e da heresia do Arianismo, que negava esta doutrina e dizia que Jesus foi a primeira criação de Deus. Em cada uma destas lições, vimos também as heresias correspondentes a elas.
Esta lição é uma continuidade do tema estudado na lição anterior. Além de mostrar que Jesus é plenamente Deus, como vimos na lição passada, a Bíblia nos mostra que Ele é igual ao Pai e ao Espírito Santo. Com base no texto de João 10.30, onde Jesus disse: “Eu e o Pai somos um”, falaremos da igualdade entre o Pai e o Filho.
Durante o ministério terreno de Jesus, várias vezes os judeus tentaram apedrejá-lo, quando Ele dizia que era Filho de Deus, o que eles consideravam ser uma blasfêmia, pois entendiam, que isso significa ser igual a Deus. Nos primeiros séculos da Igreja Cristã, surgiu uma heresia chamada subordinacionismo, que embora cresse na divindade de Jesus, ensinava que Ele é um deus secundário, subordinado ao Pai.
I – A DOUTRINA BÍBLICA DA RELAÇÃO DO FILHO COM O PAI
No primeiro tópico, falaremos da doutrina bíblica da relação do Filho de Deus com o Pai. Veremos conceito de filho no pensamento judaico, com os exemplos de filho do homem, filhos dos profetas, filhos de Belial, etc. Na sequência, falaremos do significado teológico de “ser filho” na Bíblia, que não significa necessariamente filiação biológica, mas, igualdade de natureza e de substância. Por último, veremos o significado da expressão “o Filho de Deus”, em relação a Jesus, que é o tema predominante no Evangelho segundo João.
II – A HERESIA DO SUBORDINACIONISMO
No segundo tópico, falaremos da heresia do subordinacionismo, que ensinava que o Filho era subordinado ao Pai e o Espírito Santo subordinado ao Filho. Veremos que, apesar do monarquianismo dinâmico e o Arianismo terem defendido esta heresia também, a sua origem está em Orígenes, que viveu entre os anos 185 e 254 d.C. Falaremos também do subordinacionismo no período pré-niceno, ou seja, antes do Concílio de Nicéia, em 325 d.C., que condenou o Arianismo. Por fim, falaremos dos métodos usados pelos subordinacionistas, que assim como os arianistas, usavam textos que se referiam à humanidade de Jesus, isoladamente, para negar a igualdade entre Jesus e o Pai.
III – COMO O SUBORDINACIONISMO SE APRESENTA HOJE
No terceiro, mostraremos como o subordinacionismo se apresenta atualmente. Falaremos desta heresia no contexto islâmico, que negam que Jesus é o Filho de Deus, pois consideram isso uma blasfêmia. Os muçulmanos reduzem Jesus a um mero profeta, inferior a Muhammad. Na sequência, veremos como esta heresia se apresenta através das Testemunhas de Jeová, que ensinam que Jeová é o Deus Todo-poderoso e Jesus, que é um deus menor, apenas poderoso.
REFERÊNCIAS:
SOARES, Esequias. Em defesa da Fé Cristã: Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 100, 2025, p. 39.
Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.802
ARRINGTON, F. L; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD, 2004, p.496.
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