05 fevereiro 2025

A DOUTRINA BÍBLICA DA RELAÇÃO DO FILHO COM O PAI

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: O Filho é igual com o Pai). 

Ev. WELIANO PIRES 

No primeiro tópico, falaremos da doutrina bíblica da relação do Filho de Deus com o Pai.  Veremos conceito de filho no pensamento judaico, com os exemplos de filho do homem, filhos dos profetas, filhos de Belial, etc. Na sequência, falaremos do significado teológico de “ser filho” na Bíblia, que não significa necessariamente filiação biológica, mas, igualdade de natureza e de substância. Por último, veremos o significado da expressão “o Filho de Deus”, em relação a Jesus, que é o tema predominante no Evangelho segundo João. 

1- Ideia de filho. O conceito de filho no pensamento judaico dos tempos bíblicos era muito diferente da nossa cultura ocidental. Em português, a palavra filho se refere apenas a um filho biológico ou adotivo. Os demais descendentes não são chamados de filhos. São netos, bisnetos, tataranetos, etc. Na cultura hebraica não era assim. Ser chamado de filho de alguém, não significava necessariamente ser gerado ou adotado por esta pessoa. Jesus, por exemplo, foi chamado de Filho de Davi, Filho do Homem e Filho de Deus. 

A palavra filho em hebraico é “ben” e a correspondente em aramaico é “bar”. Por isso, alguns nomes em hebraico tem o prefixo ben: Benjamim (Filho da mão direita ou da felicidade) , Benoni (Filho da aflição), Ben-Hadade (filho de Hadade), etc. Em aramaico, há também vários nomes com o prefixo bar: Barjonas, Bar Jesus, Bartolomeu, Bartimeu, Barnabé, etc. Estas palavras possuem vários significados de acordo com o contexto e podem significar não apenas um filho biológico ou adotivo.

Filho na Bíblia pode significar uma ascendência, como por exemplo: Filhos de Amon, filhos de Abraão, filhos de Israel, etc. Em outros casos, filhos significa discípulo ou aluno, como no caso dos alunos das escolas de profetas, que são chamados de “filhos dos profetas”. Isso não significa que os profetas eram os seus pais. Em alguns casos, a palavra filho indica uma qualidade boa ou má da pessoa: Filho da sabedoria, filho de Belial, filho da luz, filho das trevas, filhos do trovão, etc. Por fim, há os casos em que filho significa identidade de natureza, como na expressão filho do homem, que é bastante usada no Livro de Ezequiel, para se referir ao profeta Ezequiel, e nos Evangelhos, para se referir a Jesus, destacando a sua condição humana. 

No grego há vários termos traduzidos por filho. A palavra teknon significa um filho adotivo ou um filho por consideração. É neste sentido que somos chamados de filhos de Deus em João 1.12. A palavra grega huios é equivalente ao hebraico ben e ao aramaico bar e tem vários significados. Temos ainda o termo monogenes que significa um filho único. Tanto no hebraico, como no aramaico e no grego, a ideia de filho não denota inferioridade e sim identidade com o pai, seja em sentido biológico ou figurado. 

2- Significado teológico. No sentido teológico ser filho significa igualdade de natureza e de substância. No Credo de Nicéia ficou definido que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são da mesma substância (Gr. Homoousios). Evidentemente, o concílio de Nicéia não criou esta doutrina, como acusam os hereges. O que os bispos fizeram foi usar um termo técnico, para definir uma verdade que a Bíblia revela. 

Quando a Bíblia diz que Jesus é o Filho de Deus, significa que Ele é igual ao Pai em essência e poder. Em vários discursos de Jesus, Ele demonstrou isso claramente e os seus ouvintes entenderam o que Ele quis dizer. Por isso, quiseram apedrejá-lo, pois entenderam que Ele estava se igualando a Deus (Jo 5.18). Se não fosse isso, Jesus teria dito: “Vocês entenderam errado. Eu não estou dizendo que sou igual a Deus”. 

3- O Filho é Deus. A expressão “Filho de Deus” expressa a divindade de Jesus, assim como a expressão “Filho do homem” revela a sua humanidade. Não vamos falar da divindade de Cristo aqui, pois este foi o assunto da lição passada e nós vimos que na Bíblia há abundantes comprovações de que Jesus é Deus. Ele não é um “deus” inferior como ensina o Arianismo. Ele é igual ao Pai, mas não é o Pai como ensina o Unicismo. 

Em João 3.16, foi usado o termo grego “monogenes”, para se referir a Jesus como o Filho Unigênito de Deus. Isto significa que Ele é o único do gênero. Não existe nenhum filho de Deus como Jesus. Aqueles que crêem em Jesus recebem o direito de serem filhos de Deus (Jo 1.12). Mas não são filhos como Jesus, que é igual ao Pai. Os judeus entenderam isso e consideravam que era uma blasfêmia, Jesus declarar-se Filho de Deus.


REFERÊNCIAS:

SOARES, Esequias. Em defesa da Fé Cristã: Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025. 
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 100, 2025, p. 39.
Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.802
ARRINGTON, F. L; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD, 2004, p.496.


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