(Comentário do 3° tópico da Lição 06: O Filho é igual com o Pai)
Ev. WELIANO PIRES
No terceiro, mostraremos como o subordinacionismo se apresenta atualmente. Falaremos desta heresia no contexto islâmico, que negam que Jesus é o Filho de Deus, pois consideram isso uma blasfêmia. Na sequência, veremos como esta heresia se apresenta através das Testemunhas de Jeová, que ensinam que Jeová é o Deus Todo-poderoso e Jesus seria um deus menor, apenas poderoso.
1- No contexto islâmico. Este tópico é muito semelhante ao terceiro tópico da lição passada, pois lá também falamos sobre as heresias das Testemunhas de Jeová e do Islamismo em relação à pessoa de Cristo. O Islamismo é uma religião monoteísta, fundada em Meca, na Arábia Saudita, por Abul Al-Qasim Muhammad ibn Abd Allah ibn Abd Al-Muttalib ibn Hashim, ou simplesmente Muhammad, que viveu entre 571 E 632 d. C. É popularmente conhecido como Maomé, mas os seus adeptos não gostam que o chamem por este nome.
Os muçulmanos, como são chamados os seguidores do Islã, aceitam Jesus como um profeta de Alá, inferior a Muhammad, mas jamais como Filho de Deus e divino. Conforme apontou o comentarista, os mulçumanos abominam a idéia de que Jesus é o Filho de Deus e a consideram uma blasfêmia contra Deus. Isso se dá por causa da interpretação equivocada de que ser Filho de Deus implicaria em uma conjunção carnal entre Deus e Maria. O pior de tudo é que os líderes desta religião dizem que o Cristianismo prega isso. Mas, isso é uma acusação leviana, pois nenhum cristão prega um absurdo desse.
Conforme falamos no primeiro tópico, o conceito de filho na Bíblia vai muito além de ser filho biológico. Significa identidade de natureza e igualdade de essência. Quando a Bíblia diz que Jesus é o Filho de Deus, significa que Ele é Deus e igual ao Pai. Da mesma forma que a expressão Filho do Homem indica a plena humanidade de Jesus, a expressão Filho de Deus denota a sua plena divindade.
2- O movimento das Testemunhas de Jeová. O grupo religioso Testemunhas de Jeová foi fundado em 1854, por Charles Taze Russell, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Russell era presbiteriano, mas incomodado com a doutrina do tormento eterno para os ímpios, simpatizou-se com o Adventismo, com o qual tinha muitos pontos doutrinários em comum. Até hoje, ainda há várias semelhanças entre este dois grupos religiosos.
Não demorou muito e Russell rompeu também com o Adventismo e fundou um grupo denominado “Estudantes da Bíblia”. Posteriormente, o grupo passou a se chamar Testemunhas de Jeová, devido à ênfase que dão ao nome de Jeová, que segundo dizem, seria o verdadeiro nome de Deus. Uma das características desta seita é a mudança constante das suas posições doutrinárias e o proselitismo entre os evangélicos.
As Testemunhas de Jeová são unitaristas, pois defendem que somente o Pai é Deus, que Jesus Cristo foi a primeira criatura de Deus e que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas é a força ativa de Jeová. Em relação ao tema desta lição, são também subordinacionistas, pois ensinam que Jesus é um deus inferior ao Pai e apenas cumpre as suas ordens, como se fosse um mero administrador de Deus.
Eles costumam acusar os trinitarianos de serem politeístas, pois confundem a doutrina Trindade com triteísmo. Entretanto, o que se choca com o monoteísmo bíblico é a crença deles de que há um Deus Supremo, que é o Pai, mas há outros deuses menores, bons e maus. Segundo o ensino jeovista, somente Deus o Pai, é o Deus Todo Poderoso. Jesus, seria um deus apenas poderoso. Ora, isso não é monoteísmo. Esta crença é chamada de henoteísmo, que a adoração a um um único deus, mas, sem excluir outros deuses menores.
REFERÊNCIAS:
SOARES, Esequias. Em defesa da Fé Cristã: Combatendo as antigas heresias que se apresentam com nova aparência. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2025.
Revista Ensinador Cristão. RIO DE JANEIRO: CPAD, Ed. 100, 2025, p. 39.
Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.802
ARRINGTON, F. L; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD, 2004, p.496.
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