18 junho 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 12: A BENDITA ESPERANÇA: A MARCA DO CRISTÃO

Ev. WELIANO PIRES


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA 


Na lição passada estudamos sobre a realidade bíblica do inferno. Apesar de muitos negarem a sua existência e outros não quererem falar deste tema, o inferno é real e está na Bíblia. O Senhor Jesus falou claramente sobre ele muitas vezes. 


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, falamos do pensamento humano sobre o inferno. Vimos o pensamento dos filósofos ateus e teólogos de mente cauterizada, que negam a realidade do inferno. Falamos também das distorções a respeito do inferno: o Universalismo que ensina que todos serão salvos; o aniquilacionismo que diz que os ímpios serão exterminados; o ensino do purgatório, que ensina que algumas pessoas ficarão em um lugar intermediário e depois irão para o Céu; e o ensino da reencarnação, que ensina que as pessoas irão reencarnar em outros corpos, para pagarem pelos seus pecados. Vimos também que os apóstolos já haviam alertado sobre o surgimento destes falsos ensinos. 


No segundo tópico, falamos das palavras hebraicas e gregas que foram traduzidas por inferno, no Antigo e no Novo Testamento, e os seus respectivos significados. No Antigo Testamento,  temos a palavra hebraica Sheol, que sepultura, morada inferior dos mortos, ou lugar de castigo dos ímpios. O significado varia de acordo com o contexto. No Novo Testamento, temos as palavras gregas: Hades, Tártaro e Geena. Cada uma delas se refere a um lugar diferente. Geena se refere ao lugar de tormento eterno dos ímpios. 


No terceiro tópico, falamos da doutrina bíblica do inferno. Vimos o conceito bíblico de inferno, mostrando o que ensina esta doutrina. A Bíblia mostra claramente que haverá um castigo eterno para os ímpios, assim como haverá uma eternidade gloriosa para os que receberam a Cristo. Entretanto, aqueles que forem lançados no inferno será por suas próprias escolhas. 


LIÇÃO 12: A BENDITA ESPERANÇA: A MARCA DO CRISTÃO


INTRODUÇÃO 


Nesta lição falaremos da bendita ou bem-aventurada esperança do cristão, que é a força que nos move a perseverar na carreira que nos foi proposta. Nos momentos de lutas, perseguições e dissabores, é esta bendita esperança nos encoraja. O apóstolo Paulo disse que, “se esperarmos em Cristo somente nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.”


TÓPICOS DA LIÇÃO 


No primeiro tópico, veremos para onde a esperança do cristão aponta. Veremos que a esperança cristã se fundamenta naquilo que não vemos, mas cremos, pois fiel é o que prometeu. Na sequência falaremos da esperança nas Epístolas paulinas, a qual está presente em vários textos e não se refere à vida terrena. Por último, veremos que Deus é o autor da nossa esperança e Ele é digno de toda confiança, pois Ele é fiel e cumpre as suas promessas. 


No segundo tópico,  falaremos da perspectiva escatológica da nossa esperança. Veremos que a Bíblia focaliza o futuro. O pecado causou inimizade entre o ser humano e o Criador. Mas, logo após a Queda, Deus prometeu restaurar esta comunhão, através de um que viria da semente da mulher (Gn 3.15). Veremos também que as profecias bíblicas trazem pavor para aqueles que não servem a Deus, mas trazem trazem consolo e alegria para o crente. Por último, veremos que a razão de termos uma doutrina da esperança, é a confiança que temos na ressurreição. 


No terceiro tópico, falaremos da esperança cristã como âncora da alma. Veremos que em tempos de incertezas, é esta esperança que nos sustenta e nos dá segurança. Na sequência, veremos que a esperança do crente é a melhor, porque fora de Cristo não há esperança para o ser humano. Por último, falaremos do dever de manter firme a nossa esperança, pois fiel é aquele que prometeu.


REFERÊNCIAS: 


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2º Trimestre de 2024. Nº 97, pág. 42.

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RIO DE JANEIRO, CPAD, 2021, pp. 609, 610.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PARAÍSO ETERNO

(Comentário do 1º tópico da Lição 13: A Cidade Celestial) Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre o Paraíso eterno. Apresenta...