14 junho 2024

A DOUTRINA BÍBLICA DO INFERNO

(Comentário do 3° tópico da Lição 11: A realidade bíblica do inferno)

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos da doutrina bíblica do inferno. Apresentaremos o conceito bíblico de inferno e mostraremos, com fundamentação bíblica, o que ensina esta doutrina. Em várias passagens bíblicas do Novo Testamento fica muito claro que haverá um castigo eterno para os ímpios. Assim como haverá uma eternidade gloriosa para os que receberam a Cristo, haverá também uma eternidade de sofrimentos para aqueles que o rejeitaram.


1. O conceito bíblico de Inferno. Neste tópico temos uma recapitulação de tudo o que já falamos nos outros dois tópicos. No primeiro tópico, falamos do pensamento humano sobre o inferno, apresentando as formas de negação e distorções da doutrina bíblica do inferno. No segundo tópico, trouxemos as definições das palavras, traduzidas por inferno em nossas Bíblias em português, fazendo a diferenciação entre elas, pois se referem a locais diferentes. 


Neste subtópico, o comentarista traz algumas informações bíblicas sobre o inferno final, chamado na Bíblia de Geenna. A primeira informação que devemos ter em mente sobre o inferno, é que ele é real e não uma simbologia ou um mito criado pela religião, como alguns sugerem. Em Mateus 25.41, no Sermão Profético, o Senhor Jesus afirmou aos seus discípulos que Ele dirá aos que não forem salvos: “Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”. Esta declaração de Jesus deixa claro que o Inferno é um lugar real e não uma ficção. 


A segunda coisa que precisamos compreender é que o inferno não foi criado para o ser humano e sim, para o diabo e seus anjos. Deus é bom e justo e não criou o lago de fogo para o ser humano. Este lugar terrível foi criado para punir o diabo e seus anjos por sua rebelião contra Deus (Mt 25.41; Jd 1.6). Entretanto, a Bíblia deixa muito claro que todos os que rejeitarem a Deus e à sua Palavra, também irão para o inferno (Ap 20.15; 21.8). 


2. O que ensina a doutrina? A doutrina do inferno não é uma invenção da Igreja para apavorar e dominar as pessoas, como dizem os filósofos ateus. Esta doutrina  é amplamente difundida na Bíblia. Quem mais falou abertamente sobre o inferno na Bíblia foi o próprio Senhor Jesus. O Mestre ensinou que os ímpios irão perecer de corpo e alma no Geena e neste lugar o fogo nunca se apaga e o bico nunca morre (Mt 10.28; 23.33; Mc 9.43; Lc 12.5).


Há zombadores que dizem que se for para ir ao Céu e ficar lá ‘tocando harpa e cantando em coral’, preferem ir ao inferno e ficar lá tomando cachaça e se divertindo. Ora, estas pessoas não sabem o que dizem, pois, o inferno não é um lugar de diversão e farra. É um lugar de tristeza, vergonha, dor e agonia. Os que forem para o inferno irão de forma integral: espírito, alma e corpo, e sofrerão lá eternamente. 


3. O castigo será eterno. Conforme vimos no primeiro tópico, os aniquilacionistas, até admitem a existência do inferno, mas dizem que ele será temporário. Segundo dizem, os ímpios serão punidos por um período e depois deixarão de existir. Entretanto, não é isso que a Bíblia ensina. A Bíblia ensina claramente que o castigo no inferno será eterno. Jesus usou expressões como fogo inextinguível (Mt 3.12; Mc 9.43,48); fornalha acesa (Mt 13.42,50); trevas exteriores onde haverá pranto e ranger de dentes (Mt 8.12; 22.13); e fogo eterno (Mt 25.41), para se referir ao tormento eterno. Estas expressões indicam que o sofrimento no inferno não terá fim. 


É importante esclarecer que as pessoas que forem para o inferno, irão por vontade própria e não porque Deus assim o quis. Deus não tem prazer na morte do ímpio (Ez 33.11) e faz de tudo para salvá-lo. Entretanto, se a pessoa não reconhece que é pecador e recusa a abandonar o pecado, Deus não irá salvá-lo à força. A idéia de que Deus predestinou pessoas ao Inferno não tem amparo nas Escrituras e chega a ser uma ofensa ao caráter santo e justo de Deus. A oportunidade para fugir do inferno é hoje e está aberta a todos, por meio de Jesus Cristo, o Único Salvador e Mediador entre Deus e a humanidade pecadora (At 4.12; 1 Tm 2.5).


REFERÊNCIAS: 


GOMES, Osiel. A Carreira que nos está proposta: O caminho da Salvação, santidade e perseverança para chegar ao Céu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2º Trimestre de 2024. Nº 97, pág. 41.

Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.255, 256.

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RIO DE JANEIRO, CPAD, 2021, pp. 642,643.

Bíblia de Estudo Palavra-Chave: Hebraico e grego. 4ª Ed. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2015. pp.1939, 2036, 2120, 2420.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ESPERANÇA CRISTÃ COMO ÂNCORA DA ALMA

(Comentário do 3º tópico da Lição 12: A Bendita Esperança – A Marca do Cristão)  Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, falaremos da esperanç...