29 setembro 2023

VISÃO GLOBAL DO EVANGELHO NO MUNDO

(Comentário do 3º tópico da Lição 01: A Grande Comissão - Um enfoque etnocêntrico).

Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos da visão global do Evangelho no mundo. Iniciaremos este tópico falando de Evangelismo e discipulado e ensino, que são as três faces da ordem de Jesus. Estas faces não são excludentes entre si, mas complementares. Depois falaremos do arrependimento e da capacitação do Espírito, que são fundamentais para que haja conversões na obra missionária. 

1. Evangelização e Discipulado. No trabalho missionário, há três ações ordenadas por Jesus, que precisam andar juntas: Evangelização (Mc 16.15), discipulado e ensino (Mt 27.19,20). As três são indispensáveis e uma não exclui a necessidade das outras. Mesmo que se faça uma bem feita, se faltarem as outras, o trabalho estará incompleto e deficiente. 

Em Marcos 16.15, Jesus mandou os seus discípulos “pregarem” o Evangelho a toda criatura. O termo pregar, no grego, é  “kerusso”, que significa “proclamar” ou “fazer um anúncio como um arauto”. Naqueles tempos não havia rádio, tv, internet ou jornais para se fazer anúncios oficiais. Então os governantes enviavam arautos que saíam pelas ruas anunciando os comunicados oficiais à população. Jesus veio a este mundo como o enviado de Deus, para anunciar a salvação (Lc 4.18,19). Após a sua ressurreição, Ele transferiu esta responsabilidade para os seus discípulos dizendo: “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. (Mc 16.15). Portanto, a missão de pregar ou evangelizar significa anunciar o Evangelho aos que não o conhecem. 

No texto de Mateus 28.19,20, que traz a Grande Comissão de Jesus à Sua Igreja, o discipulado e o ensino estão presentes na ordem de Jesus. Na versão Almeida Revista e Corrigida não é possível distingui-las, porque foram traduzidas pela mesma palavra em português. Entretanto, na Versão Almeida Revista e Atualizada, há a distinção entre as duas palavras, traduzindo a primeira por "fazer discípulos" e a segunda por "ensinando". 

No versículo 19, é usado o verbo grego "mathēteuō", que significa "fazer discípulos", ou seja, trabalhar o caráter do novo convertido para que ele se torne um imitador do Seu Mestre, que é Cristo. Com o passar do tempo, esta palavra foi se esvaziando do seu sentido original. Hoje em dia, quando falamos de discipulado, as pessoas imaginam que seja um cursinho básico com as primeiras instruções ao novo convertido. Mas, é muito mais do que isso. Significa dar estas instruções, acompanhar e preparar a pessoa para ser um verdadeiro discípulo de Cristo, até que ele esteja pronto para se tornar também um discipulador. 

Já no versículo 20, o verbo grego didaskalia, traduzido por "ensinando" é uma referência à instrução feita por um mestre, ou seja, neste contexto é uma referência ao ensino das doutrinas bíblicas. É aquilo que fazemos na Escola Bíblica Dominical, Escola Bíblica de Obreiros, Cursos teológicos, Seminários, etc. Aqui, Jesus mandou que os seus discípulos ensinassem os convertidos a guardarem todas as coisas que Ele mandou. Se a Igreja negligenciar o ensino bíblico os crentes serão sempre meninos inconstantes, levados por ventos de doutrinas e se tornarão presas fáceis para os falsos mestres. 

2. Arrependimento e capacitação do Espírito. A mensagem a ser pregada pelo missionário deve ser a mesma que Jesus e os seus apóstolos pregaram: Arrependimento e conversão, mediante o poder do Espírito Santo (Mc 1.15; At 2.37). Muitas pessoas não sabem o que é arrependimento. Pensam que apenas o fato de confessar que errou e pedir perdão significa que se arrependeu. É comum, quando assassinos são presos, os jornalistas perguntarem se estão arrependidos. Os mais cruéis dizem que não e que fariam tudo de novo. Mas há os fingidos, que choram e se dizem arrependidos. Entretanto, se fossem soltos, continuariam fazendo a mesma coisa. 

A palavra arrependimento no grego é "metanoia". Esta palavra é formada de dois vocábulos gregos: "meta" (que vai além, depois, ou mudança) e "nous" (pensamento). Portanto, metanoia significa literalmente "mudança de pensamento". É a tristeza pelo pecado praticado e disposição interior para mudar. Esta palavra deu origem à palavra portuguesa "metamorfose", que significa mudança na forma de ser. O arrependimento acontece quando a pessoa é convencida pelo Espírito Santo e passa a pensar e agir diferente, por convicção. 

Jesus não enviou os seus discípulos a pregarem filosofia, ideologia política, psicologia, auto ajuda ou oferecer melhoria de vida às pessoas neste mundo. O Evangelho que Jesus mandou pregar é a boa notícia de Deus para a humanidade perdida: Jesus Cristo veio a este mundo para dar a Sua vida para salvar todo aquele que crer (Lc 19.10; 1Tm 1.15). Aqueles que não crerem, serão condenados (Mc 16.16). 

A Igreja tem a obrigação de pregar esta mensagem ao mundo, quer aceitem, quer rejeitem. Não é papel da Igreja convencer as pessoas a receberem a Cristo. Este papel é do Espírito Santo. A nossa obrigação é pregar o Evangelho no poder do Espírito, com confiança no Senhor e fidelidade às Escrituras. Quando pregamos a mensagem do Evangelho, precisamos que o Espírito Santo nos encha do Seu poder para falar e também trabalhe no coração dos ouvintes, para que eles entendam e sejam convencidos a se renderem a Cristo. Nenhum pregador é capaz de convencer um pecador a abandonar o pecado e vir a Cristo. Somente o Espírito de Deus pode fazer isso. 


REFERÊNCIAS: 


GABY, Wagner. Até os confins da terra: pregando o Evangelho a todos os povos até à volta de Cristo. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2023,  págs. 6-10.

PETERS, George W. Teologia Bíblica de Missões. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2000, p.329..

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Ed. 95. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.36.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...