14 setembro 2023

AS ARMAS DA IGREJA DO DEUS VIVO

(Comentário do 3º tópico da Lição 12: Sendo a Igreja do Deus Vivo)


Ev. WELIANO PIRES


No terceiro tópico, falaremos das armas da Igreja de Deus. Na Lição 10, quando falamos da renovação cotidiana do homem interior, vimos que a cultura secularista procura esmagar a vida espiritual do crente, pois é materialista e nega a realidade espiritual, a existência de Deus e os valores oriundos da Palavra de Deus. 


Neste tópico o comentarista nos apresenta duas armas importantes para evitar a secularização da Igreja que são: O zelo pela verdade e o ensino da verdade. Sendo a Coluna e firmeza da Verdade, a Igreja de Cristo tem o dever de zelar, viver e propagar a verdade das Escrituras, com fidelidade, sem omitir, sem acrescentar e sem modificar nada. 


O Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos que ensinassem todas as nações a guardar tudo o que Ele mandou. Portanto, é papel da Igreja, não apenas zelar pela Verdade, mas ensiná-la. Uma Igreja que negligencia o ensino da Palavra de Deus, torna-se presa fácil dos falsos mestres e corre sérios riscos de se tornar uma seita. 


1. O zelo pela verdade. Conforme já foi falado no primeiro tópico desta lição, a Igreja é a coluna e firmeza da verdade. A Igreja de Cristo tem o dever de zelar, viver e propagar a verdade das Escrituras, com fidelidade, sem omitir, sem acrescentar e sem modificar nada. A verdade bíblica é absoluta e imutável, portanto, não pode ser relativizada. 


A Igreja Católica ensina que o magistério da Igreja tem autoridade superior à Bíblia e tem poder para criar doutrinas. Para os católicos, não apenas a  Bíblia é a base para estabelecer as suas doutrinas. Eles consideram que a tradição e o magistério da Igreja tem o mesmo valor da Bíblia e até mais, pois aceitam que o magistério pode estabelecer dogmas que contrariam a Bíblia. Jesus nunca concedeu esta autoridade a ninguém. A Bíblia é a completa, inerrante, inspirada e infalível Palavra de Deus. Não podemos ir além daquilo que está escrito. 


Há muitas seitas que dizem crer na Bíblia, mas consideram que os seus escritos, as suas lideranças e supostas revelações têm a mesma ou até mais autoridade que a Bíblia. Os Adventistas do Sétimo Dia, por exemplo, se apresentam como Igreja Cristã, mas, consideram que Ellen Gold White “foi a mensageira de Deus e que foi inspirada, assim como os profetas do Antigo e do Novo Testamentos. Portanto, se Ellen White foi inspirada como os profetas do Antigo e do Novo Testamento, os seus escritos têm a mesma autoridade que os escritos dos profetas não canônicos tiveram para seu tempo.”.


Da mesma forma, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Conhecida como Igreja dos Mórmons), afirma crer na Bíblia, mas acrescenta várias doutrinas antibíblicas, com base no Livro de Mórmon e nas revelações de Joseph Smith, fundador desta denominação. O mormonismo considera como sagrados os seguintes livros: a Bíblia Sagrada, o Livro de Mórmon, o Livro Doutrina e Convênios e o Livro Pérola de Grande Valor. Ou seja, reduz a Bíblia à mera condição de um livro religioso como outro qualquer.


A Bíblia Sagrada é o único manual de fé e doutrina para o verdadeiro cristão, pois é a revelação de Deus escrita. A sua autoridade depende total e exclusivamente do próprio Deus e não dos homens. A Bíblia é autêntica por si mesma. Ela é inerrante, ou seja, completamente isenta de erros. É também infalível, pois as suas palavras se cumprem nos mínimos detalhes. Por ser inspirada ou soprada por Deus, a Bíblia se distingue de qualquer outro livro, pois, Deus é a Verdade e não pode mentir ou falhar.  


2. O ensino da verdade. Conforme afirmamos acima, a Bíblia foi totalmente inspirada por Deus, por isso, ela é perfeita, completa, inerrante e infalível, pois é a Palavra de Deus. Mas, se é assim, por que existem tantas heresias entre aqueles que dizem crer na Bíblia? Existem pelo menos três razões principais para isso:

a) Falta de conhecimento da Bíblia. Jesus disse, certa vez aos saduceus: "Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o Poder de Deus". (Mt 22.29). O número de pessoas que se dizem cristãs, inclusive pastores, que desconhecem a Bíblia é muito alto. 

b) Má interpretação da Bíblia. A Bíblia foi escrita em um período de aproximadamente 1600 anos, em um continente totalmente diferente do nosso, em três idiomas diferentes do nosso, os quais não existem mais, e há muitos séculos de distância de nós. Por isso, é preciso interpretar corretamente a Bíblia para entender o que realmente ela diz, para quem está falando e como deve ser interpretado (literalmente, alegoricamente, ou profeticamente). Para isso, temos as regras da Hermenêutica bíblica. 

c) Rebeldia contra a Bíblia. Há pessoas que dizem crer na Bíblia, mas não aceitam algumas partes dela que contrariam as suas idéias. Sendo assim, tentam adaptar a Bíblia às suas crenças e práticas e não o contrário. 


Cabe à liderança da Igreja ensinar incansavelmente a Palavra de Deus à Igreja. Na grande comissão, o Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos: "Ide e ensinai todas as nações… ensinando a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado." (Mt 28.19-20). 


Uma das exigências para se exercer o presbitério é estar apto para ensinar. Entre os dons ministeriais também há o dom de mestre ou doutor. Todo pastor, por dever do ofício, deve ser também um ensinador da Palavra de Deus. Uma Igreja que não se dedica ao ensino sistemático da Palavra de Deus e à defesa da verdade, corre sérios riscos de ser engolida pelo secularismo e liberalismo teológico e se transformar em uma seita. 


REFERÊNCIAS: 


BATISTA, Douglas. A Igreja de Cristo e o império do mal: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD. págs. 145-156.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Ed. 94. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pág. 42.

Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.537,538, 544-546.

BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras: A inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. 1ª edição: 2021. RIO DE JANEIRO, CPAD. 

PFANDL, Gerhard. The Authority of Ellen G. White Writtings. Disponível em: https://adventistbiblicalresearch.org/materials/adventist-heritage/authority-ellen-g-white-writings



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...