12 setembro 2023

A NATUREZA DA IGREJA DO DEUS VIVO

(Comentário do 1º tópico da Lição 12:  Sendo a Igreja do Deus Vivo)

Ev. WELIANO PIRES

No primeiro tópico, falaremos sobre a natureza da Igreja do Deus Vivo. A palavra Igreja no grego é Ekklesia  e significa "um grupo de pessoas chamadas para fora". A Igreja é uma instituição divina, pois foi estabelecida pelo próprio Jesus. O Senhor Jesus disse a Pedro: "Sobre esta pedra (a confissão de Pedro) edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela". (Mt 16.18). 

Falaremos neste tópico sobre três expressões usadas pelo apóstolo Paulo para se referir à Igreja de Cristo. Primeiro, falaremos sobre a expressão “a Casa do Deus Vivo”. Esta expressão no Antigo Testamento se referia ao Templo e Paulo a usa em sentido figurado para se referir à Igreja. 

Segundo, falaremos sobre a expressãoColuna e firmeza da Verdade”, usada por Paulo para se referir à Igreja como a guardiã da Verdade revelada por Deus nas Escrituras. A Igreja de Deus é o baluarte do Evangelho neste mundo e, como tal, tem a obrigação de conhecê-lo e proclamá-lo a toda criatura.

Por último, falaremos da expressão “o mistério da piedade”, que é uma referência a todo o processo de encarnação do Verbo, crucificação, ressurreição e ascensão de Cristo.  A Igreja é a portadora desta Verdade. 

1. A casa do Deus vivo. A expressão "Casa de Deus" no Antigo Testamento se referia ao Templo, que apontava para a Igreja. Quando Davi desejou construir o templo em Jerusalém, ele falou que edificaria uma casa para a Arca do Senhor (2 Sm 7.1). O Senhor, porém, mandou o profeta Natã lhe dizer: Edificar-me-ás tu uma casa para minha habitação? (2 Sm 7.5). Em seguida, o Senhor mandou dizer a Davi, que ele não edificaria esta casa, mas o seu filho Salomão o faria. (2 Sm 7.13-15). 

Quando Salomão assumiu o trono, Davi já havia comprado o terreno e doado muito material para a construção desta casa para o Senhor. Salomão não poupou esforços e não economizou recursos na construção. Fez com materiais de altíssima qualidade, pois, era para Deus e ele entendia que para Deus, devemos fazer o melhor que podemos. O templo de Salomão foi o mais esplêndido de todas as edificações da sua época. As madeiras usadas no templo eram de cedro do Líbano, de altíssima qualidade. Toda a parte interna do templo era toda revestida de ouro (1 Rs 6.22).

Depois de pronta, a Glória do Senhor encheu a casa, de maneira que os sacerdotes e levitas não puderam ficar lá dentro (2 Cr 5.14). Houve, na verdade, duas manifestações da Glória do Senhor no templo: a primeira foi quando os sacerdotes introduziram a arca e a segunda, quando Salomão inaugurou o templo. Quando a glória de Deus se manifestava era sinal de que Ele estava aprovando o que foi feito. Quando o tabernáculo foi concluído também a glória de Deus se manifestou (Ex 40.34,35).

Infelizmente, por causa de reis ímpios, esta casa foi profanada muitas vezes, até ser finalmente queimada pelo exército da Babilônia, na ocasião do cativeiro de Judá. Setenta anos depois, o Senhor trouxe os judeus de volta do cativeiro e levantou Zorobabel para reconstruir este templo, porém era muito inferior ao templo de Salomão. 

Tudo aquilo era simbólico e apontava para a Nova Aliança. Hoje, na dispensação da Graça, a Igreja é a Casa do Deus Vivo. O diácono Estevão, em sua pregação disse que "...o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens". (At 7.48). Paulo também falou que nós somos o templo do Espírito Santo (1 Co 3.16; 6.19). É claro que Deus, sendo onipresente, Ele está presente em todos os lugares. Mas Ele habita no meio da Sua Igreja, no coração dos crentes fiéis. 

A expressão “Deus Vivo", usada por Paulo aqui, é um contraste aos ídolos mortos que os ímpios servem: “Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem;Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram; Têm mãos, mas não apalpam; têm  pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.” (Sl 115.5-7). O nosso Deus não é assim. Ele é o Deus Vivo, que criou todas as coisas, sustenta e tem o controle de tudo. 

Deus habita no meio do meio da sua Igreja. Quando João teve as visões do Apocalipse, ele viu sete castiçais de ouro e um Ser semelhante ao Filho do homem que andava no meio dos castiçais. O Senhor Jesus lhe explicou que os castiçais eram as sete Igrejas da Ásia. Depois, na carta à Igreja de Éfeso, Ele se identificou dizendo: "Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro". (Ap 2.1). A Igreja de Cristo é poderosa e invencível, porque Deus habita nela. 

2. A coluna e firmeza da verdade. Escrevendo a Timóteo o apóstolo Paulo falou que a Igreja é a coluna e firmeza da verdade (1Tm 3.15b). Esta figura de linguagem indica que a Igreja de Cristo é o fundamento ou o sustentáculo da verdade. Isso significa que a Igreja de Cristo tem a missão de defender a Verdade de Deus (apologética) e proclamá-la ao mundo  (evangelização). 

A Verdade nas Epístolas Paulinas refere-se às boas novas de salvação e às doutrinas imutáveis da Palavra de Deus. Cabe à Igreja proclamar o Evangelho a toda criatura, ensinar as doutrinas bíblicas e defender a verdade contra os falsos ensinos. O apóstolo Pedro escreveu que nós devemos “estar sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que nos pedir a razão da esperança que há em nós” (1 Pe 3.15).

Não é fácil ser coluna e firmeza da Verdade, nos tempos trabalhosos em que vivemos. Isto porque, as pessoas atualmente estão com comichão nos ouvidos, como disse o apóstolo Paulo, e não suportam mais ouvir a Verdade. Buscam mestres segundo as suas próprias concupiscências e dão ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios (1 Tm 4.1-3; 2 Tm 4.1-4). 

Quando expomos fielmente a verdade bíblica, somos tachados de intolerantes, fundamentalistas, xiitas e radicais. Até em muitas Igrejas, quando alguém prega contra algumas práticas pecaminosas, dizem que "não podemos julgar" e devemos "ter mais amor", como se falar a verdade fosse falta de amor. Nos congressos, são convidados somente aqueles que entregam mensagens de autoajuda, triunfalismo e prosperidade. Falar contra o pecado e alertar sobre o inferno, machuca aqueles que querem continuar no pecado e não dá audiência. Entretanto, a Igreja de Cristo não pode abrir mão da verdade para agradar ninguém, ou para não ser perseguida. 

3. O mistério da piedade. A expressão "mistério da piedade" é uma referência ao conjunto das doutrinas fundamentais do cristianismo, principalmente, a encarnação do Verbo; a morte, ressurreição e ascensão de Cristo; a proclamação do Evangelho; e a vitória final de Cristo sobre os poderes do mal. (1Tm 3.16). Esta verdade esteve oculta por muitos séculos antes de Cristo. 

Muitos tipos e figuras do Antigo Testamento apontavam para isso, mas as pessoas não compreendiam. Os judeus conheciam as profecias referentes à vinda do Messias (O Ungido) prometido a Israel. Mas, eles imaginavam que o Messias seria um rei guerreiro como Davi, que libertaria Israel do jugo das nações e devolveria a independência do país. Outros imaginavam que fosse mais um profeta ou líder espiritual, como Moisés, que levaria Israel de volta a Deus. 

Cristo veio revelar este mistério. João diz que Ele veio para o que era seu (os judeus), mas eles não O receberam. Mas a todos os que O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, àqueles que crerem no Seu Nome (Jo 1.11,12). Este mistério esteve oculto nos séculos anteriores, mas Cristo veio revelá-lo aos que nele cressem: "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos, e em todas as gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos". (Cl 1.26). 

Este mistério só pode ser compreendido e crido, mediante a ação do Espírito Santo. O ser humano natural, morto em seus delitos pecados, não o compreende, pois lhe parece loucura (1 Co 1.18; 2.14). A Igreja de Cristo é a portadora deste mistério da piedade e tem a obrigação de proclamá-lo ao mundo. A palavra piedade aqui, não tem o sentido de compaixão, como é usada atualmente. É uma referência aos fundamentos do Cristianismo, como explicou o comentarista.

 

REFERÊNCIAS: 

 

BATISTA, Douglas. A Igreja de Cristo e o império do mal: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD. págs. 145-156.

REVISTA ENSINADOR CRISTÃO. Ed. 94. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pág. 42.

Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.537,538, 544-546.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...