16 agosto 2023

REAFIRMANDO A VISÃO BÍBLICA DE GÊNERO

(Comentário do 2⁰ tópico da Lição 08: Transgênero - Que transrealidade é essa)

Ev. WELIANO PIRES

No segundo tópico, falaremos sobre a visão bíblica da sexualidade. Primeiro, falaremos da constituição biológica do corpo humano, que foi criado do pó úmido da terra, com apenas dois gêneros: masculino e feminino. Segundo, falaremos da constituição moral do ser humano, mostrando que este foi criado à imagem e semelhança de Deus, moralmente perfeito. Entretanto, o pecado corrompeu-lhe a natureza. Por último, falaremos da constituição sexualidade humana, do ponto de vista bíblico que é heterossexual e monogâmico. 

1- A constituição biológica. Biologicamente falando, gênero é o conjunto de características que diferenciam o homem da mulher. O corpo humano é formado com estas diferenças. Se passarem 100 anos após a sua morte e for encontrado algum pedaço de um corpo, através do exame de DNA é possível determinar se era homem ou mulher. 

Esta é a concepção científica de gênero, que está em pleno acordo com as Escrituras Sagradas. O Criador criou apenas dois gêneros: masculino e feminino (Gn 2.24). Veremos abaixo, do ponto de vista bíblico, as três composições do ser humano: biológica, moral e sexual. A Bíblia diz que "Deus formou o homem do pó da terra, soprou em suas narinas e fez-lhe alma vivente". (Gn 2.7). Diz também que "Deus criou macho e fêmea". (Gn 1.26). 

Estas afirmações bíblicas nos dão o fundamento da constituição biológica do ser humano, que é constituído de três partes: corpo, alma e espírito. Falaremos mais sobre este assunto na próxima lição, quando trataremos da visão bíblica do corpo humano. 

2- A constituição moral. Deus criou o ser humano à sua imagem e conforme a sua semelhança. Esta imagem, evidentemente, não é física, pois Deus é Espírito e não possui uma forma física. Significa imagem no sentido mental, moral e espiritual de Deus. Deus fez o ser humano um ser moralmente puro. Mas o pecado corrompeu-lhe a natureza e agora ele precisa ser restaurado pelo Espírito Santo.  

Com a entrada do pecado no mundo, através do primeiro casal, a natureza humana foi corrompida em todos os aspectos, inclusive as suas vontades. Esta corrupção não se limitou ao primeiro casal, como ensinava o pelagianismo. A corrupção espiritual, moral e física do ser humano foi transferida à sua posteridade, de sorte que o ser humano, sem exceção, já nasce pecador (Sl 51.5; Rm 3.23). 

Esta corrupção moral atingiu, evidentemente, a sexualidade humana e os seus desejos, corrompidos pelo pecado, afrontam a santidade de Deus. Por esta razão, Deus estabeleceu padrões para a prática sexual. Claro que o ser humano por si mesmo não consegue atingir os padrões de moralidade estabelecidos por Deus e necessita ser restaurado pelo Espírito Santo.

3- A constituição da sexualidade. O texto bíblico de Gênesis 1.26,27 diz que Deus criou apenas dois gêneros: masculino e feminino. O gênero e a sexualidade, portanto, estão definidos pela ordem cromossômica: XY (homem) e XX (mulher) e pelos órgãos reprodutores do corpo. 

O gênero de um ser humano é aquele que está definido biologicamente em seu corpo e não aquilo que a pessoa pensa que é. Conforme vimos no tópico anterior, existem muitas características inerentes aos corpos masculino e feminino, que definem o seu gênero. Até nos exames de sangue que fazemos, os índices de referência são diferentes para homem e mulher.

Portanto, não existe esta aberração de gênero em um corpo errado. Isso só existiu no filme do Chapolin Colorado, onde um cientista maluco fazia supostos experimentos científicos de transplante de cérebros e, quando acionava um botão, transplantava o cérebro de uma pessoa para outra. 

REFERÊNCIAS:
BATISTA, Douglas. A Igreja de Cristo e o império do mal: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD. págs. 72-84
HUGHES, Barbara. Disciplinas da Mulher Cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp. 33,34,156

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...