22 agosto 2023

A CRIAÇÃO DO SER HUMANO

(Comentário do 1º tópico da Lição 09: Uma visão bíblica do corpo)

Ev. WELIANO PIRES


No primeiro tópico, discorreremos sobre a criação do ser humano. Inicialmente, veremos como se deu a origem da raça humana. Deus formou o corpo humano do pó úmido da terra e deu-lhe um espírito. Depois, falaremos da constituição do ser humano. O homem é um ser tricotômico, formado por três partes: espírito, alma e corpo. Por último, falaremos da queda e restauração do ser humano. Todos os seres humanos, sem exceção, foram afetados pelo pecado e necessitam de uma restauração, que somente o Espírito Santo é capaz de fazer. 


1- A origem da raça humana. Os naturalistas insistem em reduzir o ser humano à condição de mero animal, que evoluiu de outra espécie e dizem que não passa de um mamífero, como outro qualquer. Atualmente, alguns vão mais além e dão mais valor aos animais e às árvores que aos seres humanos. Entretanto, a Bíblia nos apresenta o ser humano como a coroa da criação de Deus, o único ser vivo criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26,27). 


Deus formou o homem do pó úmido da terra, soprou em suas narinas e deu-lhe o espírito. Deus não fez isso com nenhum animal. Antes de criar o homem, Deus criou todo o Universo, possibilitando todas as condições para o homem viver nele. Por último, Deus criou o homem para dominar sobre as demais criaturas (Gn 1.26,27). 


2- A constituição do ser humano. Na lição passada falando sobre a visão bíblica de gênero, discorremos sobre as três constituições do ser humano: constituição biológica, constituição moral e constituição da sexualidade. Vimos que o homem é um ser tricotômico, formado por espírito, alma e corpo. 


O espírito é a parte imaterial, cujas faculdades são a fé e a consciência. É a parte do ser humano que é capaz de responder a Deus e sem Deus, ele está morto. A alma é a sede do intelecto, das emoções e das vontades do ser humano. Por último, o corpo é a parte material do ser humano, que é formada do pó da terra e se tornará em pó novamente, após a morte. 


O espírito e a alma são distintos, mas inseparáveis. O corpo, sem a alma e o espírito está morto. A teologia chama esta tríplice composição do ser humano de tricotomia. Alguns teólogos defendem que o homem é formado por apenas duas partes, uma material (o corpo) e outra imaterial (espírito/alma), que eles chamam de dicotomia. Nós da Assembleia de Deus, no entanto, defendemos a tricotomia (1 Ts 5.23).


3- Queda e restauração humana. Com a entrada do pecado no mundo, todos os seres humanos, sem exceção, herdaram uma natureza corrompida e pecaminosa. Sendo assim, todas as áreas do nosso ser foram afetadas pelo pecado. Somente por meio do sacrifício de Cristo na Cruz do Calvário, o homem pode ser restaurado da queda, mediante a fé nEle. 


O Espírito Santo convence o homem da sua condição de miserável pecador e o conduz a Cristo. Entretanto, Deus concedeu ao homem o livre-arbítrio e permite que este aceite ou rejeite esta restauração. Aqueles que aceitarem, serão restaurados pelo Espírito Santo e se tornarão novas criaturas. Mas, os que não quiserem, não serão restaurados. 


Este é um dos principais pontos de divergência entre os calvinistas e arminianos. Os calvinistas, também chamados de monergistas, afirmam que Deus determinou de antemão quem seria salvo e quem não seria. Dizem que o ser humano na queda foi totalmente corrompido e perdeu completamente o livre arbítrio na queda. Sendo assim, não tem a prerrogativa de escolher. Os arminianos, por sua vez, dizem que na queda, o homem realmente teve a sua natureza corrompida e não tem condições de, por si mesmo, crer em Cristo. O Espírito Santo capacita-o para crer, concedendo-lhe o que os teólogos chamam de Graça preveniente, que é uma preparação operada pelo Espírito Santo para que o ser humano caído possa entender a Salvação. Entretanto, Deus lhe dá o direito de receber ou rejeitar a salvação. Esta é a posição defendida pela Assembléia de Deus. 


REFERÊNCIAS:


BATISTA, Douglas. A Igreja de Cristo e o império do mal: Como viver neste mundo dominado pelo espírito da Babilônia. 1ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD. págs. 109-120.

PEARCEY, Nancy. Ama Teu Corpo: Contrapondo a cultura que fragmenta o ser humano criado à imagem de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 20 21, p.36

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