12 setembro 2020

O CRISTÃO E AS ENFERMIDADES

"Mandaram-lhe, pois, suas irmãs dizer: Senhor, eis que está enfermo aquele que tu amas. E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela." (João 11.3,4).


O que significa enfermidade? por que adoecemos? o cristão pode ficar doente? Deus pode curar? Por que muitos não são curados? Estas e outras perguntas sobre as doenças tem trazido muita confusão no meio religioso. Há religiões, como a Ciência Cristã e a Seicho-no-Ie, que negam a existência de doenças. Por outro lado, há a teologia da prosperidade, que afirma que o Cristão não pode ficar doente e se ficar tem que exigir a cura. 

O fato é que todos os seres humanos, de qualquer religião adoecem e morrem. Muitos são curados; outros não. Eu já conheci muitos crentes fiéis, que adoeceram e mesmo após muitas orações não foram curados.

1. CONCEITO ETIMOLÓGICO DE ENFERMIDADE. 

A palavra enfermidade vem do latim infirmitatis, que é a junção do prefixo in (negação) com o adjetivo firmus (firme, forte, sólido). Firmus também pode ter o sentido de algo que tem consistência, é constante, estável, seguro ou resistente. Assim, infirmus significa literalmente “não firme”. Então, segundo o conceito latino, enfermidade seria fraqueza (física, moral, ou espiritual).

O grego utiliza os termos páthos e nósos, com os quais se formaram numerosos compostos, tais como patologia, cardiopatia, patogenia, nosologia, etc. Páthos, em grego, significa infortúnio tanto físico como moral, às paixões exacerbadas. 

2. A ORIGEM GERAL DAS ENFERMIDADES. 

O ser humano foi criado perfeito, física, moral e espiritualmente. O corpo humano não foi criado para adoecer ou morrer. Porém, com a entrada do pecado no mundo, o corpo humano passou a ser mortal e está sujeito às doenças e à morte.

3. ORIGENS ESPECÍFICAS DE ENFERMIDADES.

A teologia da prosperidade afirma, equivocadamente, que todas as doenças são oriundas de manifestações demoníacas, ou porque o doente está em pecado; se não for curado, é porque não tem fé. Isso é uma afronta a um crente fiel que está doente. 

Há pelo menos quatro razões específicas para alguém adoecer, além da origem geral, que é a entrada do pecado no mundo: 

a) Orígem demoníaca. (Mc 9.25). Jesus repreende um espírito mudo e surdo, que deixava um jovem enfermo. Apesar de nem todas as doenças serem manifestação demoníaca, há casos que são. Nesse caso, é preciso repreender o demônio e o paciente será curado. 

b) Pecado. (Jo 5. 14). Após curar o paralítico de Betesda, Jesus o alerta para que não peque mais, para não lhe acontecer coisa pior. 

c) Para a Glória de Deus. (Jo 11.14; Jo 9.3). Tanto o caso da doença de Lázaro, como o do cego de nascença, segundo Jesus explicou, as enfermidades tinham como motivo glorificar a Deus.

d) Imprudência e negligência da pessoa. Há muitos casos de pessoas que ficam doentes porque não tomam os devidos cuidados com a saúde e fazem coisas que os médicos proíbem. Por exemplo: diabéticos que abusam de açúcar, pessoas que abusam de massas e gorduras, falta de exercícios, etc.

4. A CURA DIVINA. 

Como Cristão pentecostal, eu creio na cura divina nos dias atuais. Creio que Deus pode curar todo e qualquer tipo de enfermidade. Mas, é preciso deixar claro a soberania de Deus. 

Sobre a Cura divina é preciso esclarecer que: 

a) Ele cura quem ele quiser. Deus é soberano e faz tudo o que Ele determinou fazer, sem precisar de autorização de ninguém. Portanto, se Ele decidir não curar uma pessoa, ninguém pode impedi-lo de fazê-lo.

b) Ele cura quando ele quiser. Deus não está sujeito ao tempo. Um dia para Ele é como mil anos e mil anos é como um dia. Portanto, se Deus decidir curar alguém, Ele pode fazer isso imediatamente, amanhã, daqui a uma semana, no ano que vem e assim, sucessivamente. Não podemos determinar o tempo de Deus agir.

c) Ele cura da forma que ele quiser. Deus tem formas diferentes de agir. Ele pode curar alguém imediatamente, apenas com uma palavra, ou pode usar a medicina. Naamã queria determinar para o profeta Eliseu, onde deveria mergulhar para ser curado. Ficou irritado, porque o profeta não o atendeu como ele esperava e apenas mandou um recado, para que mergulhasse sete vezes no Rio Jordão. Mas, Deus não se deixa dominar pela vontade humana. Ele sabe como agir em cada caso.

d) Ele cura se for o seu propósito. Deus tem propósitos diferentes para as pessoas. Tem pessoas que ficam doentes e  o propósito de Deus é curá-las. Mas, há casos em que o propósito de Deus é levar a pessoa para a eternidade e ela morrerá sem ser curada. Há ainda os casos em que Deus pretende usar a enfermidade para nos aproximar dele e nos ensinar alguma coisa. A Bíblia diz que todas as coisas cooperam juntas para o bem daqueles que amam a Deus e são chamadas segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

e) Se você não for curado, Ele continua sendo Deus, continue sendo crente. Não é porque Deus não curou alguém, que vamos duvidar do seu poder ou abandoná-lo. Ele sabe o que está fazendo. Curando ou não, Ele continua sendo Deus e Senhor das nossas vidas. O apóstolo Paulo orou três vezes ao Senhor para que retirasse um espinho na carne, que não sabemos o que era, mas, certamente o atormentava. A resposta de Deus foi: 
- A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Coríntios 12.9).

CONCLUSÃO

Se você está doente, não se desespere, nem se sinta culpado. Isso pode piorar a sua situação. Procure identificar o motivo da enfermidade. Busque a Deus em oração e confie nele. Em qualquer situação, Ele estará com você. Deus pode curar qualquer enfermidade. 

Se a origem da sua doença for uma seta maligna, repreenda em Nome de Jesus! Se for pecado, peça perdão e não peque mais. Se for falta de cuidados, se cuide! Se não for nada disso, espere no Senhor. 

Deus te abençoe,

Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE

(COMENTÁRIO DO 2º TÓPICO DA LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO)   Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos do segundo inimigo do cristão...