17 setembro 2020

LIÇÃO 12: ESDRAS E NEEMIAS COMBATEM O CASAMENTO MISTO




LIÇÃO 12: ESDRAS E NEEMIAS COMBATEM O CASAMENTO MISTO
Data: 20 de Setembro de 2020

 
TEXTO ÁUREO
“Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?” (2 Coríntios 6.14).
 
VERDADE PRÁTICA
“O lar foi instituído por Deus para ser uma bênção, desde que seja observada a orientação divina na sua formação.”
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE: 
Esdras 9.1-4; Neemias 13.23-26; 9.38; 10.1,29,30.
 
Esdras 9
1 — Acabadas, pois, essas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo: O povo de Israel, e os sacerdotes, e os levitas não se têm separado dos povos destas terras, seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus, dos ferezeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos moabitas, dos egípcios e dos amorreus,
2 — porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos, e assim se misturou a semente santa com os povos destas terras, e até a mão dos príncipes e magistrados foi a primeira nesta transgressão.
3 — E, ouvindo eu tal coisa, rasguei a minha veste e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça e da minha barba, e me assentei atônito.
4 — Então, se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras do Deus de Israel, por causa da transgressão dos do cativeiro; porém eu me fiquei assentado atônito até ao sacrifício da tarde.
 
Neemias 13
23 — Vi também, naqueles dias, judeus que tinham casado com mulheres asdoditas, amonitas e moabitas.
24 — E seus filhos falavam meio asdodita e não podiam falar judaico, senão segundo a língua de cada povo.
25 — E contendi com eles, e os amaldiçoei, e espanquei alguns deles, e lhes arranquei os cabelos, e os fiz jurar por Deus, dizendo: Não dareis mais vossas filhas a seus filhos e não tomareis mais suas filhas, nem para vossos filhos nem para vós mesmos.
26 — Porventura, não pecou nisso Salomão, rei de Israel, não havendo entre muitas nações rei semelhante a ele, e sendo amado de seu Deus, e pondo-o Deus rei sobre todo o Israel? E, contudo, as mulheres estranhas o fizeram pecar.
 
Neemias 9
38 — E, com tudo isso, fizemos um firme concerto e o escrevemos; e selaram-no os nossos príncipes, os nossos levitas e os nossos sacerdotes.
 
Neemias 10
1 — E os que selaram foram Neemias, o tirsata, filho de Hacalias, e Zedequias,
29 — firmemente aderiram a seus irmãos, os mais nobres de entre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na Lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do SENHOR, nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos;
30 — e que não daríamos as nossas filhas aos povos da terra, nem tomaríamos as filhas deles para os nossos filhos;
 
HINOS SUGERIDOS: 88, 193 e 515 da Harpa Cristã.
 
COMENTÁRIO
 
INTRODUÇÃO
 
RECORDANDO A LIÇÃO ANTERIOR
  • O grande valor que tem o ensino da Palavra de Deus;
  • Como o governo da Pérsia enviou Esdras a Jerusalém, a fim de verificar se a vida eclesiástica dos judeus estava conforme a lei de Deus;
  • Por que a Palavra de Deus deve ser ensinada;
  • Os resultados produzidos pelo ensino sistemático das Escrituras.

NESTA LIÇÃO ESTUDAREMOS:
  • Os problemas dos casamentos entre os judeus e as mulheres pagãs;
  • Os esforços de Esdras e Neemias no combate ao casamento misto;
  • As razões, pelas quais, um judeu não pode se casar com uma pagã;·   
  • A razão da sobrevivência do povo judeu;·
  • Orientações bíblicas a respeito do casamento de crentes; 
  • Devemos esperar em Deus e não nos precipitarmos em casamentos fora da vontade de Deus.
O que é um casamento misto? Por que Deus o proíbe? Quais são as consequências de um casamento misto? Quais são as orientações bíblicas para o casamento do crente? Estudaremos nesta lição as respostas para estas perguntas. 
Esdras e Neemias enfrentaram este problema com os judeus que retornaram do cativeiro e casaram com mulheres pagãs. Deus sabe que esta mistura, inevitavelmente, levaria o povo a adotar as práticas dos pagãos e, consequentemente, à extinção da nação israelita. 
 
I. ESDRAS E NEEMIAS COMBATEM O PERIGO DO CASAMENTO MISTO
Esdras foi informado de que os judeus que retornaram do cativeiro, incluindo os levitas e sacerdotes, haviam se casado com mulheres estrangeiras. (Ed 9.2). Conhecendo a Lei de Deus e sabendo que esta prática era proibida, ele ficou indignado. 
 
1. A ira e a reação de Esdras. Ao tomar conhecimento desta situação, Esdras reagiu com indignação, rasgando os seus vestidos e a capa e começou a arrancar os próprios cabelos da cabeça e da barba, em sinal de protesto. Em seguida, ordenou o divórcio imediato destes casamentos. 
 
2. O efeito da atitude de Esdras foi imediato. Esta  reação enérgica de Esdras, se espalhou imediatamente e gerou comoção e temor no coração de todo o povo. Um judeu bemconhecido, chamado Secanias, um dos que havia casado com uma mulher estrangeira, se comprometeu diante de todo o povo e diante de Deus, que iria abandonar a esposa estrangeira. (Ed 10.3). Diante disso, o povo chorou e se comprometeu a fazer o mesmo. 
 
3. O arrependimento do povo. Esdras convocou todo o povo e os fez jurar que abandonariam aquelas uniões. Neemias  ajudou nesta empreitada, lembrando inclusive do exemplo de Salomão, que contraíra matrimônio com mulheres pagãs e estas lhe perverteram o coração na velhice, levando-o à idolatria. O povo concordou e juraram que iriam obedecer. 
O arrependimento não é apenas a tristeza por haver pecado. Isso é remorso, ou medo das conseqüências. Arrependimento é mudança de direção. (gr. metanóia).
 
II. POR QUE UM JUDEU NÃO DEVIA SE CASAR COM UMA PAGÃ?
 
1. Deus havia proibido o casamento misto (Dt 7.2-4; Êx 34.16; Js 23.12,13). 
“Não faças concerto com os moradores da terra, nem tomes das suas filhas para os teus filhos…”. (Dt 7. 3). O casamento, nos tempos do Antigo Testamento, era considerado uma moeda de troca. Os pais conversavam entre si e negociavam o casamento dos filhos. Os reis, por sua vez, selavam alianças com outras nações, casando-se com as filhas de outros reis. Sendo assim, Deus proibiu terminantemente, que Israel adotasse esta prática, pois, a nação de Israel era um povo que Deus formou, a partir da chamada de Abrão, para através desta genealogia, trazer o Messias ao mundo. Não se trata de racismo, ou preconceito como os inimigos do povo judeu acusam. Esta separação se fazia necessária para evitar que a miscigenação acabasse destruindo a cultura e a fé do povo de Deus.
 
2. A história de Israel registra vários exemplos das consequências nefastas do casamento misto. 
a) Sansão. A lição não cita o caso de Sansão, mas, é importante destacá-lo, pois, o seu casamento com mulheres estrangeiras acabaram levando-o à destruição. O povo de Israel, por causa do pecado, era dominado pelos filisteus. Depois, se arrependeram e Deus levantou Sansão para livrá-los. Sansão era promessa de Deus aos seus pais e fora escolhido por Deus, antes de nascer. (Jz 13). Ele deveria ser nazireu de Deus, desde o nascimento e, como tal, não deveria cortar o cabelo, não deveria beber vinho ou comer coisa imunda. 
Entretanto, depois que cresceu, Sansão desobedeceu a estes preceitos e casou-se com duas mulheres, filhas dos inimigos filisteus. (Jz 14 e 16). A primeira delas, foi forçada pelo seu povo a descobrir um enigma que Sansão propôs; a segunda, Dalila, foi forçada a descobrir em que consistia a força de Sansão e, com muita artimanha, acabou descobrindo. O resultado foi trágico.
b) Salomão. Salomão foi o terceiro rei de Israel. Era filho do rei Davi com Batseba, a ex-mulher de Urias. Deus havia prometido a Davi, que o seu filho Salomão seria o seu sucessor e que ele construiria o templo. Quando assumiu o reino, Salomão construiu o templo e na inauguração, ele fez uma oração a Deus. Deus lhe respondeu e disse para ele pedir o que quisesse. Salomão pediu sabedoria e Deus lhe disse que, além da sabedoria lhe daria riquezas. Salomão foi considerado o rei mais sábio e mais rico de todos os tempos. O seu reinado foi de paz e muita prosperidade. Porém, Salomão cometeu o grave erro de casar-se com mulheres estrangeiras. Estas mulheres lhe perverteram o coração e o levaram à idolatria. Deus o repreendeu severamente e, tirou-lhe dez tribos do reino do seu sucessor e as deu ao seu servo Jeroboão. (I Rs 11).
c) Acabe. Filho de Onri, Acabe foi o sétimo rei de Israel. Ele reinou no reino do Norte, cerca de 21 anos, entre 874 a.C. e 853 a.C. No âmbito político, Acabe era muito respeitado, até por seus adversários. Entretanto, ele também cometeu o erro de casar-se com uma mulher pagã, chamada Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios. (1Rs 16.31). Este casamento trouxe graves consequências, pois, Jezabel trouxe os profetas e o culto de Baal para Israel. Além disso, mandou matar os profetas do Senhor e cometeu uma série de abominações. O profeta Elias foi usado por Deus para confrontar Acabe e o baalismo. Elias profetizou que Acabe seria morto e os cães lamberiam o seu sangue; Jezabel seria comida pelos cães; e que toda a família real seria exterminada. Tudo se cumpriu literalmente, nos dias do rei Jeú. 
 
III. A SOBREVIVÊNCIA DO POVO JUDEU. 
a) A destruição de povos e culturas. Ao longo da história, muitas nações, culturas e até impérios deixaram de existir. Muitos se misturaram a outros povos, perderam suas características e foram engolidos por outras culturas. Temos os exemplos dos assírios, babilônicos, incas, maias, povos indígenas e muitos outros. 
b) A sobrevivência de Israel é um milagre. Entretanto, apesar de ter sido dominado muitas vezes por outros povos devido ao pecado, ter sido expulso de suas terras e permanecido espalhado pelo mundo durante 18 séculos, o povo de Israel se mantém firme e unidos. Hoje, Israel é uma potência militar e tecnológica. Esta sobrevivência é considerada um milagre, considerando-se as inúmeras perseguições e tentativas de destruição que este povo sofreu, ao longo da sua história.
c) Israel não se mistura. A sobrevivência de Israel, certamente, é um milagre de Deus. Mas, o que contribui para que este povo se mantenha unido é que eles não se misturam com outras nações. Não se casam com que pessoas que não são judeus e não se naturalizam em outras nações, para manter a identidade. 
 
IV. UMA PALAVRA FINAL SOBRE O CASAMENTO DOS CRENTES.
Sem dúvida alguma, a maior bênção de Deus ao cristão é a salvação. Mas, do ponto de vida material, é ter um casamento bem sucedido e uma família bem estruturada. 
Certa vez, eu conversei com um idoso que havia perdido a esposa há alguns anos e nunca mais quis casar. Perguntei-lhe se ele pretendia casar-se novamente. Ele me disse que não, pois, não encontraria outra esposa como a dele e concluiu dizendo:
  - Se você casar e encontrar uma boa esposa, terá o céu na terra; mas, se casar com uma má pessoa, estará no inferno em vida.
a) O que é casamento. É a união voluntária e vitalícia entre duas pessoas de sexos opostos, formando uma só carne. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” (Gn 2.24). Nesta união estão previstos: o desvinculamento dos pais e união em todos os sentidos (corpos, finanças, problemas, alegrias, tristezas etc). 
b) A instituição do casamento. O casamento foi instituído por Deus. Deus criou Adão primeiro e viu que não era bom o homem viver só. Por causa disso, Deus tirou uma parte do homem, criou a mulher e realizou o primeiro casamento. Portanto, tanto o homem, quanto a mulher e  casamento foram criados por Deus e são coisas boas. 
c) Objetivo do casamento. Deus criou o casamento com um objetivo tríplice: Felicidade do casal, perpetuação da espécie e símbolo do amor entre Cristo e a Igreja. 
d) Como deve ser o casamento cristão. Um casamento bem sucedido começa na escolha. O crente, antes de casar, deve orar a Deus, para que Ele coloque em seu caminho a pessoa certa e afaste as pessoas erradas, como fez Eliezer, o servo de Abraão. (Gn 24. 12-14). Depois, ele deve observar à sua volta, se porventura, esta pessoa está por perto, pois, se ficar orando a vida inteira e não procurar procurar uma pessoa para casar, o tempo passa e a pessoa não casa. 
Após casar, o crente deve adaptar-se à vida de casado, aplicando o princípios bíblicos para o casamento, que deve ser vitalício, monogâmico e heterossexual. O marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja e a Si mesmo se entregou por ela.  A mulher, por sua vez, deve sujeitar-se voluntariamente, à liderança do marido como ao Senhor. 
Sendo assim, o crente, jamais deve se casar com uma pessoa que não teme ao Senhor, pois, como disse o apóstolo Paulo: “Que comunhão há entre a luz e as trevas? e que concórdia há entre Cristo e Belial?” (II Co 6. 15). 
e) O cristão e o divórcio. No princípio, Deus criou homem e mulher e os uniu através do casamento, para que fosse uma só carne. Portanto, o divórcio nunca foi a vontade de Deus. Aliás, a Bíblia diz que Deus odeia o divórcio (Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. (Ml 2.16). Mas, no Antigo Testamento, por causa da dureza de coração, os homens deixavam as mulheres por qualquer motivo e casavam-se com outras, deixando as antigas esposas desamparadas. Muitas se tornavam escravas ou se prostituíam para sobreviver. Por causa disso, Moisés ordenou que aqueles que não quisesse mais a sua esposa, lhe desse carta de divórcio, para que ela pudesse casar com outra pessoa e reconstruir a sua vida. Mas, Jesus deixou bem claro que “no princípio, não foi assim.” (Mt 19.8).
Novo Testamento, a Bíblia só permite o divórcio em dois casos: Infidelidade conjugal (Mt 19.9) e se a pessoa for casada com um incrédulo e abandonar o cônjuge. (I Co 7.15). Portanto, segundo a Bíblia, quem se divorciar e casar com outra pessoa, não sendo por estes dois motivos, comete adultério. Isto é muito sério!
 
V. ESPERA EM DEUS
Este tópico traz uma palavra para os jovens, que ainda não se casaram, para que não se precipitem e esperem em Deus. A pressa para casar poderá trazer graves consequências para o seu futuro. Alguém já disse que a semeadura é livre, mas, a colheita é obrigatória. Deus tem o melhor para a sua vida. 
Prepare-se para casar e ore a Deus para encontrar a pessoa certa. A vida de casado exige muito, tanto do homem quanto da mulher. É preciso muito trabalho, renúncias e dedicação. Quem ainda não está disposto a isso e tem ‘muita coisa para fazer’, não deve casar ainda. Não dá para casar e viver à custa dos pais. É preciso trabalhar e sustentar a casa. 
 
CONCLUSÃO
 
Esta lição nos traz um alerta, sobre os males do casamento misto. Se você quer saber se é bom ou não, casar com uma pessoa que não serve a Deus, converse com uma irmã que serve a Deus hoje, mas, quando veio para Cristo já era casada  tem em casa um idólatra, drogado, alcoólatra ou adúltero, que além de não servir a Deus ainda a maltrata. 
Pense também, no caso de um irmão que serve a Deus e a esposa frequenta bailes, usa roupas indecentes, é rixosa e outras coisas mais. 
É uma maravilha, quando o casal e os filhos servem a Deus, se reúnem no culto doméstico, oram juntos e vão juntos ao templo para servir a Deus. 
 
Pb. Weliano Pires
Igreja Evangélica Assembléia de Deus
Ministério do Belém, Congregação Monte Horebe
São Carlos - SP.

REFERENCIAS: 
ZUCK, Roy (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. RJ: CPAD, 2018, p.215.
LIÇÕES BÍBLICAS, 3º Trimestre de 2020. RJ: CPAD, 2020.
BÍBLIA SAGRADA. Edição Almeida Revista e Corrigida. Sociedade Bíblica do Brasil. 
ACKER, J. I. Paixão Pela Fidelidade: Sabedoria extraída do livro de Neemias. RJ: CPAD, 2010, p.212.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE

(COMENTÁRIO DO 2º TÓPICO DA LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO)   Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos do segundo inimigo do cristão...