09 setembro 2020

Lição 11: Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra

FOTO: CPAD


Lição 11: Esdras vai a Jerusalém ensinar a Palavra

Data: 13 de Setembro de 2020


TEXTO ÁUREO

“E provaram a boa palavra de Deus” (Hb 6.5a).


VERDADE PRÁTICA

“A Palavra de Deus é semelhante a uma afiada espada; é poderosa e penetrante.”


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

 

NEEMIAS 8.1-12.


1. E chegado o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.

2. E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.

3. E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.

4. E Esdras, o escriba, estava sobre um púlpito de madeira, que fizeram para aquele fim; e estava em pé junto a ele, à sua mão direita, Matitias, Sema, Anaías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua mão esquerda, Pedaías, Misael, Melquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.

5. E Esdras abriu o livro perante à vista de todo o povo; porque estava acima de todo o povo; e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.

6. E Esdras louvou ao Senhor, o grande Deus; e todo o povo respondeu: Amém, Amém! levantando as suas mãos; e inclinaram suas cabeças, e adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.

7. E Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías, e os levitas ensinavam o povo na lei; e o povo estava no seu lugar.

8. E leram no livro, na lei de Deus; e declarando, e explicando o sentido, faziam que, lendo, se entendesse.

9. E Neemias, que era o governador, e o sacerdote Esdras, o escriba, e os levitas que ensinavam ao povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor vosso Deus, então não vos lamenteis, nem choreis. Porque todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.

10. Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto não vos entristeçais; porque a alegria do Senhor é a vossa força.

11. E os levitas fizeram calar a todo o povo, dizendo: Calai-vos; porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.

12. Então todo o povo se foi a comer, a beber, a enviar porções e a fazer grande regozijo; porque entenderam as palavras que lhes fizeram saber.


HINOS SUGERIDOS: 409, 509 e 545 da Harpa Cristã.


INTRODUÇÃO


NA LIÇÃO PASSADA ESTUDAMOS: 


  • Como o Inimigo ataca por meio dos falsos profetas.

  • O cuidado que devemos ter com os falsos profetas;

  • Os relatos bíblicos de casos de falsos profetas no Antigo e no Novo Testamento.

  • Como e por que devemos julgar as profecias.


NESTA LIÇÃO ESTUDAREMOS:


  • O grande valor que tem o ensino da Palavra de Deus;

  • Como o governo da Pérsia enviou Esdras a Jerusalém, a fim de verificar se a vida eclesiástica dos judeus estava conforme a lei de Deus;

  • Por que a Palavra de Deus deve ser ensinada;

  • Os resultados produzidos pelo ensino sistemático das Escrituras.


I. ARTAXERXES ENVIA ESDRAS


1. Quem era Esdras? 

Esdras era um escriba (hb. sopher, alguém que copiava, interpretava e ensinava as Escrituras, após o cativeiro). (Ne 8.4) e um sacerdote (Ne 8:2). 

Não se sabe se ele era escriba na corte do rei Artaxerxes, pois, escribas eram também escrivães ou secretários dos reis. Entretanto, sabe-se que ele era muito habilidoso tanto na escrita, como no conhecimento e exposição das Escrituras.


2. Os judeus sob o domínio dos persas.

O povo judeu foi levado para a Babilônia, durante o reinado de Nabucodonosor, no ano 585 a. C. O domínio babilônico não foi nada fácil para os judeus. Nabucodonosor sitiou Jerusalém, queimou a cidade, destruiu o Templo e levou todo o ouro para a Babilônia. Levou também o povo como prisioneiros para a Babilônia, deixando apenas algumas pessoas idosas e doentes, que não serviriam para o trabalho. O livro de Lamentações de Jeremias e o Salmo 137 descrevem todo este sofrimento. 

Os medos e os persas derrotaram os babilônicos, durante o reinado de Nabonido, cujo co-regente era o seu filho Belsazar. Então, o povo judeu passou a ser dominado pelos persas e perceberam que eles eram muito mais brando que os babilônicos. Muitos não tinham mais interesse em voltar para a sua terra. Estavam acostumados à vida no cativeiro. 


2. Esdras é enviado a Jerusalém, para ensinar a lei de Deus. 

Esdras foi enviado a Jerusalém, no ano 458 a.C. pelo rei Artaxerxes I [465—423 a.C.] (Ed 7:8). O objetivo do seu envio foi para inteirar-se da situação espiritual dos judeus que haviam retornado do cativeiro com Zorobabel para reconstruir o templo. O rei Artaxerxes I ficou impressionado com o grau de conhecimento de Esdras sobre Deus e as Escrituras. 

Os setenta anos do povo no cativeiro, fez com que eles esquecessem muito da sua cultura, da Lei de Deus e até da língua hebraica. Portanto, necessitava que alguém lesse as Escrituras para o povo e explicasse o significado em aramaico. 


3. A importante carta que o rei enviou com Esdras. 

O rei Artaxerxes I enviou junto com Esdras, uma carta escrita em aramaico. (Ed 7.12-26). Nesta carta, o rei garantia: 

  • Qualquer judeu poderia voltar com Esdras para Jerusalém;

  • Poderiam levar recursos dados pelo rei e ofertas dadas pelo povo;

  • Poderiam levar os vasos do templo que ainda se encontravam na Babiblônia;

  • Isenção de impostos para os servidores do templo;

  • Autorização para Esdras nomear juízes, regentes para a vida eclesiástica.


Esdras entendeu que estas dádivas que o rei lhe concedera provinham de Deus e louvou a Deus.


II. ESDRAS ENSINA A PALAVRA AO POVO


1. Esdras sai da Babilônia e vai a Jerusalém.

Esdras e seus companheiros receberam autorização do rei da Pérsia para retornarem a Jerusalém e ensinar a Palavra de Deus ao povo. Junto com esta autorização, o rei lhes ofereceu escolta militar para fazer a segurança deles. Esdras agradeceu e dispensou a segurança, pois, acreditava na proteção de Deus. Em seguida, oraram e jejuaram, pedindo proteção a Deus. 

É verdade que, em tempos de violência como aqueles e como o que vivemos hoje, cuidar da segurança é fundamental. Entretanto, o homem de Deus confia no Senhor, pois, se Ele não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. (Sl 127; 121) Deus é o guarda fiel do seu povo. Não precisamos de seguranças armados para nos defender enquanto pregamos a Palavra de Deus.


2. O encontro de Esdras com Neemias. 

Neste ponto, o comentarista diz que “quando Esdras chegou a Jerusalém encontrou Neemias, o qual vinha sendo o líder espiritual dos judeus em Judá. Mas, na verdade, foi o contrário! Esdras chegou primeiro (com a segunda leva de judeus repatriados) e Neemias chegou cerca de 13 a 15 anos depois, com a terceira e última leva de judeus. Portanto, a frase correta é: Quando Neemias chegou a Jerusalém encontrou Esdras, o qual vinha sendo o líder espiritual dos judeus em Judá.] Posto a par da situação, Neemias uniu-se a Esdras na tarefa para a qual este havia sido enviado.


3. Esdras ensina a Palavra ao povo.

Esdras contou com um grupo de treze auxiliares e alguns levitas. Convocou o povo para a festa dos Tabernáculos e mandou construir um púlpito de madeira. Neste evento, desde a manhã até o meio dia, ele leu as Escrituras e explicou o significado ao povo. Foi um longo sermão expositivo.

Infelizmente, na atualidade, muitas Igrejas não ensinam mais a palavra de Deus. Em nossos congressos, dedicam duas horas ou mais para os cânticos e quando chega o momento que seria a exposição bíblica, muitos já saíram e outros estão cansados. Em muitos lugares deixam 15 minutos para a pregação. Ainda assim, não é exposição bíblica e sim exaltação de egos, com triunfalismo, teologia da prosperidade e barulho. 

Onde não há exposição bíblica, não há transformação de vidas. (Rm 12.2);


4. O ensino foi maravilhoso.

O ensino trouxe resultado! O povo começou a chorar e a se lamentar. Porém, Esdras e Neemias lhes explicaram que não havia motivos para chorar e sim para se alegrarem. Após entenderem, o povo começou a se alegrar e festejar.

Não basta ler a Bíblia! É preciso interpretar corretamente e compreender o que o texto bíblico está dizendo. As piores heresias são frutos de má interpretação do texto bíblico. Todo expositor bíblico deve conhecer a hermenêutica bíblica. Ao ler um texto bíblico, devemos fazer as seguintes perguntas: Quem escreveu o texto? Quando foi escrito? Para quem foi escrito? Qual o significado deste texto para os destinatários originais? O autor usou linguagem literal, alegórica, profética ou figurada? Há outros textos bíblicos que falam do mesmo assunto? O que isso tem a ver comigo? 

Hoje, há uma infinidade de recursos para o estudo bíblico: concordância bíblica, dicionário bíblico, Bíblias de estudo, estudos e comentários bíblicos, cursos teológicos, etc. Só não aprende quem não quer.

 

III. A PALAVRA DE DEUS DEVE SER ENSINADA


1. Deus ordenou que a sua Palavra fosse ensinada a todo o povo de sete em sete anos (Dt 31.9-12). Em toda a Bíblia há diversas ordenanças para se ensinar a Palavra de Deus. Moisés, Josué, Samuel, Davi, Salomão, os profetas, sacerdotes e escribas foram incumbidos por Deus de ensinar a Sua Palavra ao povo. O profeta Oséias disse: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor”. E ainda: “o meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.”  (Os 4.6; 6.3). O profeta Malaquias também foi usado por Deus para repreender os Sacerdotes que negligenciaram o ensino da Lei ao povo. 


2. Jesus ordenou o ensino da sua Palavra. 

A maior parte do ministério de Jesus foi dedicado ao ensino. Ele contou várias parábolas e fez longos discursos, ensinando ao povo a sua doutrina. Na Grande comissão, Ele ordenou: “Ide e ensinai a todas as nações… ensinando a guardar todas as coisas que Eu vos tenho mandado.” (Mt 28.19)


IV. RESULTADOS DO ENSINO DA PALAVRA DE DEUS


1. O ensino da Palavra gera temor a Deus:

Muitas pessoas não temem a Deus porque não O conhecem. Ora, não tem como conhecer a Deus, se ninguém ensinar sobre Ele. Às vezes, em alguns cultos públicos, onde há pessoas não evangélicas, eu me coloco no lugar delas durante a pregação e fico me perguntando, o que eles entenderam de algumas pregações, onde o pregador faz uma mistura de vaso, fogo, mistério e outras coisas estranhas e não fala nada do Evangelho. Depois, no final da mensagem pergunta se alguém quer aceitar a Jesus como Salvador, sendo que não falou nada sobre isso. 

Se explicarmos a Palavra de Deus como ela é ao povo, sem modificar nada, o povo entenderá e haverá temor a Deus.


2. O ensino da Palavra implanta normas espirituais nos crentes.

Tudo o que Deus quis que o ser humano soubesse sobre Ele, sobre o que Ele aborrece e o que Ele quer que façamos, Ele deixou registrado nas Escrituras. Por isso, é indispensável que haja ensino sistemático e contínuo da Palavra de Deus em nossas Igrejas, quer ouçam quer deixem de ouvir. 

Onde há ensino da Palavra de Deus, há crentes maduros e comprometidos com o Reino de Deus. Ensino bíblico não mata crente e não afasta as pessoas da Igreja. Afasta apenas aqueles que não querem abandonar o pecado. Não podemos adocicar a mensagem do Evangelho para atrair pessoas. As pessoas só serão efetivamente alcançadas para Cristo, se for com a Verdade. 


CONCLUSÃO


O rei Artaxerxes enviou Esdras, o sacerdote, líder espiritual e escriba, para ensinar a Lei do Senhor ao povo, que havia retornado do cativeiro, depois de setenta anos. Esdras recusou a escolta militar oferecida pelo rei, pois, confiava que Deus o guardaria em segurança nesta missão. 

Chegando em Jerusalém, Esdras organizou uma festa e ensinou a Palavra de Deus do amanhecer até ao meio dia, lendo a Lei e explicando o significado na linguagem que o povo compreendeu. O resultado foi maravilhoso! O povo entendeu temeu a Deus e mudou o comportamento. 

O mesmo precisa acontecer em nossas Igrejas! Precisamos valorizar e ensinar a Palavra de Deus. A Assembléia de Deus no Brasil foi fundada em dois pilares: O ensino bíblico e a busca pelos dons espirituais. Sem a manifestação do Espírito Santo, a Igreja se torna formalista e sem vida. Sem o ensino das Escrituras, a Igreja se torna um movimento fanático e herege, como tem acontecido com as seitas.


BIBLIOGRAFIA:
Lições Bíblicas. 3º Trimestre de 2020, adultos. RJ: CPAD, 2020
Bíblia de Estudo Pentecostal. RJ: CPAD, 2006, p.146.

 

Pb. Weliano Pires

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Ministério do Belém, Congregação Monte Horebe

São Carlos - SP.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE

(COMENTÁRIO DO 2º TÓPICO DA LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO)   Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos do segundo inimigo do cristão...