21 setembro 2020

Requisitos básicos para uma família feliz*

Efésios 6.1-4

Não há nada melhor que ter uma família feliz! Uma família feliz dá segurança e estabilidade aos seus membros. Em meio a tantas famílias destroçadas, a Bíblia nos dá a esperança que podemos criar uma família feliz. Basta seguir a receita de Deus para a família.

Estes são alguns dos requisitos essenciais para uma família feliz:

1. Ter o amor como a base de tudo

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses.” 3.14).

Amor é o ingrediente essencial de uma família feliz. É impossível exagerar nesse ingrediente. Quanto mais, melhor! Todos na família precisam dar e receber amor.

2. Nada de egoísmo

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2.4). Egoísmo é o ingrediente que estraga a receita. Na família egoísta, cada um cuida de si mesmo. Na família feliz, todos cuidam de todos!

3. Disciplina na medida certa

“A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe.” (Provérbios 29.15). 

A disciplina é como o sal. É necessária, mas, não devemos exagerar. Sem regras, a família cai no caos. Com regras a mais, a família sufoca. Com a ajuda de Deus, podemos encontrar o equilíbrio.

Atenção! Todo mundo erra no sal, de vez em quando. O mesmo acontece com a disciplina. Para solucionar o problema, acrescente o perdão.

4. Obediência à autoridade dos pais

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo.” (Efésios 6.1).

Esse ingrediente é como os legumes. Os filhos geralmente não gostam, mas, são ótimos para a saúde. A Bíblia diz que honrar aos pais dá vida longa. A sabedoria dos pais ajuda os filhos a evitarem muitos sofrimentos.

5. Autoridade com sabedoria

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” (Efésios 6.4) . Os pais também precisam comer os legumes! Os pais precisam dar o exemplo, vivendo de maneira correta e agindo com sabedoria perante os filhos. Não é bom irritar os filhos.

6. Leitura e meditação bíblica

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6:6-7).


A Bíblia ensina como viver. Quando a família estuda a Bíblia, todos aprendem como tornar a família mais feliz. Uma família que ama a Deus e segue a Bíblia é mais forte e mais feliz.

O nosso modelo de família deve ser aquele que a Bíblia ensina. É preciso conhecer e aplicar os  princípios bíblicos em nossa família, para termos uma família sólida e feliz.

Com amor, disciplina, obediência aos pais, sabedoria dos pais, meditação bíblica e sem egoísmo de nenhum dos integrantes da família, é possível construir uma família feliz.


*Texto originalmente publicado no site www.bibliaon.com, com o título: 6 ingredientes para uma família feliz. Aqui, está com algumas adaptações e acréscimos e  meus. Para ler o texto original clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE

(COMENTÁRIO DO 2º TÓPICO DA LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO)   Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos do segundo inimigo do cristão...