23 setembro 2020

Lição 13: A vigilância conserva pura a Igreja

Data: 27 de Setembro de 2020


TEXTO ÁUREO

“E as coisas que vos digo digo-os a todos: Vigiai.” (Marcos 13.37).


VERDADE PRÁTICA

"Através da vigilância, a Igreja se manterá pura e não se afastará do modelo traçado por Cristo, rejeitando assim as inovações e o mundanismo dos nossos dias."


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 25.1-13.


1 — Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.

2 — E cinco delas eram prudentes, e cinco, loucas.

3 — As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.

4 — Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.

5 — E, tardando o esposo, tosquenejaram todas e adormeceram.

6 — Mas, à meia-noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro!

7 — Então, todas aquelas virgens se levantaram e prepararam as suas lâmpadas.

8 — E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.

9 — Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós; ide, antes, aos que o vendem e comprai-o para vós.

10 — E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.

11 — E, depois, chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, senhor, abre-nos a porta!

12 — E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.

13 — Vigiai, pois, porque não sabeis o Dia nem a hora em que o Filho do Homem há de vir.


HINOS SUGERIDOS: 17, 88 e 140 da Harpa Cristã.


INTRODUÇÃO


O comentarista Eurico Bergstén, conclui o trimestre falando sobre a necessidade da vigilância. Para isso, ele usa o texto de Mateus 25, que é parte do Sermão profético. Neste texto, Jesus fala sobre a Parábola das dez virgens, alertando para a necessidade da Igreja estar vigilante, porque não sabemos o dia nem a hora, em que Ele há de vir. 


Nesta lição veremos:

  • A parábola das dez virgens e a necessidade da vigilância
  • É preciso vigilância para conservar a pureza da Igreja.
  • A expressão “à meia-noite” como o anúncio o fim de um dia e início de um novo dia;
  • A expressão “meia-noite” denota que a natureza sente as trevas e que as nações estão em trevas.
  • A expressão “meia-noite” fala da vinda infalível do Noivo (Jesus)
  • Se estivermos vigilantes, seremos guardados do sono espiritual e discerniremos os dias. 


I. MEIA-NOITE: O DIA QUE JÁ PASSOU


Jesus contou a parábola de dez virgens, que esperavam a chegada do noivo, conforme o costume da época. Cinco delas eram prudentes e cinco eram loucas. O noivo tardou e todas dormiram. Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor e todas despertaram. As loucas, no entanto, não tinha levado azeite de reserva e tiveram que sair para comprar. Neste período, o noivo chegou e entrou com as cinco prudentes para as bodas e elas ficaram de fora. 


1. O que significa vigiar? Vigiar significa ficar atento aos possíveis ataques, para não ser apanhado de surpresa. A vigilância consiste em estar acordado e alerta para todos os lados, fechando as brechas e vulnerabilidades, para evitar o elemento surpresa. Um ladrão que pretende furtar alguma coisa, age sempre no descuido e nas falhas da vigilância. 

Jesus comparou o momento da sua vinda com o ataque repentino de um ladrão a uma residência, durante a noite. (Mateus 24.42,43)

a. O crente deve vigiar com as suas fraquezas.

b. O crente não deve menosprezar o inimigo. c. O crente não deve se auto superestimar.

2. O sentido da expressão "à meia noite". À meia-noite, significa que o dia findou e tudo o que aconteceu pertence ao passado.

a. Sentido literal. Significa o fim de um período de 24 horas, ou a virada de um número no calendário: 00:00:00 no relógio.

b. O sentido bíblico da expressão “à meia noite”. Significa um período de tempo (“o dia”) que está para terminar. (A dispensação da Igreja) Romanos 11.25; Lucas 21.24). Este  este período  chegará ao fim, quando Jesus arrebatar a sua Igreja.

A teologia bíblica, divide a história em sete épocas, chamadas de dispensações: dispensação da inocência, dispensação da consciência, dispensação do governo humano, dispensação da promessa, dispensação da lei, dispensação da graça e dispensação do reino ou milenial. Nós estamos vivendo a chamada dispensação da graça, que terminará com o arrebatamento da Igreja. 

c. Devemos trabalhar enquanto é dia (João 9.4). A Igreja é a coluna e firmeza da verdade e deve trabalhar, enquanto é tempo, proclamando a Verdade aos perdidos. (1 Timóteo 3.15). Sabendo que Jesus poderá vir a qualquer momento, que as pessoas podem morrer a qualquer momento e que aqueles que morrerem sem Cristo estarão eternamente perdidos, temos que aproveitar as oportunidades e anunciar o Evangelho com urgência.


II. MEIA-NOITE: INÍCIO DE UM NOVO DIA.


A meia noite anuncia o fim de um dia, como vimos no tópico anterior. Mas, ao mesmo tempo, mostra o início de um novo dia. 


1. A manhã começará. Para os salvos em Cristo, a meia noite significa o início da eternidade com Cristo, que terá início, mas, nunca terá fim. Quando ouvirmos o estrugir da trombeta de Deus, os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro e os que estiverem vivos serão transformados num abrir e fechar de olhos. Todos seremos arrebatados e subiremos a encontrar o Senhor nos ares. (1 Ts 4.14-18). A partir deste momento, compareceremos ao Tribunal de Cristo, que não é o Juízo final. Participaremos nesta ocasião, das bodas do Cordeiros e receberemos as recompensas pelo nosso trabalho na Obra do Senhor. (2Co 11.2; Ap 19.9; 21.9).


2. A noite vem. Se para os salvos, a meia noite será o anúncio de um novo dia, ou o início da eternidade com Cristo, para aqueles que ficarem aqui na terra, será o início da Grande tribulação (Ap 6.16,17). O Anticristo dominará o mundo e haverá um período de sete anos de tribulação, como nunca houve antes e não haverá depois. “Porque haverá, então, grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” (Mateus 24:21).


III. MEIA-NOITE, A HORA DE TREVAS


As calamidades, terrorismo, desastres ambientais, guerras e rumores de guerra, que acontecem no mundo atualmente, não são nenhuma novidade para os crentes que conhecem a Palavra de Deus. Ao contrário, sabemos que a tendência é ficar muito pior, pois, ainda estamos no princípio de dores. Se alguém fala em mudar o mundo e construir um mundo melhor é porque não conhece a Bíblia.


1. A natureza sente as trevas. No momento da morte de Jesus, o céu se escureceu e houve trevas em toda a terra por três horas. Houve também um grande terremoto, sepulcros se abriram e santos ressuscitaram. O apóstolo Paulo disse que “toda a criação geme e sofre as dores de parto” (Romanos 8.22,23). Isso tudo é resultado do afastamento do homem de Deus. Jesus também nos alertou que aconteceriam coisas terríveis, nos dias que antecederiam a sua vinda: “E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu.” (Lucas 21:11). “E haverá sinais no sol e na lua e nas estrelas; e na terra angústia das nações, em perplexidade pelo bramido do mar e das ondas.” (Lucas 21:25). Isto é a natureza sentindo o peso das trevas (pecado) sobre si.


2. Os homens sentem as trevas. A humanidade também já sente as consequências das trevas, ou do avanço da iniquidade. Hoje, coisas terríveis estão acontecendo em todo o mundo e as pessoas estão assustadas. Mas, isso também já estava previsto na Bíblia (1 Timóteo 4). Hoje, o egoísmo, a avareza, a crueldade, a violência e a imoralidade chegaram a níveis alarmantes e insuportáveis. Mas, é só o princípio. Na grande tribulação será muito pior.


3. As nações estão em trevas. O mundo já passou por várias guerras locais e por duas guerras mundiais, que mataram milhões de pessoas em todo o mundo. As consequências destas guerras são terríveis. Além das pessoas mortas na guerra, há o empobrecimento de nações, mutilações, milhões de pessoas órfãs, traumas, etc. 

Além destas guerras, durante muitos anos, o mundo viveu a chamada guerra fria, que era uma guerra silenciosa entre EUA e URSS. Estas duas potências tinham armas nucleares de alto poder destrutivo e se ameaçavam mutuamente. 

O mundo vivia constantemente na iminência de uma terceira guerra mundial. Com a queda do Muro de Berlim e o fim da URSS, em 1989, a única superpotência é os EUA. Mesmo assim, em 2001, aconteceu o ataque às Torres Gêmeas e ao Pentágono, que deu origem à chamada “guerra ao terror”. Nas buscas por terroristas, os EUA realizaram duas guerras no Iraque e uma no Afeganistão. Houve também vários ataques envolvendo Israel, Palestina, Síria, Líbano, etc. Há também um clima constante de instabilidade entre EUA e China, EUA e Coréia do Norte, EUA e Venezuela, Israel e países árabes, etc. Ou seja, o mundo está constantemente inseguro.


IV. MEIA-NOITE A VINDA DO NOIVO.


Assim como aconteceu na parábola das dez virgens, a meia também significa a chegada do noivo da Igreja, ou seja o arrebatamento da Igreja. 


1. A bem aventurada esperança. "Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo". (Tito 2.13). A Igreja primitiva vivia em constante expectativa de que Jesus voltaria durante os seus dias. Muitos foram torturados, perseguidos e mortos, aguardando o retorno do mestre. Com isso, muitos começaram a se preocupar com os que já haviam morrido, sem que Jesus tivesse voltado. O apóstolo Paulo, escrevendo aos tessalonicenses, no capítulo 4, explica que eles não deveria ser ignorantes, quanto aos que já morreram e explicou como se dará o arrebatamento. Nos períodos seguintes da história da Igreja até aos nossos dias, esta esperança permanece. 


2. "Chegou o esposo”. Na parábola, Jesus diz que à meia noite, ouviu se um clamor: “Aí vem o esposo”, ou “o esposo chegou”. Quando ouvirmos o soar da trombeta de Deus, a nossa esperança se transformará em realidade. Será glorioso, vermos Jesus face a face como Ele é! Aleluia! A Igreja não foi comprada por alto preço, para esperar por coisas desta vida. Apocalipse 22 relata o que nos espera. Neste mundo somos peregrinos e estamos a caminho da nossa eterna morada. 


V. O CLAMOR DA MEIA-NOITE, UM BRADO DE ALERTA


Somos atalaias de Cristo e temos a obrigação de despertar os que dormem, alertando-os da proximidade da Vinda do Senhor. Precisamos estar atentos às profecias e aos sinais que estão acontecendo, não para marcar o dia da Vinda de Jesus, como fizeram as seitas a longo da história. Mas, para estarmos preparados para subir com o Senhor. 


1. Sono espiritual, um sinal dos últimos tempos. Jesus disse que “por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos esfriará.” Infelizmente, muitos estão vivendo o sono da indolência, preocupados demais com as coisas deste mundo. O sono espiritual pode ser causado pela preguiça, pela desobediência ou pela falta de ocupação na Obra do Senhor. “Mente vazia é oficina do diabo” e “quem não trabalha, dá trabalho”. 


2. Vigiando com os meios que Deus colocou à nossa disposição. Deus coloca pelo menos três meios à nossa disposição, que podem nos manter alertas: 


a. A Palavra de Deus. As Escrituras contém tudo aquilo que Deus quis nos revelar. É o nosso único manual de fé e conduta. Paulo disse a Timóteo que “as Sagradas Letras podem fazer-te sábio, para a salvação que há em Cristo Jesus” (I Timóteo 2.15). Jesus disse que "são as Escrituras que testificam dele" e que "as pessoas erram por não conhecê-las." (João 5.39; Mateus 22.29). 


b. A oração. A oração abre um canal de diálogo entre o crente e o seu Senhor. É uma arma poderosíssima. Na oração, agradecemos a Deus, adoramos, pedimos e  intercedemos. Mesmo nós não sabendo orar como convém, o Espírito Santo ouve a nossa oração e intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 


c. A comunhão com o Espírito Santo. Jesus antes de subir ao Céu, prometeu aos seus discípulos que não os deixaria órfãos, mas, enviaria “outro consolador”, para ficar para sempre com eles.  A expressão usada por Jesus, no grego é “alllos” (outro da mesma espécie) e “paracletos”, de “para” (ao lado de) e “kaleo” (chamar). Então, paracletos é alguém que foi chamado para estar ao lado). Nas literaturas extrabíblicas, paracletos era uma espécie de procurador que ficava ao lado de uma pessoa no tribunal para representá-lo, como um advogado. 

Sendo assim, o Espírito Santo é uma pessoa da mesma espécie de Jesus, que foi chamado para estar ao nosso lado, nos representando diante de Deus. 

A comunhão do crente com o Espírito Santo é fundamental. O Espírito Santo fala conosco, nos dá discernimento e nos alerta. 


CONCLUSÃO


Não sabemos o dia nem a hora em que o nosso Senhor há de vir. Também não sabemos o dia da nossa partida para a eternidade. Por isso devemos vigiar em todo tempo, orando e mantendo a nossa comunhão com Deus, para não sermos apanhados de surpresa como as virgens loucas. 


Pb. Weliano Pires

Igreja Evangélica Assembléia de Deus

Ministério do Belém, Congregação Monte Horebe

São Carlos - SP.


REFERÊNCIAS:


BÍBLIA SAGRADA, Edição Almeida Corrigida Fiel (ACF)

LIÇÕES BÍBLICAS, 3° Trimestre de 2020: RJ, CPAD, 2020.

NORTON, Stanley (Ed.) Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. RJ: CPAD, 2006, pp.633,634.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O SEGUNDO INIMIGO DO CRISTÃO: A CARNE

(COMENTÁRIO DO 2º TÓPICO DA LIÇÃO 5 - OS INIMIGOS DO CRISTÃO)   Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, falaremos do segundo inimigo do cristão...