21 maio 2019

O serviço dos sacerdotes

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
TERÇA-FEIRA
 “Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo”. (Hebreus 9.6-7)

Temos estudado, no decorrer destes dias, sobre o Tabernáculo terrestre e, como temos falado, todo o Tabernáculo é um tipo da obra que Jesus realizou para redenção do pecador; aponta, também, para a obra que o Espírito Santo realiza no crente; alguns detalhes do Tabernáculo bem como a liturgia levítica, também, apontam para a igreja de Cristo; e, outros detalhes, em certo aspecto, apontam para o crente em si.  A responsabilidade dos sacerdotes e levitas, em seus ofícios sacerdotais, está intrinsecamente ligada às responsabilidades que cada crente tem individualmente e coletiva para com a própria salvação.

Para entender melhor isso, voltemos um pouco no estudo e relembremos que quando o povo israelita estava na sua peregrinação pelo deserto, o Senhor requisitou a construção do Tabernáculo. Deus ordenou que fosse construído um santuário para que o povo pudesse distinguir entre as coisas sagradas e as coisas mundanas. Ele precisava de um lugar consagrado, separado das demais coisas, para que fosse adorado integralmente. Esta edificação, ainda nos nossos dias, se faz necessária. As exigências do nosso Deus quanto à separação, à consagração de “um lugar” para Ele habitar no meio de nós, continuam válidas, elas são “estatuto perpétuo”.

Ora, quando alcançamos tal entendimento, então, nós vemos claramente que como filhos de Deus que somos, esta é a ordenança que temos: construir dentro de nós um lugar santo onde Ele possa estar em privacidade conosco; um lugar onde Ele possa fala individualmente conosco; um lugar onde Ele vai tratar pessoalmente conosco e nos dirigir pelos desertos desta vida, da mesma forma como fez com seus servos no passado. Então, outra coisa não se pode depreender, senão a que somos um “verdadeiro santuário” de Deus – “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado”.

Bom, já que nos tornamos o “santuário” de Deus, além de sermos os únicos responsáveis pela sua manutenção, no sentido de não permitir que seja profanado, nós temos, também, o compromisso, assim como os sacerdotes no passado, de realizar por este “santuário”, apenas, aquilo que agrada o nosso Deus, tudo que realizamos pelo nosso corpo tem que ser para a glorificação do nome do nosso Deus.

De uma forma mais esclarecedora, estamos dizendo que o “santuário” pode até nos pertencer (o corpo é nosso), contudo, por estar consagrado ao nosso Deus, o seu uso deve estar limitado aos desejos do nosso Deus.

(Erivelton Figueiredo)


20 maio 2019

Descrevendo o lugar Santíssimo

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
SEGUNDA-FEIRA

(Blog do Erivelton Figueiredo)

“Depois farás um véu de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido; com querubins de obra prima se fará. E colocá-lo-ás sobre quatro colunas de madeira de acácia, cobertas de ouro; seus colchetes serão de ouro, sobre quatro bases de prata. Pendurarás o véu debaixo dos colchetes, e porás a arca do testemunho ali dentro do véu; e este véu vos fará separação entre o santuário e o lugar santíssimo, E porás a coberta do propiciatório sobre a arca do testemunho no lugar santíssimo, e a mesa porás fora do véu, e o candelabro defronte da mesa, ao lado do tabernáculo, para o sul; mas a mesa porás ao lado do norte. Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim, e de linho fino torcido, de obra de bordador. E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre.”  (Êxodo 26: 31-37)

O véu dividia a tenda em dois compartimentos, o Lugar Santo do Lugar Santíssimo. Este véu também era conhecido como Grande Véu. A passagem por este véu era proibida a não ser no dia da expiação do Povo de Israel. O véu era tão espesso e tão fortemente costurado que, segundo os estudiosos, precisaria de dez homens para poder rasgá-lo. Deus mandou fazer véu de estofo azul, púrpura, carmesim e linho fino retorcido com querubins bordados. Este Véu foi colocado sobre quatro colunas de madeira de acácia coberta de ouro cujas bases eram de prata e era ligado ao teto por colchetes de ouro.

Como todas as coisas do Tabernáculo tem uma simbologia, este véu que fazia a separação dos ambientes dentro da tenda e sua composição nos aponta para o seguinte: LINHO RETORCIDO – Representando a humanidade de Jesus, sua pureza, perfeição e sofrimento; AZUL – Demonstra um Cristo celestial, sua natureza divina e a infinitude das bênçãos celestiais; PÚRPURA – Representa a realeza de Cristo e seu senhorio; e, CARMESIM – Tipifica o sangue de Cristo vertido no calvário e sua capacidade para salvar do poder do pecado pois seu sangue nos purifica de todo o pecado. A transposição deste véu era restrita ao Sumo Sacerdote. Cristo abriu o caminho para o céu. Este véu fora rasgado por Deus quando da crucificação de Jesus Cristo no calvário – “E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras”.

Este véu marcava a linha divisória entre Deus e o homem. E, de um ponto de vista estritamente geográfico, ele cobria apenas alguns metros de espaço, mas como uma realidade espiritual, era uma barreira insuperável que homem algum poderia atravessar. Os Sacerdotes podiam chegar até o segundo véu e somente o Sumo Sacerdote podia passar por ele e, isso era feito somente em um dia designado, uma vez por ano. Ele não tinha absolutamente qualificação alguma, ou direito algum, de passar pelo véu, exceto a autoridade que lhe foi dada por Deus. Como homem, ele era tão inelegível como qualquer outra pessoa. A autoridade para fazer isso derivava unicamente de seu ofício como Sumo Sacerdote, no exercício do qual ele representava a pessoa de Cristo.

Ao rasgar o véu, Deus estava dizendo ao mundo que a separação entre Ele e o homem tinha sido removida por meio do pagamento feito por Seu Filho no Calvário. A palavra grega traduzida como “Está consumado” é tetelestai, que significa literalmente “Liquidado”, ou “Quitado”. ALELUIA!


Referências:
– Tipologia do Tabernáculo – José Ferraz
– A Extraordinária Santidade de Deus – Jeremy James

19 maio 2019

Lição 7: O lugar Santo

SUBSÍDIOS DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO/CPAD

Apresentar um verdadeiro serviço e uma verdadeira adoração a Deus é o que esta lição propõe. Semelhantemente aos sacerdotes,que deviam ter zelo no serviço e adoração apresentados no Lugar Santo, devemos ter essa mesma perspectiva na Nova Aliança.

O resumo da lição

O Lugar Santo era um local de serviço e de adoração, conforme apresenta o primeiro tópico da lição. O segundo descreve as peças que compunham o Lugar Santo: o Castiçal de Ouro, a Mesa com os Pães da Proposição e o Altar do Incenso. E o terceiro tópico apresenta os dois véus do Tabernáculo: (1) o primeiro, que fazia a divisão entre o Pátio e o Lugar Santo; e (2) o segundo, que fazia a divisão entre o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo.

A fim de apresentar a urgência do tema central da presente lição, leia este texto: “O mundo derruba e desfaz tudo. Os cristãos edificam. Mas, para fazermos assim, nós mesmos devemos ser edificados primeiro. Falar em línguas edifica a nós pessoalmente (1Co 14.4,14,17,18). Se não formos edificados, estaremos ministrando com vasos vazios. A vida devocional de muitos cristãos modernos é lastimavelmente fraca. A oração e a adoração são nossas fortalezas interiores. Mas, se buscarmos somente a nossa edificação pessoal, ficaremos espiritualmente como esponjas que absorvem água em sem passá-la adiante. Precisamos esforçar-nos para edificar outras pessoas” (Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal, p.479).

Aplicações da lição

À luz do texto acima, e de cada tópico da lição, podemos fazer as seguintes reflexões:

1. Qual é o nosso serviço e como contribuímos para a adoração pública em nossa igreja local?

2. Como tem sido a nossa vida de intercessão a Deus? Intercedemos por nossos irmãos? Ou por nossa igreja? Levamos a sério a nossa vida de intercessão e de serviço a Deus?

3. Valorizo a oportunidade de, em Cristo, entrar livremente na presença de Deus?

Num contexto onde muita coisa é descartável e a qualidade do tempo não é valorizada, devemos nos perguntar a respeito do que fazemos na igreja local, se temos consciência da real dimensão acerca do que é uma vida de serviço e de adoração a Deus. Ao fazer essas reflexões, você pode apresentar exemplos de irmãos e irmãs que se destacaram no serviço a Deus.

18 maio 2019

Obra de sacrifício e oração

Leitura Bíblica Diária
Sábado, 18 de maio de 2019

 “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia” 
“Orai sem cessar” 
“Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti; Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer. E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse. Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti; Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste. Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.”
(Hebreus 5: 7; I Tessalonicenses 5: 17; João 17: 1-9)

O segredo da oração é orar em secreto. Livros sobre oração são excelentes, mas são insuficientes. Livros sobre cozinhar podem ser muito bons, porém se tornam inúteis se não houver alimentos para se fazer algo prático; assim também é a oração. Pode-se ler uma biblioteca de livros sobre oração e não obter, como resultado, nenhum poder para orar. Precisamos aprender a orar, e para isso, é preciso orar.

Enquanto estiver sentado numa cadeira, pode-se ler o melhor livro do mundo sobre saúde física e, ao mesmo tempo, ir definhando cada vez mais. Igualmente, podemos ler sobre oração, admirar a perseverança de Moisés, ficar espantados diante das lágrimas e dos gemidos do profeta Jeremias – e ainda não estar prontos, nem para o be-a-bá da oração intercessória. Como uma bala de rifle que nunca foi usada jamais apanhará uma presa, tampouco o coração que ora sem carga do Espírito conseguirá em tempo algum alcançar resultados. (L. Ravenhil)

Todas as pessoas enfrentam crises. Cada pessoa pode enfrentar um tipo de crise ou mais, São elas: crises na família, na vida profissional, na saúde e a crise espiritual. Talvez a crise espiritual seja a pior delas, pois ela poderá nos afastar de Deus.

O Espírito Santo inspira as palavras que são ditas em cada oração que fazemos. Elas saem do nosso coração de forma fácil quando estamos em perfeita sintonia com Deus. E isso que agrada a Deus: a nossa fuga das vãs repetições. Repetições de frases, orações ou “rezas” decoradas não agradam a Deus. Ele quer sentir o que sai do nosso coração. Em Mateus 6:7 Jesus disse: “E orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, porque presumem que pelo muito falar serão atendidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidades, antes que lho peçais”.

Seria impossível para os cristãos, no decorrer da história da Igreja, enfrentar os tribunais, as arenas, as fogueiras, os pelotões de fuzilamento, nas prisões, a fome, a sede, a perseguição, a incompreensão, e tantos outros males, se não fosse a certeza de que não estavam sozinhos, mas sentiam uma mão que lhe segurava e uma voz suave a lhes dizer: “coragem meu amigo, pois estou aqui para lhe conceder a vitória, e logo mais estarei contigo!” (W. Bandeira)

Assim, encerrando o estudo desta semana, o Altar do Incenso aponta para o lugar de adoração sincera. É o lugar onde Deus recebe nossas orações. É um tipo de Jesus como nosso fiel intercessor e, também, é um tipo do Espírito Santo que nos auxilia em nossas orações.

(Erivelton Figueiredo)

17 maio 2019

O Altar de Incenso

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
Sexta- feira

 “E fez o altar do incenso de madeira de acácia; de um côvado era o seu comprimento, e de um côvado a sua largura, era quadrado; e de dois côvados a sua altura; dele mesmo eram feitas as suas pontas. E cobriu-o de ouro puro, a parte superior e as suas paredes ao redor, e as suas pontas; e fez-lhe uma coroa de ouro ao redor. Fez-lhe também duas argolas de ouro debaixo da sua coroa, e os seus dois cantos, de ambos os seus lados, para neles se colocar os varais, e com eles levá-lo. E os varais fez de madeira de acácia, e os cobriu de ouro”. (Êxodo 37: 25-28)


Tudo aquilo que, na Bíblia, dizemos que é um símbolo, sombra ou tipo, indica que, aquilo do qual estamos referindo, aponta para uma realidade.  O tipo é uma sombra que indica uma realidade. O tipo é uma forma de profecia, mas, a profecia consiste em predição verbal, enquanto que a tipologia consiste na predição feita através da correspondência entre duas realidades (o tipo e o antítipo). O antítipo é sempre maior do que o tipo, pois é o cumprimento do tipo. Para entendermos o que é tipo e antítipo, basta usarmos o exemplo de uma fotografia. A foto é a imagem do objeto real que foi fotografado, mas, não é a realidade. Desse modo, a foto é o tipo, uma imagem, ainda que perfeita, é irreal; enquanto o objeto é o antítipo, o objeto real.

No Tabernáculo terrestre havia dois altares. Um era de bronze e estava situado à entrada do pátio, fala do lugar de juízo, era o lugar do “acerto de contas” entre o pecador e Deus; o outro altar estava localizado no lugar Santo e era todo confeccionado em madeira revestida de ouro. Neste altar queimava-se o incenso fabricado exclusivamente para este fim. As brasas que abasteciam este altar eram tiradas do altar do holocausto, por que, simbolicamente, era um “fogo” santo, pois o primeiro fogo ateado no altar de bronze desceu do Céu. O fogo dos braseiros deveria arder continuamente. Do mesmo modo as orações dos santos devem ser “sem cessar”.

O altar do ouro ou altar do incenso aponta para Cristo, como nosso intercessor diante do Pai – “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

O incenso, usado para queimar neste altar, fala das orações dos crentes. A composição do incenso era feita com substâncias e especiarias raras e caras. Este fato demonstra que, as orações devem ser puras e são como perfumes caríssimos, que sobem à presença de Deus. Este incenso somente poderia ser criado para ser usado no Altar, porque ele era feito para Deus. Somente Deus poderia cheirá-lo, e não o homem. As orações devem subir para as narinas de Deus somente. Nenhuma oração deve ser feita para outra criatura. Aqueles que oram para intermediários estão usando fogo estranho, não estão oferecendo incenso santíssimo, exclusivamente para o Senhor. A composição pura do incenso indica sua santidade e que as orações devem ser dirigidas somente a Deus.

(Erivelton Figueiredo)



16 maio 2019

Cerimônias da consagração


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA
QUINTA – FEIRA

Êxodo 29.1-9:

“Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,      E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás, E os porás num cesto, e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros. Então farás chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação, e os lavarás com água; Depois tomarás as vestes, e vestirás a Arão da túnica e do manto do éfode, e do éfode, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de obra de artífice do éfode. E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra. E tomarás o azeite da unção, e o derramarás sobre a sua cabeça; assim o ungirás. Depois farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas. E os cingirás com o cinto, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e consagrarás a Arão e a seus filhos”.

Servir a Deus não é uma opção que fazemos deliberadamente como se estivéssemos escolhendo um time para sermos torcedores dele, ou um clube de recreação para passar alguns momentos de entretenimento desfrutando daquilo que o clube venha a oferecer. Servir a Deus não é como escolher um futuro profissional, dos quais sempre optamos pelo mais lucrativo e menos laborioso. Servir a Deus não é como se estivéssemos diante de uma vitrine com muitas roupas e acessórios e, que sem dúvida alguma, lançaríamos mãos apenas daquilo nos agradasse. Servir a Deus não é como se estivéssemos diante de uma tv assistindo um programa, o qual, segundo o nosso julgamento, é excelente, mas que é uma coisa efêmera. Servir a Deus á algo muito sério, mas, infelizmente, tem pouco crente lidando com isso da maneira que o próprio Senhor exige.

Nem todos os que são salvos pela fé em Cristo Jesus, receberão, de Deus, um ministério. Serviço tem para todo e qualquer crente, porém ministérios são para poucos.  Por isso, como o candelabro estava num lugar “oculto” aos olhos de todo o povo, a simbologia, agora, aponta para uma situação mais crítica, por que, o que agora “pesa” não é um testemunho diante dos homens, mas uma condição diante de Deus. A entrada e permanência do sacerdote no lugar Santo e, sendo iluminado pelo candelabro de ouro, só era obtida através do cumprimento de rígidas observações.

Neste ambiente estavam o Candelabro de ouro, a Mesa com os pães da proposição e o Altar de ouro onde se queimava o incenso. Cada utensilio com a sua simbologia: o Candelabro, além de outras tipologias, é, também, o tipo do Espirito Santo, pois, para a lâmpadas continuarem acesas e brilhando não podia faltar o azeite, desta forma, hoje o crente, hoje, não tem como refletir a luz de Jesus sem o combustível adequado que é o Espírito Santo; a Mesa com os pães da proposição aponta para o que Jesus representa para nós – “Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”; e, o Altar de ouro aponta para Cristo como nosso intercessor – “Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles”.

A obra redentora de Cristo é assim; temos um altar diariamente a nossa disposição, sustentado pela intercessão contínua de Jesus Cristo a nosso favor.

(Erivelton Figueiredo)

13 maio 2019

Confiança no cuidado e na proteção de Deus

Meu Pastor é o Senhor
Ele não me faltará
Ele me guia com amor
Paz e descanso me dá.

Tenho tranquilidade
Por Deus sou guiado
Na justiça e verdade
De mim, Ele tem cuidado.

Ainda que eu andasse
Por zonas de perigo
Não temeria o impasse
Deus está comigo.

Inimigos verão
A mesa preparada
Também contemplarão
A unção derramada.

Bondade e compaixão
Em toda a vida terei
Com louvor e adoração
Ao meu Deus servirei.

Weliano Pires

O Castiçal iluminava o ambiente


LEITURA BÍBLICA DIÁRIA: (Êxodo 25.31-40)

“Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo.
E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele.
Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro.
Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores;
E um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro.
Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro.
Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele.
Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro.
De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos.
Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte.”

Nem mesmo Moisés se atreveu a descrever a extraordinária e gloriosa imagem do cenário interno da tenda do Tabernáculo. Fico divagando em meus pensamentos e imaginando como seria deslumbrante aquele ambiente – uma cortina branquíssima de linho fino bordado com a imagem dos querubins; a madeiras revestidas de ouro, reluzindo o brilho das lâmpadas do candelabro; os móveis construídos com todo zelo e dedicação dos edificadores, revestidos de ouro puríssimo; e, o aroma agradabilíssimo do incenso queimado que inundava o lugar, sem dúvida alguma era uma visão espetacular, todavia, tudo não era senão um pálido reflexo dos esplendores do templo de Deus no Céu, o grande centro da obra pela redenção do homem.

A Palavra de Deus especifica que o Candelabro de Ouro deveria ser feito com um talento de ouro (cerca de 43 Kg), ter sete hastes e ser feito de ouro batido (não moldado ou montado com partes componentes). Alguns eruditos estimaram que ele tinha pouco mais de 1,20 de altura. A Pia de Cobre, o Candelabro de Ouro e o Propiciatório eram similares no sentido que cada um deles era feito totalmente de um único material (cobre e ouro, respectivamente). A limpeza diária do fiel cristão, representada pela Pia, é uma obra contínua de Cristo, exatamente como a luz que brilha dentro dele — representada pelo Candelabro — é uma obra contínua de Cristo. E ambos apontam para nosso maravilhoso Pastor e Intercessor, cujo sacrifício expiatório vicário — representado pelo Propiciatório — pagou o preço da nossa salvação.

Como não existiam janelas ou portais abertos no Santuário, o Candelabro de Ouro era a única fonte de iluminação, exatamente como Cristo é a única luz sobrenatural em nossas vidas hoje. Ele também será a única fonte de luz na Nova Jerusalém – “E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada”.

O Candelabro de Ouro é uma figura gloriosa de Cristo em Sua divindade. Com suas sete hastes, o Menorah é também uma representação da igreja de Cristo, o corpo coletivo de crentes fiéis em quem o Espírito Santo habita. O Candelabro de Ouro nos diz que é tarefa de cada crente fiel fazer tudo que Cristo nos mandou fazer, ter comunhão em uma igreja que esteja dedicada à salvação dos perdidos, e encher-se diariamente com o Espírito Santo. Mesmo com toda sua fragilidade humana, o crente fiel é convidado a servir a Deus como um vaso inflamado para o Espírito Santo e levar ao mundo a Luz — a única Luz — que pode dar salvação aos perdidos.

Erivelton Figueiredo

09 maio 2019

Justiça mediante a fé

LEITURA BÍBLICA DIÁRIA

Romanos 4.6-8:

“Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo: Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, E cujos pecados são cobertos. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.”

A primeira coisa que temos que ter em mente é que a justificação da qual se refere a Bíblia é um termo usado em tribunais de justiça, é um termo que se aplica a legalidade de algo. A lei, simplesmente, declara aquilo que é verdadeiro, mesmo por que, a lei não tem capacidade de mudar a personalidade ou caráter das pessoas. Da mesma forma, quando somos justificados por Deus, Ele não está mudando nossa personalidade, mas está declarando que fomos absolvidos de qualquer culpa que tínhamos, ou seja, quando pela fé cremos, aceitamos e participamos do sacrifício de Jesus Cristo, imediatamente somos imputados por “justos”, visto que, em Cristo satisfazemos a justiça de Deus. Assim como qualquer ato de Deus, a justificação tem origem na sua livre graça. Ela faz parte do plano de salvação.

Temos que encarar o pecado e suas consequências  com mais seriedade. Tem muita gente tratando o pecado como se fosse um sentimento que, na hora em que bem entender consegue deixar de sentir. É! As pessoas estão pensando que o pecado é como um botão que se pode ligar e desligar a bel-prazer. Não entenderam ainda que não somos pecadores por que pecamos, mas que pecamos por que somos pecadores. E, que isso ofende gravemente a santidade de Deus, o qual não fará vista grossa para nossos atos pecaminosos – a Sua santidade exige a punição do pecado. Por isso, Jesus morreu em nosso lugar. Mas, esteja ciente de uma coisa: Jesus não só morreu por mim e por você por que Deus tinha que matar alguém para que Sua justiça fosse satisfeita, Ele morreu por que, sobre Ele, estavam os meus e os seus  pecados, tornando-O pecador em nosso lugar e, como justo que é, a morte de Jesus nos qualifica como justos também. Justos, de fato, nós não somos, mas Deus nos vê, agora como tais.

Nós tínhamos um problema insolucionável, pois, como podia Deus justificar ao transgressor intencional de Sua Lei sem justificar seus pecados? Como podia Deus livrar-lhe da penalidade de Sua Lei quebrada sem comprometer Sua santidade e sem mudar Suas palavras de que Ele “ao culpado não tem por inocente”? Como podia ser dada a vida ao delinquente culpado sem anular a sentença “a alma que pecar, essa morrerá”? Como podia ser mostrada misericórdia ao pecador sem a justiça ser desprezada?
 Este é um problema que deve sempre ter embaraçado a cada uma das inteligências finitas. Apesar de tudo, Deus, em Sua sabedoria perfeita, planejou um caminho pelo qual o “principal dos pecadores” pode ser tratado por Ele como se fosse perfeitamente inocente; ainda mais, Ele o declara justo, de acordo com o padrão requerido pela lei, e com direito à recompensa da vida eterna.

Aquilo que era incapaz do homem realizar por si mesmo, para amenizar sua culpa diante de Deus, Jesus o fez.

Erivelton Figueiredo

08 maio 2019

A felicidade do justo

Feliz é quem não se orienta
No conselho dos pecadores
Nem tampouco se assenta
Nas rodas de zombadores.

A sua satisfação, no entanto
Está na Palavra de Deus
Fazendo dela, portanto
A reflexão dos dias seus.

É como a árvore plantada
Às margens de águas correntes
Dá frutos em época marcada
E suas folhas são permanentes.

Os pecadores não são assim
Como a palha, o vento os leva
Desolador será o seu fim
Pois, escolheram as trevas.

No juízo divino não resistirão
Serão duramente punidos
Com os justos não estarão
Na morada dos escolhidos.

Weliano Pires

A justificação do pecador

LEITURA BÍBLICA DÁRIA


Salmos 31.1-2

“Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça. Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve”.

A tenda do Tabernáculo aponta para um momento soleníssimo e, que tem sido ignorado e negligenciado por muitos crentes nos dias de hoje. Infelizmente, por falta de conhecimento, alguns crentes julgam que, por estarem vivendo na dispensação da graça, podem entrar ou permanecer na presença de Deus sem que tenham experimentado o “novo nascimento”. A figura da tenda, que é parte integrante de todo o Tabernáculo, fala de uma condição que Deus EXIGE dos que querem chegar a Ele. O pecador israelita, jamais poderia entrar pela porta do pátio e, ignorando o sacerdote; desprezando o altar de bronze; e, negligenciando a pia de cobre, entrar pela cortina da tenda. O problema não era só o fato de estar burlando leis, mas consistia em desobediência a Deus, e isso, é um comportamento GRAVÍSSIMO.

Davi foi declarado por Deus como um homem segundo o Seu coração, por que, Davi temia a Deus com todo seu entendimento. Salomão foi, como declara a Bíblia, o homem mais sábio deste mundo, contudo, a sabedoria de Salomão consistia em conhecimento intelectual somente, mas, sem dúvidas alguma, Davi a sabedoria de Davi foi estritamente divina, pois ele temia ao Senhor. Naquilo em que Davi não errou, tudo ele fez dentro da mais específica vontade de Deus.

Por isso, Davi começa este salmo pedindo que seja socorrido por Deus, nos tempos de aflições, mas, que o socorro do Senhor não seja em virtude das ações dele, mas que este socorro esteja alicerçado exclusivamente na justiça do Pai Celeste. Ainda que o julgamento que Davi fazia de si mesmo, fosse muito bom, ele tinha consciência de que não era  pelos seus próprios méritos que alcançaria algum favor de Deus. Davi tinha plena consciência de que era tão pecador quanto qualquer outro homem. Ele não era arrogante em pensar que sua posição dava-lhe privilégios diante de Deus. Ainda que o Senhor o tenha chamado para “pastorear” o povo israelita, certamente, Davi ao se contemplar no espelho, via-se tão somente como uma das ovelhas do seu tão grande rebanho.

“Não me deixes confundido” – neste pedido, Davi não está insinuando que está confuso com tudo que está acontecendo. Ele não está declarando que está com “nó” na cabeça e, que não alcançou tudo aquilo que Deus quer realizar através de sua vida, mas ao contrário disto, Davi está pedindo ao Senhor que o testemunho que ele está dando de homem de Deus, não dê margem para outra interpretação que não seja a de um novo homem; uma nova vida.

Davi prossegue fazendo uma confissão (confissão, esta, que deve ser a que todo crente tem que fazer) e, declara, sem nenhum constrangimento, de que ele não tem a mínima condição de, por si mesmo, permanecer firme diante de Deus. Em outras palavras, transpondo para o ensino da semana, a santificação, que é necessária para ver Deus, é um processo que só se alcança quando estamos firmados na rocha que é Jesus.

FONTE: Blog do Erivelton Figueiredo

MURMURAÇÃO: UM PECADO QUE NOS IMPEDE DE ENTRAR NA CANAÃ CELESTIAL

(Comentário do 3º tópico da Lição 07: O perigo da murmuração) Ev. WELIANO PIRES No terceiro tópico, veremos que a murmuração também nos impe...