15 julho 2025

UMA IGREJA FIEL À PREGAÇÃO DO EVANGELHO

SUBSÍDIO DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO /CPAD

Uma das características mais peculiares da igreja do primeiro século era a sua fidelidade ao ensinamento sagrado de nosso Senhor Jesus Cristo. Os primeiros anos da igreja são marcados por uma pregação cristocêntrica, que consistia no chamado ao arrependimento e no testemunho público de que a Salvação podia ser alcançada mediante a fé no sacrifício de nosso Senhor Jesus Cristo. Diferente dos dias atuais, em que o apelo de muitas pregações tem sido para as necessidades materiais e emocionais, a igreja primitiva prezava pelo ensino vivo e transformador das Escrituras Sagradas, inspirada pelo Espírito de Deus.

A mensagem genuinamente pregada pelos nossos primeiros irmãos trazia consigo o poder de convencer o ser humano do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8). Os testemunhos da Lei e dos Profetas fundamentaram a teologia apostólica e subsidiaram os discípulos na pregação a respeito de Jesus ser o Messias prometido. Ao analisarmos a primeira pregação de Pedro à multidão, identificaremos aspectos essenciais que ratificam a natureza cristocêntrica da pregação primitiva (At 2.14-41). Conforme discorre Lawrence O. Richards no Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento (CPAD), “os elementos essenciais são, simplesmente, aquelas verdades que definem Jesus e sua obra e, sem elas, o Evangelho estaria enfraquecido. Quais são essas verdades essenciais das quais depende a nossa salvação? [...] O núcleo do Evangelho e da base de nossa fé é simplesmente isto: o Jesus histórico morreu por nós, ressuscitou e assim se estabelece tanto como Senhor quanto como Salvador. Estas verdades são confirmadas por predições nas Escrituras do Antigo Testamento. Somente por meio de Jesus, e da fé em seu nome, a salvação pode ser encontrada. Quando testificamos, são estas verdades essenciais que deveremos ter em mente — e comunicá-las a todos tão claramente quanto pudermos” (2007, p.257).

Partindo dessa premissa, a igreja atual precisa refletir se está pregando o genuíno evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Muitas pregações mais se parecem com discursos de autoajuda ou confissão positiva. A pregação genuína do Evangelho deve ser, primeiramente, bíblica, fiel à exposição do texto sagrado. O que, de fato, consolida uma vida cristã saudável é o conhecimento da Palavra de Deus. Seus princípios são inspirados pela ação do Espírito e, uma vez observados, servem de alimento espiritual indispensável para o crescimento e amadurecimento da fé cristã. Que Deus nos ajude, enquanto professores da Escola Dominical, a preservarmos o compromisso com os ensinamentos da santa e única Palavra de Deus. Ela é suficiente!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

UMA IGREJA FIEL À PREGAÇÃO DO EVANGELHO

SUBSÍDIO DA REVISTA ENSINADOR CRISTÃO /CPAD Uma das características mais peculiares da igreja do primeiro século era a sua fidelidade ao ens...