08 janeiro 2025

PREVENINDO-SE CONTRA A TENDÊNCIA JUDAIZANTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 02: Somos Cristãos) 

Ev. WELIANO PIRES 

No primeiro tópico, falaremos da prevenção do apóstolo Paulo contra a tendência judaizante. Falaremos da subida de Paulo a Jerusalém por orientação divina, catorze anos após a sua conversão, onde ele se reuniu com os apóstolos. Na sequência, falaremos do objetivo desta reunião que, provavelmente, teve ligação com a profecia de Ágabo sobre a fome e não deve ser confundida com o primeiro concílio da Igreja de Jerusalém. Por último, falaremos do caso de Tito, que os judaizantes queria que ele fosse circuncidado, mas Paulo não aceitou, pois ele não era judeu.  

1. Subindo outra vez a Jerusalém (Gl 2.1,2). No primeiro capítulo da Epístola aos Gálatas, Paulo se mostra espantado com o fato dos gálatas haverem passado tão depressa do Evangelho da Graça pregado por ele, para o falso evangelho dos judaizantes (Falaremos disso no segundo tópico). A partir daí, Paulo relata o seu procedimento antes da sua conversão, como ele excedia aos seus compatriotas em Judaísmo e perseguia a Igreja de Cristo.   Em seguida o apóstolo relata como foi o seu procedimento após a sua conversão. Ele diz que não consultou a carne e o sangue e não tornou a Jerusalém, mas partiu para a Arábia e depois retornou a Damasco. Por fim, após três anos da sua conversão, foi a Jerusalém para ver a Pedro e ficou com ele 15 dias (Gl 1.11.18). Esta foi a primeira vez que ele esteve em Jerusalém, após a sua conversão.   No capítulo 2 da Epístola aos Gálatas, ele continua este relato e diz: “Passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém, com Barnabé, levando comigo Tito”. (Gl 2.1). Paulo diz ainda que esta subida a Jerusalém se deu por revelação divina. Como explicou o comentarista, esta subida de Paulo a Jerusalém não foi na ocasião do primeiro concílio da Igreja em Jerusalém, pois este concílio tratou do mesmo assunto, mas não foi mencionado na Epístola aos Gálatas, o que nos leva a crer que a Epístola foi escrita antes deste concílio.   Podemos concluir que esta subida de Paulo a Jerusalém com Barnabé ocorreu antes da sua primeira viagem missionária, quando eles ainda estavam na Igreja de Antioquia da Síria, pois foi nesta época que eles receberam a profecia de Ágabo.   

2. Objetivo da reunião. Esta reunião de Paulo com  os apóstolos para discutir a questão dos judaizantes não foi uma convocação do colégio apostólico, ou concílio como o que aconteceu em Atos 15. Paulo deixou claro na Epístola aos Gálatas que ele subiu a Jerusalém por revelação e lhes expôs o Evangelho que ele pregava aos gentios (Gl 2.2).  Não sabemos de que forma Deus falou com Paulo para que ele fosse a Jerusalém. O comentarista mencionou que é possível que tenha ligação com Ágabo. É uma referência à profecia que Ágabo proferiu em Antioquia, dizendo que viria uma grande fome sobre todo o mundo. Por causa desta profecia, a Igreja de Antioquia enviou donativos aos pobres de Jerusalém, por meio de Barnabé e Saulo (At 11.27-30).   Se for este o caso, Paulo foi a Jerusalém com o objetivo de levar alimentos para os necessitados e aproveitou a oportunidade para expor o Evangelho da Graça que ele pregava aos gentios. Seja como for, o fato é que o Espírito Santo dirige a Igreja e sabe dos seus problemas. Por isso, revelou a Paulo que subisse a Jerusalém para resolver esta questão dos judaizantes.   

3. Tito e a circuncisão (v.5). Paulo subiu a Jerusalém acompanhado de Barnabé e Tito. Quanto a Barnabé, não havia problema com a sua presença, pois ele era judeu e, portanto, circuncidado. Este não era o caso de Tito, que era gentio. Apesar de ter sido um fiel companheiro de ministério do apóstolo Paulo e, provavelmente, seu filho na fé, Tito não é mencionado no Livro de Atos. Sabemos que ele era gentio, por causa da informação dada por Paulo na Epístola aos Gálatas (Gl 2.3).  Paulo era tolerante para com os fracos na fé e cedia em alguns pontos, para não prejudicar o avanço do Evangelho ou para não escandalizar os fracos na fé. No caso de Timóteo, por exemplo, Paulo o circuncidou, antes de levá-lo consigo para a missão, por causa dos judeus. Mas, por que ele não fez o mesmo com Tito? Porque Timóteo era judeu e isso fazia parte da cultura judaica. Entretanto, sendo Tito um gentio, se Paulo o circundasse, estaria dando munição aos judaizantes que insistiam que os convertidos a Cristo precisariam se submeter à Lei Mosaica. Isso seria uma incoerência da parte dele e contaminara a mensagem do Evangelho.   Com este episódio aprendemos que o Evangelho não é uma seita do Judaísmo, mas é transcultural. Se por um lado, não podemos adotar práticas judaicas no Cristianismo, por outro lado, devemos respeitar a cultura judaica para os judeus convertidos. Da mesma forma que devemos respeitar a cultura de outros povos, desde que estas culturas não comprometam os princípios do Evangelho.

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