15 janeiro 2025

HERESIAS QUE NEGAM A CORPOREIDADE DE CRISTO

(Comentário do 1º tópico da Lição 03: A Encarnação do Verbo). 


Ev. WELIANO PIRES


No primeiro tópico, apresentaremos as heresias que negavam a corporeidade de Cristo nos primórdios da Igreja. Falaremos da mais antiga delas, que era chamada de Docetismo. Os docetas ensinavam muitas coisas contrárias às Escrituras e negavam que Jesus tivesse um corpo físico. Neste tópico, veremos também alguns detalhes descritos no Evangelho segundo Lucas, que comprovam a humanidade de Jesus. Por fim, veremos o que os principais docetas diziam sobre Jesus e apresentaremos também textos bíblicos que contestam estas heresias.

1. O que é Docetismo? O Gnosticismo era um grupo muito diversificado, que misturava Judaísmo com Cristianismo e Paganismo. O nome Gnosticismo vem do grego “gnosis”, que significa conhecimento. Os gnósticos diziam possuir um conhecimento superior. O Docetismo surgiu da ideia gnóstica de que há um dualismo entre espírito e matéria, sendo o espírito bom e a matéria má. Desta forma, diziam que se Jesus é Deus, Ele não poderia ter um corpo físico, pois, segundo eles, o corpo é mal.

O Docetismo é uma seita do Gnosticismo, que surgiu no final do primeiro século e é considerada a mais antiga heresia do Cristianismo, junto com a heresia judaizante, que vimos na lição passada. O nome Docetismo deriva do grego Dokeo, que significa “ter aparência”. Este nome se deu porque os docetas negavam que Cristo teve um corpo real e diziam que tinha apenas um corpo aparente, como um fantasma.

2. O que os docetas ensinavam sobre Jesus? Os docetas e as outras ramificações do Gnosticismo ensinavam muitas coisas extrabíblicas e antibíblicas, conforme nos informou o comentarista. Para esta lição, na qual tratamos da encarnação do Verbo, vamos nos deter na questão da humanidade de Jesus que eles negavam. Não há como alguém negar a humanidade de Cristo e não negar as Escrituras, pois está muito claro na Bíblia que Jesus viveu como homem e teve um corpo físico.

Neste subtópico, o comentarista apresenta vários relatos do Evangelista Lucas, que não foi testemunha ocular dos fatos, mas os registrou como um exímio historiador, colhendo informações fidedignas daqueles que conviveram com Jesus. Além disso, Lucas foi inspirado pelo Espírito Santo para escrever o Evangelho.

O Evangelho segundo Lucas é o mais detalhista em relação a datas e fatos históricos, que nos permitem situar os acontecimentos da vida terrena de Jesus na história. Lucas cita um sacerdote chamado Zacarias e sua esposa Isabel, que era prima de Maria, mãe de Jesus (Lc 1.5).  Neste relato, ele menciona como se deu o nascimento de João Batista e a vista que Maria fez à sua prima Isabel, que estava  grávida de João e ao saudá-la a criança saltou em seu ventre.

Lucas narra com riqueza de detalhes como se deu o nascimento de Jesus, desde o seu anúncio pelo anjo Gabriel. Há também os registros dos amigos, vizinhos, parentes e pais terrenos de Jesus. Lucas registrou também que José vivia com a sua esposa em Nazaré, na Galiléia, mas foi se alistar em Belém da Judéia, pois era da família de Davi (Lc 2.4). Na ocasião do nascimento de Jesus, Lucas registrou que não havia hospedagem para Ele e foi envolto em panos e colocado em uma manjedoura. Um anjo avisou do seu nascimento aos pastores que guardavam os seus rebanhos e eles vieram ao local do nascimento e testemunharam o fato.

Há ainda os relatos das visitas do velho Simeão e da profetisa Ana, que eram pessoas idosas, tementes a Deus desde a mocidade. Ambos visitaram o menino Jesus e foram usados pelo Espírito Santo para falar dele como o Messias prometido a Israel. Eles viram o menino e comprovaram a sua humanidade. Lucas é o único evangelista a mencionar a adolescência de Jesus, no episódio em que ficou em Jerusalém depois da festa e foi encontrado no templo, no meio dos doutores, dialogando com eles. Todos estes relatos nos mostram o desenvolvimento físico, intelectual e espiritual de Jesus, como um ser humano.

3. O que os principais docetas diziam sobre Jesus? Um heresiarca é o principal líder fundador de uma heresia. Aqui, o comentarista nos apresenta os três principais heresiarcas docetas: Cerinto, Saturnino e Marcião. Os três eram expoentes do gnosticismo e ensinavam heresias sobre a humanidade de Jesus, mas com algumas diferenças de pensamento.

a) Cerinto. Era um judeu, natural de Antioquia, convertido ao Cristianismo, que viveu entre o final do primeiro século e o início do segundo século da Era Cristã. Foi contemporâneo do apóstolo João, de Policarpo de Esmirna, e de Irineu de Lião. Cerinto ensinava que havia diferença entre Jesus e Cristo. Segundo ele, Jesus era um um ser humano normal, filho biológico de José e Maria, que recebeu o Cristo divino após o batismo. Cristo teria guiado Jesus durante todo o seu ministério e pouco antes da crucificação, o abandonou e Ele morreu como um homem comum. No Livro de apoio, o comentarista cita também os ebionitas, que pensavam como Cerinto em relação à humanidade de Jesus.
b) Saturnino. Foi um dos primeiros cristãos da Síria a abraçar o gnosticismo, por volta de 120 d.C. Era aprendiz de Menandro, que era um gnóstico e mágico, discípulo do mágico Simão de Samaria. Saturnino ensinava que Jesus não nasceu, não teve corpo, nem forma humana. Era apenas uma aparência humana, que veio para destruir o Deus do Antigo Testamento que, segundo ele, era um impostor maligno.
c) Marcião. Era natural de Sinope, província do Ponto, na Ásia Menor e transferiu-se para Roma em 135 d.C. Assim como Saturnino, Marcião considerava que o Deus do Antigo Testamento era mau e ensinava que os cristãos deveriam rejeitar as Escrituras do Antigo Testamento. Por causa disso, tornou-se antissemita e crirou o seu próprio cânon das Escrituras, excluindo todo o Antigo Testamento e os textos do Novo Testamento que faziam referência ao Antigo Testamento. Ele incluiu dez cartas paulinas, excluindo as pastorais e incluindo a Epístola aos Laodicenses. Marcião negava a humanidade de Jesus, mas não está claro em seus escritos se ele cria que fosse apenas uma aparência.

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