22 novembro 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 9: PAULO E A SUA DEDICAÇÃO AOS VOCACIONADOS

 


Nesta lição falaremos sobre o papel do apóstolo Paulo na preparação de novos obreiros para substituí-lo nas Igrejas. Paulo sabia, por revelação divina, que seria executado em breve e se preocupava com o futuro da Igreja, principalmente por causa dos falsos mestres, que ele chamou de "lobos cruéis". 


É muito importante que um líder tenha a preocupação de formar auxiliares, substitutos e até sucessor, pois, além de não podermos fazer tudo sozinho, não somos eternos. Estamos aguardando a Volta de Jesus a qualquer momento para buscar a sua Igreja, mas não sabemos quando Ele virá. Se o Senhor não voltar logo, os atuais líderes passarão para a eternidade e outros terão que assumir a liderança da Igreja. 


Temos dois exemplos de líderes na Bíblia, que foram tementes a Deus: Moisés e Josué. Um preparou o seu sucessor, o outro não. Moisés foi avisado por Deus de que não entraria na terra prometida e que Josué seria o seu sucessor. Ele, então, tratou de prepará-lo para a sucessão. Após a morte de Moisés, Josué assumiu a liderança, conquistou a terra prometida e o povo não se desviou. Josué, apesar de ser um homem temente a Deus, durante toda a sua vida, não se preocupou em preparar alguém para sucedê-lo. No final da sua vida, ele reuniu o povo e disse: 

– Escolham a quem vocês querem servir, se aos deuses a quem os pais de vocês serviram, do outro lado do Jordão, ou ao Senhor. Porém, eu e a minha casa serviremos ao Senhor. (Js 24.15). 


O resultado disso foi trágico. Após a morte de Josué, o povo não tinha liderança e cada um fazia o que achava certo. O povo caiu na idolatria e passou cerca de trezentos anos num ciclo vicioso: pecava e era entregue aos inimigos; se arrependia e Deus levantava um libertador; voltava a pecar e eram dominados novamente.


No primeiro tópico falaremos sobre a cidade Éfeso como uma base do apóstolo Paulo para o treinamento e orientação de novos obreiros. Veremos como Paulo recrutou e treinou pessoas vocacionadas para o ministério, para que o auxiliassem na direção das Igrejas que ele plantava. Veremos por último, que Paulo foi um mestre, que serviu de inspiração aos obreiros mais novos, pois ele havia recebido o Evangelho diretamente do Senhor. 


No segundo tópico falaremos sobre o legado doutrinário e apologético do apóstolo Paulo. Em suas epístolas, Paulo alertou os companheiros obreiros em relação aos falsos mestres, principalmente os judaizantes e os gnósticos. Falaremos também sobre o compromisso que o apóstolo tinha com o Senhor, evidenciado em sua coerência entre o seu discurso e a prática. 


No terceiro e último tópico, veremos o discurso emocionado, em tom de despedida, aos anciãos da Igreja em Éfeso. Paulo os alertou sobre três pontos cruciais no ministério pastoral: o desprendimento material do obreiro, o cuidado pessoal do obreiro e o cuidado que o obreiro deve ter em relação às ameaças dos predadores do rebanho do Senhor. 


Leia o texto na íntegra acessando o link abaixo. Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: A PROMESSA DA PROTEÇÃO DIVINA

Ev. WELIANO PIRES Nesta lição, estudaremos sobre a promessa divina de proteção ao seu povo. Não nos referimos à proteção contra inimigos hum...