No subsídio pedagógico nos foi sugerido fazer uma revisão dos assuntos estudados até agora para reforçar o nosso aprendizado. Segue abaixo um pequeno resumo de cada uma das cinco lições estudadas neste trimestre, sobre a vida e ministério do apóstolo dos gentios. É importante relembrar em todas as aulas, o conteúdo da lição anterior.
Na primeira lição, como uma introdução ao trimestre, falamos sobre os três mundos do apóstolo Paulo: o romano, o grego e o judeu. Falamos sobre o mundo em que Paulo viveu, sob três aspectos: as características do império romano, a bagagem cultural grega de Paulo e as suas raízes e ligações com o povo de Israel.
Na lição 02, estudamos sobre a vida de Saulo antes da sua conversão, como opositor e perseguidor implacável do Cristianismo. Falamos também sobre a perseguição de Saulo contra a Igreja de Jesus, com o objetivo de exterminá-la, mediante tortura física e psicológica. Por último discorremos sobre as muitas perseguições sofridas pelo pentecostais no Brasil, no início das Assembléias de Deus.
Na lição 03, estudamos sobre a conversão de Saulo de Tarso a Cristo. Vimos que a conversão de Saulo foi um ato da Graça de Deus e se deu através de uma experiência sobrenatural e não através da evangelização. Falamos sobre a conversão como uma doutrina bíblica, sobre a definição de arrependimento e sobre a mudança radical que aconteceu na vida de Saulo. Por último, falamos sobre as três faculdades interiores do ser humano, que são transformadas na conversão: faculdade intelectual, faculdade das emoções e faculdade da vontade.
Na lição 04 sobre a vocação de Paulo para ser apóstolo. Paulo faz questão de enfatizar em suas epístolas que ele era apóstolo não por vontade de homem algum, mas do próprio Senhor Jesus. Vimos que o passo inicial para a chamada ministerial de Paulo teve base na presciência divina. Deus escolheu Paulo para ser apóstolo, antes que ele nascesse. A efetivação desta chamada apostólica de Paulo, foi feita pelo Cristo ressurreto. Por último, falamos sobre a preparação ministerial de Paulo. O Senhor o enviou para o deserto da Arábia, onde ele era totalmente desconhecido. Paulo passou a depender completamente de Deus e teve revelações profundas do próprio Jesus, sobre o Evangelho que deveria pregar.
Na lição 05, estudamos sobre a mensagem pregada por Paulo, que era Jesus Cristo e este crucificado. A mensagem pregada por paulo era cristocêntrica e não antropocêntrica e de autoajuda. Falamos sobre a centralidade da mensagem pregada por Paulo. Definimos algumas expressões-chave da doutrina ensinada por Paulo: “Evangelho de Cristo”, “Cristo crucificado” e “Cristo ressurreto''. Por último, falamos sobre os efeitos da mensagem da cruz, que são: uma vida no poder de Deus, uma vida de humildade e uma vida na dependência do Espírito.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Pb. Weliano Pires
Clara e objetiva explicação.
ResponderExcluirEntendemos até aqui a chamada de Paulo ao seu ministério e todas as suas dificuldades. Com isso ficou esclarecido que temos que perseverar em levar a Palavra.
Deus continue abençoando seu ministério grandemente.