29 novembro 2021

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10: PAULO E O SEU AMOR PELA IGREJA


REVISÃO DA LIÇÃO PASSADA


Na lição passada falamos sobre sobre o papel do apóstolo Paulo na preparação de novos obreiros para substituí-lo nas Igrejas. Falamos um pouco sobre a cidade Éfeso, que foi usada como base do apóstolo Paulo para o treinamento e orientação de novos obreiros. Paulo recrutou e treinou pessoas vocacionadas para o ministério, para que o auxiliassem na direção das Igrejas que ele plantava. O apóstolo foi um mestre, que serviu de inspiração aos obreiros mais novos, pois ele havia recebido o Evangelho diretamente do Senhor.


Falamos também sobre o legado doutrinário e apologético do apóstolo Paulo. Em suas epístolas, Paulo alertou os companheiros obreiros em relação aos falsos mestres, principalmente os judaizantes e os gnósticos. Paula tinha um compromisso com o Senhor, evidenciado em sua coerência entre o seu discurso e a prática. 


Por último, falamos sobre o discurso emocionado de Paulo, em tom de despedida, aos anciãos da Igreja em Éfeso. Paulo os alertou sobre três pontos cruciais no ministério pastoral: o desprendimento material do obreiro, o cuidado pessoal do obreiro e o cuidado que o obreiro deve ter em relação às ameaças dos predadores do rebanho do Senhor. 


INTRODUÇÃO À LIÇÃO 10


Vimos nas três últimas lições, a dedicação de Paulo aos pecadores, levando-lhes o Evangelho e plantando Igrejas; a dedicação de Paulo aos novos convertidos, dando-lhes as primeiras instruções e cuidando deles; e a dedicação aos novos obreiros, ensinando-lhes e servindo de inspiração. 


Nesta lição, tomando como exemplo a igreja de Tessalônica, falaremos sobre o amor de Paulo pela Igreja do Senhor, no âmbito local. O apóstolo João é conhecido como o apóstolo do amor, principalmente, por causa da sua primeira Epístola, onde ele fala bastante sobre o amor de Deus e a necessidade de nós amarmos uns aos outros. Entretanto, Paulo também pode ser chamado de "o outro apóstolo do amor", pois ele falou bastante sobre amor. Ele escreveu o capítulo 13 de 1 Coríntios, dedicando-o inteiramente ao amor, fazendo afirmações profundas sobre o amor. 


No primeiro tópico, falaremos sobre o amor de Paulo pela Igreja. Lendo a primeira Epístola de Paulo aos tessalonicenses, podemos perceber que Paulo tinha um amor de pai para filhos para com os irmãos, não apenas os de Tessalônica, mas de outras Igrejas também. Este amor era motivado não por interesses pessoais, mas, pelo modo como os tessalonicenses viviam o Evangelho. Veremos ainda neste tópico que nós devemos demonstrar amor pela Igreja que congregamos.


No segundo tópico falaremos sobre a relação que há entre amor e fé. Tanto o amor quanto a fé são temas frequentes nas epístolas paulinas. Em suas epístolas frequentemente Paulo faz questão de demonstrar a grandeza do amor de Deus, revelado no sacrifício de Cristo, que morreu pelos pecadores, que não mereciam ser amados. A fé, por sua vez, vai muito além da crença na existência de Deus. Ela representa uma confiança inabalável em Deus a ponto de obedecê-lo incondicionalmente. 


No terceiro e último tópico falaremos a respeito das três virtudes chamadas de ‘teologais’ no catecismo da Igreja Católica, que estão presentes na Igreja de Tessalônica: fé, esperança e amor. São assim chamadas, porque são virtudes que tem origem em Deus e nos são concedidas por Sua infinita graça. Paulo fala destas três virtudes em 1 Coríntios 13.8 e diz que elas permanecem juntas, mas o amor é a maior delas: “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.”


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...