27 julho 2021

UM REINADO MARCADO PELA IDOLATRIA


Logo após a morte de Nabote, o jezreelita, que foi planejada e executada a mando de Jezabel, Deus usou o profeta Elias, para pronunciar um julgamento de extermínio contra a família de Acabe. Naquela ocasião Deus falou que os cães lamberiam o sangue de Acabe, da mesma forma que haviam lambido o sangue de Nabote; Deus falou também que os cães comeriam a carne de Jezabel e que os seus filhos seriam exterminados por causa da idolatria e das maldades que cometeram contra os profetas do Senhor. Ao ouvir esta dura sentença, Acabe se humilhou e, por isso, Deus falou para Elias que não traria estes males durante a vida de Acabe, mas, após a sua morte. 


Depois desta profecia, Acabe acabou a inimizade que havia contra o Reino do Sul, se aliou ao rei Josafá e aventurou-se numa guerra contra o rei da Síria e acabou sendo assassinado. O seu filho Acazias assumiu o trono e, mesmo sabendo de tudo o que acontecera durante o reinado do seu pai, continuou com a idolatria. 


1. O deus de Acazias. A idolatria de Acabe e Jezabel influenciaram profundamente a Acazias e ele se tornou devoto de Baal Zebube, deus de Ecrom, uma das cinco principais cidades dos filisteus que eram: Asdode, Ascalão, Ecrom, Gaza e Gate. Baal era adorado em vários locais e era chamado de acordo com o local onde era adorado. Por exemplo, “Baal-Peor” significa “senhor do Monte Peor'' e era adorado pelos moabitas. O nome Baal-Zebube significa literalmente “senhor das moscas”. É provável que esse nome tenha sido mudado pelos judeus de Baal-Zebul, que significa “senhor do céu” ou “senhor dos lugares altos”, em forma de zombaria. Os adeptos de Baal Zebube acreditavam que esta divindade tinha o dom de prever o futuro.


2. Acazias segue os passos de seus pais. O texto bíblico não oferece muitos detalhes sobre a impiedade de Acazias. Diz apenas, de forma genérica, que ele fez o que era mau aos olhos do Senhor.  Mas, o que significa “fazer o que é mau aos olhos do Senhor”? Em vários textos dos livros dos reis, encontramos esta expressão, para se referir à idolatria dos reis: Salomão (1 Rs 11.6); Roboão (1 Rs 14.22);  Nadabe (15.26); Baasa (1Rs 15.34); Acabe (1 Rs 21.25); Jorão (2 Rs 3.2).

Acazias reinou apenas dois anos no reino do Norte, de 953 a 952 a.C. Durante este curto período, mesmo sabendo de todos os problemas dos seus pais com a idolatria, sendo confrontados pelo profeta Elias, Acazias seguiu o mau exemplo, consultando a um ídolo para saber do futuro. 


É muito importante que os pais ensinem aos seus filhos a Palavra de Deus, não apenas na teoria, mas também na prática, para que na idade adulta eles continuem servindo a Deus. Se os nossos pais não serviram a Deus, não devemos seguir os maus exemplos. Há casos na Bíblia de reis que foram ímpios e os seus filhos não seguiram o seu exemplo. Acaz, o pai de Ezequias, era ímpio e Ezequias foi um rei temente a Deus. Amon, o pai de Josias, também era ímpio e o seu filho foi um excelente rei. 


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...