A nossa vida consiste em escolhas. Deus criou o ser humano e dotou-o com o livre arbítrio. Muitas pessoas pensam que Deus vai decidir por elas ou forçá-las a alguma coisa. Mas não é bem assim. Deus nos dá discernimento e nos mostra o caminho. Mas, a escolha é nossa. É preciso pensar antes de escolher, porque a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.
1. Consequências de escolhas erradas. Acabe seguiu os caminhos de Jeroboão, que havia levado Israel à idolatria. O texto bíblico diz que Acabe "serviu a Baal e o adorou." Além de adorar a Baal, Acabe construiu um templo para Baal e um poste da deusa Aserá em Samaria (1 Rs 16.31,32). Esta idolatria toda foi consequência do seu casamento com Jezabel, que era filha de Etbaal, rei dos sidônios.
Este casamento trágico de Acabe serve de alerta aos crentes que ainda não casaram. O casamento com ímpios nunca acaba bem. A Bíblia diz para não nos prendermos a um jugo desigual com infiéis, pois, não deve haver comunhão entre a luz e as trevas (2 Co 6.14-16). Na Lei, Deus já havia acertado para os israelitas não se casarem com mulheres estrangeiras, porque elas iriam lhes perverter o coração (Dt 7.1-4). Salomão ignorou este alerta e as mulheres estrangeiras o levaram à idolatria. Acabe seguiu o mesmo caminho.
2. A rainha perversa. Além de ser idólatra e instituir o culto a Baal em Samaria, Jezabel era perversa e cometeu muitas atrocidades. Uma das suas primeiras maldades foi mandar matar os profetas do Senhor. Só não morreram todos, porque um mordomo do rei Acabe chamado Obadias, que temia ao Senhor, escondeu alguns profetas em covas e os sustentou com pão e água (1 Rs 18.4).
Jezabel também ameaçou a vida do profeta Elias, após o confronto com os profetas de Baal no Monte Carmelo, quando Elias mandou matar os profetas de Baal e os de Aserá (1 Rs 19.1,2). Elias fugiu e, desiludido, pediu a Deus a morte (1 Rs 19.4). Mas, o Anjo do Senhor o amparou, deu-lhe comida, fortaleceu-o e deu-lhe novas missões.
Acabe tentou comprar a vinha de Nabote o jezreelita. Esta propriedade de Nabote era herança dos seus pais e a lei proibia a venda. Por temer a Deus, Nabote recusou-se a vender a propriedade. Jezabel quando soube, tramou covardemente a morte de Nabote. Contratou uns homens ímpios para acusarem Nabote de blasfêmia e o povo o apedrejou. Depois da morte de Nabote, Acabe se apropriou indevidamente da vinha. (1 Rs 21).
Entre tantas maldades cometidas por Jezabel estão a prostituição sagrada e a feitiçaria (2 Rs 9.22). Depois da morte de Nabote, Deus usou a boca do profeta Elias para repreender Acabe e pronunciar o extermínio da sua descendência, que foi executada anos depois pelo rei Jeú. Elias falou que os cães lamberam o sangue de Acabe e comeriam a carne de Jezabel. (1 Rs 21.23-27). Deus é misericordioso, mas julga com rigor àqueles que insistem em permanecer na prática do mal.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário