10 julho 2021

O REINO DIVIDIDO: JEROBOÃO E ROBOÃO

Subsídio da Revista Ensinador Cristão / CPAD


A lição desta semana abordará a divisão do reino hebreu. Entretanto, o seu pano de fundo é a importância de seguir bons conselhos e ignorar os maus. Ouvir e seguir os conselhos sábios podem nos levar a um bom caminho.

Para trabalhar esse assunto, tenha em mente os seguintes objetivos: elencar as principais causas da divisão do reino; apresentar as falhas e más decisões de Roboão; pontuar o pecado de idolatria de Jeroboão. Esses objetivos o levarão fazer a seguinte reflexão como ponto central da lição: quem é capaz de distinguir os bons dos maus conselhos é capaz de tomar decisões sábias.

Resumo da Lição

O primeiro tópico da lição nos mostra que uma das causas da divisão do reino foi a opressão de Roboão. A missão de um bom líder não é oprimir, mas direcionar os seus liderados. Roboão fez exatamente o contrário, fazendo com que uma fenda abrisse no reino.

O segundo tópico revela que Roboão não soube discernir o bom conselho do mau. Ele escolheu seguir o pior conselho naquele momento histórico e pôs tudo a perder. Naquele momento, tomar conselhos dos anciões, das pessoas mais experientes e idôneas era a coisa mais sensata a fazer. Mas o filho de Salomão procurou os conselhos mais pragmáticos, de pessoas neófitas.

Finalmente, o terceiro tópico mostra que a consequência da escolha de Roboão gerou uma grande divisão e o pecado de idolatria surgiu no agora denominado Reino do Norte. Seu líder, Jeroboão, levou as 10 tribos a praticarem o pecado de adultério espiritual, a idolatria.

Aplicação

A lição desta semana nos faz refletir a respeito do bom e do mau conselho. Atentar para o bom conselho é um princípio eterno que a Igreja de Cristo deve considerar. O Novo Testamento nos ensina que o Senhor Jesus deu para a igreja dons ministeriais: apóstolo, profeta, evangelistas, pastores e mestres (Ef 4.11). O nosso Senhor levantou esses ofícios a fim de garantir que os membros do Corpo de Cristo cheguem à estatura espiritual de Cristo (Ef 4.13). Isso passa pelos bons conselhos.

Assim o Senhor instituiu um método legítimo de bons conselhos, de boa palavra e de boa direção. Precisamos valorizar os ministérios valiosos que o Senhor Jesus tem dado à Igreja. Que haja sabedoria na plantação de igreja, na palavra profética, no ensino exposto das Escrituras. Tudo isso contribui para o crescimento e a maturidade do Corpo de Cristo, a Igreja.

x

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...