23 julho 2021

A ORAÇÃO DE ELIAS


1. Os preparativos de Elias. Após o fracasso dos profetas de Baal, Elias iniciou o seu sacrifício. Em primeiro lugar, ele consertou o altar do Senhor que estava em ruínas. Para isso, juntou doze pedras, representando as doze tribos de Israel. Colocou lenha sobre as pedras e partiu o bezerro em pedaços. Por último, mandou cavar um rego ao redor do altar e enchê-lo de água abundantemente. Elias tinha certeza de que Deus iria respondê-lo, pois ele havia feito tudo seguindo as orientações de Deus. Agora ele deixou o altar totalmente molhado, para não restar dúvidas de que realmente o fogo era sobrenatural, pois o fogo natural não queima coisas molhadas. O objetivo de Elias não era aparecer ou exaltar-se. Ele  desejava trazer o povo de volta à fé no Único e Verdadeiro Deus. 

2. Uma oração confiante. Elias fez uma oração simples, com poucas palavras, porém, foi uma oração de fé. Em sua oração, Elias falou para Deus que fizera tudo segundo a Palavra de Deus, para que o povo cresse que só o Senhor é Deus (1 Rs 18.37). Em momento algum, ele determinou, exigiu ou decretou alguma coisa. Quando falou de si mesmo para Deus, a única referência foi “eu sou teu servo”. 

A oração é um diálogo do crente com Deus. Neste diálogo deve haver sinceridade absoluta, pois Deus é onisciente e não se impressiona com falsos discursos. Toda oração deve ser dirigida única e exclusivamente a Deus. Não podemos fazer orações a anjos, santos, ou qualquer tipo de intermediário, pois, isso constitui-se em pecado de idolatria. Elias dirigiu a sua oração ao Deus dos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó (1 Rs 18.36a). 

Na oração, devemos nos dirigir a Deus em adoração e humildade, reconhecendo a sua soberania, pois somos criaturas e servos e Ele é Deus e Senhor. (1 Rs 18.36b). Somos aceitos como filhos por adoção, mas isso não nos torna iguais a Ele. Toda oração deve ser feita de acordo com a vontade de Deus. Elias disse a Deus que fizera todas estas coisas “segundo a Tua Palavra” (1 Rs 18 36). Em nossas orações nunca devemos pedir coisas que não agradam a Deus ou que contrariam a Sua Palavra, pois, certamente não seremos ouvidos. (Tg 4.3; 1 Jo 5.14). 

As nossas orações devem ter objetivos nobres. Existem orações diferentes: súplicas, ações de graças, intercessão, clamor, conversa diária com Deus, adoração, etc. Podemos reunir tudo isso em uma única oração, mas, há casos em que oramos exclusivamente por uma causa. Entretanto, em toda oração o objetivo tem que ser glorificar a Deus e fazer o bem ao próximo. No caso de Elias, ele fez um clamor a Deus, por uma resposta com fogo, para tornar o coração do povo para Deus. Ele deixou claro em sua oração, que Deus estava usando-o para fazer aquilo (1 Rs 18.37). 

3. A misericórdia de Deus. Deus deseja que haja alguém intercedendo para que Ele execute a sua misericórdia. Em vários textos bíblicos encontramos que Deus é misericordioso e compassivo. Deus não tem prazer na morte do ímpio e deseja que pecadores se arrependam. Muitas pessoas dão ênfase apenas à santidade e à justiça de Deus e esquecem da sua misericórdia. O profeta Jeremias diz que “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos” (Lm 3.22). Nesta resposta de Deus à oração de Elias, Deus oferece a Israel, mais uma oportunidade de reconhecer que somente Ele é Deus e abandonar a idolatria. Infelizmente, Israel não aproveitou esta oportunidade e continuou na idolatria até ser finalmente levado para o cativeiro da Assíria.


Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...