08 julho 2021

O REINADO E A IDOLATRIA DE JEROBOÃO

Imagem: EBD Belas Artes

Neste terceiro e último tópico, falaremos sobre o reinado de Jeroboão. Por causa da idolatria de Salomão, Deus levantou adversários contra ele e um deles foi Jeroboão, que se tornou rei das dez tribos do Norte.


1.  Quem foi Jeroboão. Jeroboão foi um dos oficiais de Salomão, responsável pelos trabalhos forçados nas tribos de Efraim e Manassés, descendentes de José (1 Rs 11.28). Ele era da tribo de Efraim, a segunda mais populosa de Israel, depois da tribo de Judá. Era filho de Nebate e Zerua. Sua mãe já era viúva nos dias de Salomão (1 Reis 11.26). 


2. A rebeldia de Jeroboão. Durante o reinado de Salomão o profeta Aías, profetizou a Jeroboão que Deus o havia escolhido para reinar sobre as dez tribos de Israel (1 Rs 11.29-31). Quando Salomão soube desta profecia tentou matá-lo, mas Jeroboão fugiu, buscando asilo político no Egito e lá permaneceu até a morte de Salomão (1 Rs 11.40). Quando soube da morte de Salomão, Jeroboão retornou para a terra e Israel e encontrou a grande insatisfação do povo, como vimos no tópico anterior. 


3. Jeroboão, o primeiro rei do Norte. Conforme já dissemos, por causa da idolatria de Salomão, Deus permitiu a divisão do reino e entregou dez tribos a Jeroboão, que se tornou o primeiro rei do Norte. Inicialmente, os dois reinos quiseram fazer guerra, mas, Deus proibiu Roboão de guerrear contra o Reino do Norte. Neste ponto, Roboão obedeceu. 

Os reis do Norte, desde Jeroboão, não teve nenhum que fosse justo. A dinastia de Jeroboão não prosperou. Após a sua morte, o seu filho Nadabe assumiu o trono, mas, reinou apenas dois anos e foi morto por Baasa.

Baasa assumiu o trono, mas também foi mau, seguindo os caminhos de Jeroboão. Reinou 24 anos no Reino do Norte. Os reis seguintes foram uma sequência de conspirações e usurpações do reino. Somente no reinado do general Onri, pai de Acabe, deu uma estabilizada. Embora ele e a sua descendência também fossem ímpios, Onri construiu Samaria e mudou a capital do reino do Norte para lá. O reino permaneceu com a sua descendência por quatro gerações: Onri, Acabe, Acazias e Jorão. Nos dias de Jorão, Jeú exterminou toda a família de Acabe, cumprindo a profecia de Elias. 


3. Consequências da idolatria. Jeroboão teve medo que o povo ao subir para Jerusalém, sentisse saudade da unidade nacional e se unisse a Roboão. Se isso acontecesse, ele seria morto (1 Rs 12.28,29). Então, ele resolveu construir altares com bezerros de ouro, nas duas extremidades do reino do Norte, em Dã e Betel, para representar Deus e evitar que o povo subisse a Jerusalém para adorar no templo. Isso, evidentemente, violava os dois primeiros mandamentos: “Não terás outros deuses diante de mim e não farás para ti imagens de escultura” (Ex 20.1,2). Essa atitude de Jeroboão provocou a ira de Deus, que enviou um profeta para profetizar contra aqueles cultos idólatras. A idolatria de Jeroboão fez com que Deus exterminasse a sua descendência (1 Rs 14.7-16). Deus não admite dar a sua glória a outrem (Is 42.8). A idolatria é um pecado gravíssimo e é considerado um adultério espiritual.


CONCLUSÃO DA LIÇÃO


Vimos nesta lição, a divisão do reino de Israel em dois: o reino do Sul, que era formado pelas tribos de Judá e Benjamim e ficou com a descendência de Davi; e o reino das dez tribos do Norte, chamado de Reino de Israel ou do Norte, que foi liderado por Jeroboão. 

Esta divisão veio de Deus, como uma punição à idolatria de Salomão e também como forma de prevenir que todo o Israel caísse na Idolatria e ameaçasse o projeto divino de enviar o Messias ao mundo, que viria da descendência de Davi. 

Falamos também nesta lição, sobre os erros de Roboão e Jeroboão, respectivamente, reis de Judá e de Israel. Ambos foram maus reis. Jeroboão instituiu a idolatria nacional e os cultos aos bezerros de ouro. Roboão, por sua vez, praticou outro tipo de idolatria, que foi a veneração a si mesmo, com práticas egoístas e opressoras ao seu povo. Os capítulos 11 e 12 de 2 Crônicas nos mostram que Roboão foi bem por três anos, no início do reino, mas, não perseverou em buscar ao Senhor.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...