Nesta semana estudaremos a terceira lição, envolvendo o profeta Elias. Iniciamos na lição 03 com o confronto entre Elias e Acabe. Na semana passada, na lição 04, falamos sobre o confronto de Elias com os profetas de Baal e Aserá. Nesta semana falaremos sobre o breve reinado de Acazias. Na próxima semana teremos a última lição envolvendo o profeta Elias, falando da sua despedida e arrebatamento.
No primeiro tópico desta lição, falaremos sobre o reinado de Acazias, que foi marcado pela idolatria. Acazias era filho do casal Acabe e Jezabel e seguiu os passos dos seus pais na idolatria. O rei Acabe morreu na guerra contra o rei da Síria, pelo território de Ramote de Gileade. Acazias assumiu o trono e o destaque do seu reinado foi que ele sofreu uma queda da sacada do palácio e adoeceu gravemente. Diante desse quadro, Acazias enviou mensageiros, para consultar a Baal Zebube, deus de Ecrom, para saber se ele sararia daquela enfermidade. Falaremos neste tópico sobre o deus adorado por Acazias, que era Baal Zebube e sobre as más influências de Acabe e Jezabel sobre Acazias.
No segundo tópico falaremos sobre mais um desafio do profeta Elias à adoração a Baal. A atitude de Acazias, mandando consultar uma divindade pagã para saber se sararia de uma enfermidade, afrontou profundamente o Deus de Israel. Deus mandou, então, o profeta Elias ao encontro dos mensageiros de Acazias e entregar uma sentença de morte ao rei.
No terceiro e último tópico, falaremos sobre a doença e morte de Acazias. Veremos também a determinação e coragem de Elias ao pronunciar fielmente a sentença que Deus ordenara ao rei. Destacaremos ainda outras qualidades do profeta Elias.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário