15 julho 2021

ELIAS PREVÊ A GRANDE SECA


Neste segundo tópico vamos falar sobre o surgimento de um profeta chamado Elias, na história de Acabe. Elias apareceu na história do reino do Norte, em um período de apostasia e idolatria generalizada. O casal Acabe e Jezabel buscava a todo custo, eliminar definitivamente a adoração a Yahweh. Mas, o próprio Deus entra no confronto, levantando o profeta Elias. Não temos maiores informações sobre a origem deste profeta. Sabemos apenas que ele era do povoado de Tisbe, na região de Gileade. 


1. A intervenção divina. Elias confrontou, corajosamente, a idolatria do rei Acabe, profetizando que haveria uma grande seca no país e que, só voltaria a chover, quando ele profetizasse de novo (1 Rs 17.1). As principais atividades econômicas de Israel eram a agricultura e a pecuária, que eram executadas de forma primitiva, sem irrigação, e dependiam exclusivamente da chuva. Com três anos e meio sem chuvas, inevitavelmente veio a fome e a escassez generalizada. 

Esta sentença divina humilhava o baalismo, pois, os seus adeptos criam que ele era o responsável pelas chuvas. Agora, estavam diante de uma seca terrível, determinada por Deus, que os levou à fome e Baal não podia fazer nada. O mesmo aconteceu com as pragas no Egito. Cada uma delas humilhava uma divindade egípcia, que era considerada responsável por proteger naquela área.


2. O preço da obediência a Deus. Nunca foi fácil posicionar-se a favor da Verdade em tempos de apostasia. Ser profeta de Deus em reinados como os de Davi, Josafá, Ezequias e outros homens de Deus não é muito difícil. Em muitos casos há até honrarias. Mas, ser profeta em reinados como os de Jeroboão, Acabe, Manassés, Amon, Jeoaquim, Zedequias, Herodes e outros, representa uma atividade de alto risco. Muitas vezes, paga-se com a própria vida, o preço por obedecer a Deus. 

Elias enfrentou muitas dificuldades com a falta d'água e de alimentos e com a perseguição de Acabe e Jezabel. Ele teve que fugir para Sarepta, uma cidade de Sidom, ao Norte de Israel. Mas, em todo o tempo, o Senhor cuidou dele. Primeiro ordenou aos corvos que o sustentassem (1 Rs 17.6). e, por último, uma viúva de Sarepta, que não tinha mais nada. Elias, a viúva e o seu filho passaram a depender exclusivamente de Deus.


3. Deus sempre cuida dos seus filhos. Quando Elias fugiu da terra de Israel, orientado por Deus, encontrou-se com uma viúva de Sarepta e pediu um pouco de água e um pedaço de pão. A viúva não tinha mais nada em casa, senão um pouco de farinha e um pouco de azeite, que segundo disse, usaria para fazer a última refeição para ela e para o seu filho. Depois, morreriam de fome. Elias falou que ela preparasse aquele pão e trouxesse primeiro para ele, pois,os ingredientes não iriam acabar até que Deus mandasse chuva novamente. A viúva creu e fez conforme a palavra do homem de Deus. Depois de alguns dias, o filho desta viúva morreu e Deus o ressuscitou após a oração do profeta Elias.

Esta história nos mostra que Deus cuida de nós quando somos fiéis a Ele e priorizamos a sua obra. Não importa a quantidade que temos para oferecer. Deus se compraz quando cremos e obedecemos à Sua Palavra. A viúva creu na Palavra proferida por Elias e obedeceu à sua orientação. O milagre aconteceu e ela e o seu filho foram salvos da fome. 

Este episódio, no entanto, não pode servir de justificativa para obreiros inescrupulosos da atualidade, que não querem trabalhar e exploram a boa fé das pessoas. Elias não fez isso por conta própria. Foi Deus quem ordenou que ele fizesse assim. 


Pb. Weliano Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS TRÊS ARMAS ESPIRITUAIS DO CRISTÃO

(Comentário do 2º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No segundo tópico, descreveremos as três princip...