Conforme falamos na introdução ao trimestre, não seria possível estudar todos os reinados de Israel e Judá em apenas treze lições. Na primeira lição, iniciamos falando do reinado de Salomão, que foi o último a governar todo o Israel. Na lição passada falamos sobre a divisão do reino e sobre os erros de Roboão e Jeroboão.
A partir desta lição, até à lição 8, daremos ênfase aos ministérios proféticos de Elias Eliseu, estudando também sobre os reis desse período.
Nesta lição estudaremos o reinado perverso de Acabe, o pior dos reis de Israel. Acabe era filho do rei Onri, fundador da cidade de Samaria. Era um rei ímpio e, para piorar, casou-se com Jezabel, princesa dos sidônios, devota das divindades pagãs, Baal e Aserá.
No primeiro tópico da lição falaremos sobre o casamento de Acabe com Jezabel. Falaremos também sobre as consequências de uma má escolha. A exemplo de Salomão, o casamento de Acabe com uma estrangeira, que não servia a Deus, foi trágico. Ainda no primeiro tópico, falaremos sobre algumas atrocidades cometidas pelo casal Acabe e Jezabel.
No segundo tópico falaremos sobre o surgimento do profeta Elias, um profeta do povoado de Tisbe, na região de Gileade. Em obediência a Deus, Elias confrontou, corajosamente, o rei Acabe, profetizando que haveria uma grande seca no país e que, só voltaria a chover, quando ele profetizasse de novo. Falaremos sobre as consequências, muitas vezes dolorosas, de se obedecer a Deus no meio dos ímpios. Por último falaremos sobre o cuidado de Deus para com aqueles que defendem incondicionalmente a verdade e para com aqueles que crêem na provisão divina. Deus cuidou de Elias e cuidou também da viúva de Sarepta, que pensava que seria a sua última refeição, mas, com um ato de fé diante da Palavra de Deus, viu o milagre acontecer.
Pb. Weliano Pires
Nenhum comentário:
Postar um comentário