16 dezembro 2022

SOBRE O CONTEXTO GEOLÓGICO DO VALE DO MAR MORTO


(Comentário do 3º tópico da Lição 12: Imersos no Espírito nos últimos dias)

No terceiro tópico desta lição, falaremos do contexto geológico do Mar Morto. Geologia é a ciência natural que estuda a Terra e sua origem, composição, história, vestígios deixados por fósseis, transformações, idade e outras coisas relacionadas ao planeta. A  palavra geologia deriva de dois vocábulos gregos: “geo” (Terra) e “logos” (estudo, doutrina). 


A região do Mar Morto ou Mar Salgado é a parte mais baixa do globo terrestre, pois fica a 396 metros abaixo do nível do mar. Devido à grande quantidade de sal, não nascem plantas na região e os animais não sobrevivem ali. Entretanto, nesta visão, Ezequiel viu uma grande quantidade de árvores e uma multidão de peixes (Ez 47.7-9). Isso mostra a restauração da criação que acontecerá no Milênio. O profeta viu ainda alguns charcos lanceiros com sal, que não foram restaurados. No quarto subtópico falaremos sobre o significado disso.  


1- A abundância de árvores (v.7). No versículo 7, do capítulo 47, Ezequiel diz o seguinte: “E, tornando eu, eis que à margem do ribeiro havia uma grande abundância de árvores, de uma e de outra banda”. Esta localização geográfica, descrita na profecia aponta para a região do Mar Morto, chamado na Bíblia de “Mar das Campinas ou Mar Salgado” (Js 3.16). As águas do Rio Jordão desembocam neste mar. Há um vale desértico no final do Rio Jordão, chamado de Vale do Arabá (heb. A’ravah), que vai desde a região da Galiléia até o Mar Morto. Nesta região ficavam as cinco cidades-estado (Pentápolis), dos dias de Ló: Sodoma, Gomorra, Admá, Zeboim e Zoar, que foram destruídas por Deus com fogo e enxofre, por causa do pecado. Neste vale há uma concentração de sais minerais muito grande, que não nasce nada, nem mesmo capim (Dt 29.23). Por não haver água doce e o solo ser extremamente salgado, não há nenhuma espécie de vida animal ou vegetal na região, exceto alguns tipos raros de bactérias, que são resistentes ao sal.


A profecia de Ezequiel 47, no entanto, afirma que as águas sanadoras que fluirão do templo banharão este vale e fertilizarão estas terras, a ponto de produzirem uma grande abundância de árvores de um lado e do outro, do vale que hoje é deserto e estéril por causa da grande concentração de sais minerais. Ezequiel ficou perplexo, pois ele conhecia aquela região desértica, símbolo de esterilidade e ausência de vida e agora a via semelhante ao Jardim do Éden, com o verde abundante das árvores nas margens de um rio de águas sanadoras correntes.


2- O Mar Morto (v.8). No versículo 8, do capítulo 47, o guia celestial fala para Ezequiel qual é o destino final destas águas: "Estas águas saem para a região oriental, e descem à campina, e entram no mar; e, sendo levadas ao mar, sararão as águas.” Este mar que aparece aqui é o Mar Morto. Antes da destruição das cinco cidades, era chamado de Vale de Sidim. Depois, passou a se chamar Mar de Sal (Gn 14.3), Mar das Campinas ou Mal Salgado (Js 3.16). Este mar é chamado de Mar de Sal, por causa da enorme concentração de sal que as suas águas possuem, que é em torno de 30%. Para se ter uma ideia dessa proporção de sal, as águas dos oceanos possuem apenas 3%, ou seja, as águas do Mar Morto possuem 10 vezes mais sal do que as águas dos oceanos. 


Este mar, na verdade, é um lago com cerca de 60 km de comprimento e 22 de largura no ponto mais largo. Apesar de receber água doce do Rio Jordão e de outros córregos, elas se tornam extremamente salgadas, a ponto de uma pessoa flutuar nelas e não conseguir mergulhar devido a densidade altíssima da água salgada. Como não há escoamento desta água ela sai através da evaporação. A temperatura é bastante elevada no local. A média no verão fica entre 32 e 39°C. e no inverno, entre 20 e 23°C. O Mar Morto está situado no ponto mais baixo da terra e fica a 396 metros abaixo do nível do mar. 


3- Vida no Mar Morto (vv.9,10). Nos versículos 9 e 10, e guia celestial que todos os seres vivos que passarem pelas águas sanadoras, que desembocarão no Mar Morto, viverão.  Haverá também lugares para os pescadores estenderem as suas redes na região desde En-gedi até En-glaim e haverá uma multidão de peixes, como Mar Mediterrâneo. 


En-gedi (no hebraico, a pronúncia é "En - Guedi") é um pequeno Oásis, que fica na região da Judéia, próximo ao Mar Morto (Já 15.62). Davi se abrigou neste local quando foi perseguido por Saul (1 Sim 23.29; 24.1). A localização de En-glaim é incerta. Alguns comentaristas dizem que seriam a outra margem do Mar, onde está localizada a Jordânia atualmente, mas há controvérsias, por causa da indicação da direção na linguagem da profecia.


O fato é que não há precedentes na história de um cenário de prosperidade e vida naquela região como este visto por Ezequiel. Um lugar tomado pelo sal e pela esterilidade, onde não nascia sequer capim, transformado em um rio de águas puras e cristalinas, com uma multidão de peixes e pescadores trabalhando no local. Este será o ambiente de vida e prosperidade que o Reino de Cristo proporcionará no Milênio. 


4- Sobre os charcos lamaceiros com sal que não será restaurada (v.11). Neste contexto de árvores frutíferas nas margens do rio, cheio de peixes, no versículo 11 é dito que os charcos e os seus pântanos não serão restaurados e que ficarão para sal. Charcos e pântanos são buracos onde a água fica parada e acumula sujeira e resíduos orgânicos, tornando-se imprópria. 


Soa estranho que no meio de uma área onde as águas são completamente restauradas a ponto de produzir árvores frutíferas e peixes em abundância, fiquem algumas poças de águas salinizadas e não restauradas. Essa parte da profecia tem gerado controvérsias entre os intérpretes. Alguns entendem que, devido a dessalinização de todo o Vale do Arabá e do Mar Morto, a manutenção destes charcos com águas salinizadas seria benéfico para a economia no milênio. Outros, no entanto, acreditam que isso é simbólico e indica que, mesmo após a restauração nacional e espiritual de Israel, ainda haverá pecados, envelhecimnto e mortes no milênio, apesar de ser em escala muito inferior ao que ocorre hoje (Is 65.20-23). O pecado e a morte seriam exceções. O envelhecimnto seria muito diferente do que é hoje. Uma pessoa de 100 anos, por exemplo, seria considerada jovem. Há ainda a interpretação absurda do calvinismo extremado, que diz ser plano de Deus que alguns permaneçam no pecado, pois Deus se aproveita disso também. Não dá para afirmar com certeza, o que esta parte significa. Mas dá para rejeitar esta posição calvinista, pois ela atenta contra o caráter santo de Deus. 


REFERÊNCIAS: 


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 140-141.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3354, 3355.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pág. 624-627.

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p.1084


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Ev. Weliano Pires


15 dezembro 2022

SOBRE A IMPLICAÇÃO PNEUMATOLÓGICA


(Comentário do 2º tópico da Lição 12: Imersos no Espírito nos últimos dias)

Neste segundo tópico falaremos sobre a implicação pneumatológica desta visão. O que isto significa? É uma referência ao Espírito Santo, que enche o interior dos crentes. A palavra espírito em grego é "pneuma". Por isso, o estudo da pessoa e obra do Espírito Santo é chamada de Pneumatologia. 


No primeiro tópico nós fizemos a interpretação do texto, que deve ser literal e se refere ao milênio. Entretanto, o texto pode ser aplicado à obra do Espírito Santo no crente, pois a água é um dos símbolos do Espírito Santo na Bíblia. Jesus disse que “aquele que crer nele, como diz a Escritura, rios de águas vivas correrão em seu interior'' (Jo 7.37-39). 


Apesar do texto de Ezequiel 47 não ser uma referência à ação do Espírito Santo, ele pode ser aplicado em forma de comparação, pois assim como a água limpa, refrigera e é vital para a vida humana, o Espírito Santo também limpa, refrigera e é indispensável na vida espiritual do crente. 


1- As águas (vv. 3-6). Ezequiel teve a visão das águas vindo do interior do templo e saindo pelo umbral da porta, seguindo para o Oriente e formando um rio com grande correnteza. A partir desta visão, o guia celestial o conduziu para dentro das águas. No primeiro trecho, ele andou com as águas cobrindo os seus tornozelos, por mil côvados, que equivalem a aproximadamente 500 metros. 


Um côvado era uma unidade de medida de comprimento, que ia do cotovelo à extremidade do dedo médio de um homem, que dava 45 centímetros aproximadamente, pois variava de acordo com a região. Em algumas regiões era 44,5 centímetros e em outras 50 cm e chegava até 52,5 centímetros, como o côvado nobre do Egito. Por isso, o comentarista colocou que 1000 côvados equivalem a aproximadamente 500 metros. 


Continuando, no segundo trecho, Ezequiel andou mais quinhentos metros, com as águas alcançando os seus joelhos. Depois, mais quinhentos metros e as águas alcançaram os lombos. Finalmente, depois de mais quinhentos metros, cobriram todo o seu corpo e ele teve que seguir nadando. Depois, o guia celestial trouxe o profeta de volta. 


Conforme vimos no primeiro tópico e também falaremos mais no terceiro tópico, a interpretação desta profecia é literal e futurista. Isso realmente vai acontecer literalmente no templo do milênio. Ou seja, haverá um templo no milênio e a terra e as águas daquela região serão curadas. Mas há também uma aplicação teológica deste texto em relação à ação do Espírito Santo, que tem a água como um dos seus símbolos. Ao adentrar nestas águas terapêuticas que vinham do templo e formavam uma grande corrente de águas em direção ao Mar Morto, o profeta foi inundado com a fonte do milagre da restauração. Quando o ser humano recebe a Cristo como Salvador, o Espírito Santo passa a morar em seu interior e produz uma profunda transformação, que Jesus chama de Novo Nascimento (Jo 3.3-5).


2- O Espírito Santo. No Antigo Testamento, há poucas informações sobre o Espírito Santo. Vemos a atuação do Espírito Santo na criação, quando Ele se movia sobre as águas. Vemos também a ação do Espírito Santo na vida de algumas pessoas, capacitando-as para fazer coisas extraordinárias em momentos específicos. 


O Espírito Santo revelou segredos, deu sabedoria, deu forças a Sansão, capacitou outros para liderar e falava através dos profetas. Por não ser revelado diretamente que o Espírito Santo é uma pessoa no Antigo Testamento, os Judeus não crêem nisso. As Testemunhas de Jeová também dizem que o Espírito Santo não é uma pessoa, mas é a força ativa de Jeová. 


No Novo Testamento, no entanto, há muito mais informações sobre a pessoa e obra do Espírito Santo. O Espírito Santo é uma pessoa, pois Ele tem as três características inerentes a uma pessoa: Intelecto, sentimentos e vontade. Encontramos em vários textos da Bíblia, ações do Espírito que demonstra que Ele é uma pessoa. O Espírito Santo se entristece (Ef 4.30); intercede (Rm 8.26); fala (At 13.2); convence (Jo 16.8); guia (Jo 16.13).


Além de ser uma pessoa, conforme vimos, o Espírito Santo também é Deus. Ele possui os atributos incomunicáveis de Deus, que são aquelas características que somente Deus possui. O Espírito Santo é eterno (Hb 9.14); Onisciente (1 Com 2.10); Onipresente (Sl 139.7). Outra coisa importante, que mostra que o Espírito Santo é Deus, está no episódio envolvendo o casal Ananias e Safira, que mentiram dizendo que haviam vendido uma propriedade por um preço menor do que o verdadeiro, para não entregar todo o valor aos apóstolos. O Espírito Santo revelou a Pedro o que havia acontecido e ele indagou a Ananias, dizendo: "Por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da propriedade? Guardando-a, não ficava para ti? Não mentiste aos homens, mas a Deus". (At 5.3,4). 


Há vários símbolos na Bíblia que ilustram a ação do Espírito Santo: o fogo, o vento, a pomba, o óleo, a água, etc. Isto não significa que o Espírito Santo é algum destes elementos, ou que todas as referências bíblicas a estes elementos se referem ao Espírito Santo. São apenas símbolos, que devem ser analisados à luz do respectivo contexto. 


No caso da água, que é o símbolo que estamos tratando aqui, usamos a ação refrescante, purificadora e vital da água, para comparar com as ações do Espírito Santo nesse sentido. 60% do corpo humano é formado de água e se houver redução deste volume por causa de vômitos, abstinência ou diarréia, a pessoa pode morrer devido à desidratação. Da mesma forma, o Espírito Santo é indispensável à vida do crente. Paulo disse que "... se alguém não tem o Espírito de Deus, esse tal não é dele". (Rm 5.9b).


3- Imerso nas águas e no Espírito (vv.3-5). A palavra chave desta lição é “imersão”, que significa mergulhar ou introduzir algo em um líquido. Na visão de Ezequiel ele foi entrando aos poucos nas águas sanadoras, até ser completamente imergido. 


Quando nos convertemos a Cristo, o Espírito Santo entra no nosso interior e, como disse Jesus, rios de água viva correm do nosso ventre. (Jo 7.38). Logo na sequência deste texto, João explica que Jesus disse isso, referindo - se ao Espírito Santo, que aqueles que crêem em Jesus iriam receber. 


No batismo em águas, somos completamente mergulhados nas águas, simbolizando o sepultamento do velho homem e o ressurgimento de uma nova criatura. Por isso, o nosso batismo é feito por imersão. Aliás este é o significado da palavra batismo. 


João Batista, quando batizava no deserto da Judeia, dizia que ele batizava com água, mas o que viria depois dele, iria batizar com o Espírito Santo (Mc 1.8). Ou seja, iria mergulhar a pessoa no Espírito Santo. Neste contexto, Jesus é o batizador e o Espírito Santo é o elemento onde a pessoa é mergulhada, assim como era a água no batismo de João. 


Em outros textos bíblicos é dito que os crentes foram "cheios do Espírito Santo", como em Atos 2.4 e Atos 4.8. O apóstolo Paulo, escrevendo aos Efésios disse: "Não vos embriagueis com vinho em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito". (Ef 5.18). O que significa ser cheio do Espírito Santo? Se o Espírito Santo é uma pessoa, como falamos no subtópico anterior, como alguém pode ser cheio do Espírito? 


Nos dois primeiros exemplos e em outros do Livro de Atos, ser cheio do Espírito Santo é o mesmo que ser batizado no Espírito Santo. É uma referência ao revestimento de poder, que concede ousadia e fervor ao crente para fazer a obra de Deus. Ser batizado no Espírito Santo não é apenas falar em línguas, se alegrar ou fazer barulho durante o culto. O falar em línguas é a evidência de que o crente foi batizado com o Espírito Santo. Mas o batismo é muito mais do que isso.


Os apóstolos depois que foram cheios do Espírito Santo nunca mais foram os mesmos. Antes disso, eles fugiram quando Jesus foi preso e crucificado. Pedro o acompanhou de longe e, quando perguntaram se ele era um dos discípulos, ele negou por três vezes. 


Depois do Pentecoste, eles pregavam ousadamente a Palavra de Deus em Jerusalém, enchendo a cidade com a Palavra de Deus, mesmo diante de intensa perseguição. Quando foram presos e ameaçados, eles disseram que não poderiam deixar de falar do que tinham visto e ouvido (At 4.20) e que importava mais obedecer a Deus do que aos homens (At 5.29). 


Na recomendação de Paulo aos Efésios, no entanto, ser cheio do Espírito se contrapõe a estar embriagado com vinho e viver em contendas. O contexto fala de uma vida santa, em oposição ao estilo de vida dos ímpios. Então, é uma alusão ao Fruto do Espírito que produz no crente: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança (Gl 5.22). Estas virtudes são o resultado de andar no Espírito e se opõe às obras da carne que são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,

Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e outras coisas semelhantes." (Gl 5.19-21).


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus Para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 139-140.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3354.

BLOCK, Daniel; Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pag. 623-624.

PALMA, Anthony de. O Batismo no Espírito Santo e com Fogo. Editora CPAD. pag. 49.

GRAHAM, Billy. Poder do Espírito Santo. Editora Vida Nova. pág. 103.

Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. Editora CPAD. 4 Ed 2006. pág. 632.

HENRY, Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento: ATOS A APOCALIPSE, Edição completa. Editora CPAD. 1Ed 2008. pag. 14.

KISTEMAKER, Simon J. Comentário do Novo Testamento Atos. Volume I. Editora Cultura Cristã. pág. 110-111.


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Ev. Weliano Pires


13 dezembro 2022

SOBRE O ASPECTO ESCATOLÓGICO

(Comentário do 1º tópico da Lição 12: Imersos no Espírito nos últimos dias).

Neste primeiro tópico falaremos sobre o aspecto escatológico da visão de Ezequiel, descrita no capítulo 47. Ezequiel viu um grande volume de águas fluindo dos umbrais do templo. Esta visão não era para os dias de Ezequiel e se refere ao futuro. A menção ao templo deve ser entendida literalmente. 


Escatologia é a matéria da teologia que estuda os últimos acontecimentos da humanidade. Esta palavra é formada de dois vocábulos gregos: “eschatos” (último) e “logos” (estudo, doutrina). Na escatologia estudamos as profecias relacionadas aos últimos dias: o arrebatamento da Igreja,  a grande tribulação, o governo do Anticristo, as bodas do Cordeiro, a vinda de Jesus em glória, o Reino Milenial de Cristo, a condenação eterna dos ímpios e a vida eterna. Esta profecia de Ezequiel se encaixa no Reino Milenial de Cristo. 


É importante esclarecer que na Escatologia há pelo menos quatro linhas de interpretação: preterista, idealista, histórica e futurista. Dentro destas quatro linhas ainda há várias subdivisões: 

  1. A linha preterista vê todas as profecias apocalípticas, como é o caso desta de Ezequiel, como profecias relacionadas aos dias do profeta, no contexto do cativeiro babilônico. Os hiper-preteristas chegam ao cúmulo de dizer que a Grande Tribulação foi a destruição de Jerusalém e que Jesus já voltou. 

  2. A linha idealista diz que estas visões de Ezequiel, assim como as do Apocalipse são meros símbolos e figuras, com o objetivos de trazer idéias e ensinos práticos. 

  3. A linha histórica diz que todas estas profecias de Ezequiel se cumpriram ao longo da história, desde o cativeiro até o fim dos tempos. Fazem o mesmo com as profecias do Apocalipse e dizem que as visões que João teve se referem aos acontecimentos ao longo da história. 

  4. O futurismo interpreta estas profecias de Ezequiel 40 a 48, assim como as de Daniel e Apocalipse de modo literal, mas, o seu cumprimento será no futuro, após o arrebatamento da Igreja, com exceção de alguns acontecimentos que estão relacionados ao princípio de dores. A Assembléia de Deus adota a linha futurista. 


1- A nascente do rio (v.1). Ezequiel relata que o ser que o guiava fez ele voltar à porta da casa, ou seja à porta do templo, que estudamos na lição passada. Da entrada do templo, o profeta viu que jorrava água por baixo do "umbral da porta" para o lado do Oriente. A versão Nova Almeida Atualizada (NAA) traz a palavra limiar no lugar de umbral. A Nova Versão Internacional (NVI) usa a palavra soleira. Isto significa que as águas saíam por baixo da porta do templo em direção ao leste. O comentarista diz que o uso da expressão "umbral da casa" é uma referência ao templo mencionado no capítulo 40, que estudamos na lição passada.


Conforme vimos acima há quatro linhas de interpretações na Escatologia. A linha idealista insiste em dizer que tanto o templo como as águas são apenas simbologias. Entretanto, os detalhes da casa, como as medidas e dependências do templo, demonstram que a profecia deve ser interpretada literalmente e que é uma profecia para o tempo do milênio, como vimos na lição passada. 


Os dois primeiros templos, o de Salomão e o de Zorobabel eram literais e nenhum dos dois se encaixa nas referências feitas por Ezequiel a este templo. O primeiro, porque já havia sido totalmente destruído e também era diferente. O segundo, foi construído depois, mas as medidas, os itens, os rituais e até a localização geográfica são diferentes. Além disso, o segundo templo também foi destruído sem que a glória de Deus tenha se manifestado nele. Logo, este templo visto por Ezequiel, onde estará a nascente deste rio, será construído no milênio. 


2- O guia celestial (vv.2,3a). Desde o início desta profecia, no capítulo 40, versículo 3, Ezequiel menciona a presença de um homem que tinha uma aparência como de cobre, com um cordel de linho e uma cana de medir. Este homem continua como um "cicerone" ou um guia, que vem guiando guiando o profeta pelo templo, em direção à porta oriental. Ezequiel diz no versículo 2, do capítulo 47, que o guia celestial o fez dar a volta no templo, porque esta porta do lado oriental estava fechada. O comentarista explica que esta porta nunca esteve fechada nos outros templos. Depois que a glória de Deus retornar ao templo e Deus passar por esta porta, ela ficará fechada e a glória de Deus não mais sairá (Ez 4.2). Isso é mais um indício de que a visão é para o futuro.


Este personagem que guia Ezequiel não é Jesus. Na lição passada, vimos que Ezequiel ouviu uma voz de dentro do templo como o som de muitas águas e ali era uma manifestação de Jesus. Mas Ezequiel já estava na companhia deste príncipe desde o capítulo 40. Somente no capítulo 43, ele ouviu uma voz falando com ele, como sendo o próprio Deus, pois diz: "Filho do homem, este é lugar do meu trono…" (Ez 43.7a). Fato semelhante aconteceu com João no Apocalipse. O Senhor Jesus falou pessoalmente com ele, mas em várias ocasiões era um anjo que lhe mostrava as visões. Quando João prostrou-se para adorar aquele que lhe mostrava as visões, foi repreendido pelo anjo: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus" (Ap 22.9). 


3- Os novos frutos (v.12). No versículo 12, do capítulo 47, Ezequiel diz o seguinte: “E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio”. No versículo 7, o profeta já havia falado de uma abundância de árvores frutíferas, cujas folhas não caem, em ambas as margens do rio que se formou com as águas vindas do templo. No versículo 12, ele reafirma o que viu, com mais detalhes. De novo, os idealistas dizem que estas árvores frutíferas são símbolos da justiça de Deus que anulará o pecado. Mas, a interpretação mais coerente é que isso acontecerá literalmente. Estas águas sararão as águas do Mar Morto e haverá restauração das águas e da terra, como veremos no terceiro tópico desta lição. 


O comentarista mostra o paralelo que há entre esta visão de Ezequiel e a visão que João teve do Rio da Vida. Trata-se de dois eventos que se cumprirão literalmente e tem algumas semelhanças entre si: “E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações.” (Ap 22.1,2). São dois eventos distintos, na época e no lugar. O rio e as árvores vistas por Ezequiel existirão no milênio aqui nesta terra, que será restaurada. Entretanto, os céus e terra que hoje existem serão destruídos, como disse o apóstolo Pedro: “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.” (2 Pe 3.10). Deus criará novos céus e nova terra: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.” (Ap 21.1). É neste mundo vindouro que haverá o Rio da Vida, a Árvore da Vida e o mar não existirá. Ali será a eternidade e não o milênio. As Testemunhas de Jeová fazem confusão entre estes acontecimentos e dizem que a terra não será destruída, será apenas restaurada. 


REFERÊNCIAS:


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 136-139; 142,143

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3354.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pág. 620, 623.


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Ev. Weliano Pires 


12 dezembro 2022

INTRODUÇÃO LIÇÃO 12: IMERSOS NO ESPÍRITO NOS ÚLTIMOS DIAS


Nesta lição falaremos sobre a visão que Ezequiel, que está registrada no capítulo 47. Os capítulos 40 a 48 são partes de um mesmo oráculo e formam uma única unidade literária. Ezequiel recebeu esta mensagem de Deus, no vigésimo quinto ano do seu exílio na Babilônia, no começo do ano, no décimo dia do mês. Pela descrição, a data se refere a 28 de abril de 573 a.C.


O profeta descreve a visão que ele teve de um grande volume de águas que fluíam dos umbrais do templo e correram até se tornar um ribeiro de águas profundas, que só seria possível atravessá-lo nadando. Estas águas saíram em direção ao mar morto e sararam aquelas águas, que são extremamente salgadas. Depois disso, uma multidão de peixes veio pelo ribeiro e cresceram árvores que davam frutos. Analisaremos esta visão sob três aspectos: escatológico, pneumatológico e geológico. 


No primeiro tópico falaremos sobre o aspecto escatológico da visão de Ezequiel. Ezequiel viu um grande volume de águas fluindo dos umbrais do templo. Esta visão não era para os dias de Ezequiel e se refere ao futuro e a menção ao templo deve ser entendida literalmente. 


O segundo tópico traz uma implicação pneumatológica desta visão, ou seja faz referência ao Espírito Santo, que enche o interior dos crentes. Jesus disse que “aquele que crer nele, como diz a Escritura, rios de águas vivas correrão em seu interior'' (Jo 7.37-39). O Espírito Santo é representado pela água, pois além da água ser vital para a vida humana, ela limpa e refrigera. 


O terceiro tópico fala do contexto geológico do Mar Morto. Esta região é a parte mais baixa do globo terrestre e fica a 396 metros abaixo do nível do mar. Devido à grande quantidade de sal, não nascem plantas e os animais não sobrevivem ali. Entretanto, nesta visão, Ezequiel viu uma grande quantidade de árvores e uma multidão de peixes (Ez 47.7-9). Isso mostra a restauração da criação que acontecerá no Milênio. 


REFERÊNCIAS: 


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pág. 135-136.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3352-3354.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pag. 620.


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Ev. Weliano Pires

10 dezembro 2022

SANTIDADE E GLÓRIA

(Comentário do 3º tópico da Lição 11: A visão do Templo e o Milênio)

Neste terceiro e último tópico falaremos sobre santidade e glória. Diferente da outra visão que Ezequiel teve, quando se praticavam abominações no templo e a glória de Deus se foi, agora o profeta viu o retorno da glória de Deus, que encheu o templo, como aconteceu nos dias de Moisés e Salomão. Ezequiel viu também um guia celestial, cujas características são iguais às manifestações teofânicas do Cristo pré-encarnado. Nesta nova dispensação haverá santidade plena e não entrará nada imundo no templo.


1- A glória de Deus volta ao Templo (v.5). Na lição 03 deste trimestre estudamos sobre a visão que Ezequiel teve das abominações que eram praticadas no templo em Jerusalém. O profeta foi arrebatado em espírito e viu dentro do templo, a imagem dos ciúmes, que muitos estudiosos a identificam como a deusa Aserá. Viu também as imagens de vários répteis, de outros animais impuros e ídolos, gravados nas paredes. Nesta visão, Deus mostrou ainda ao profeta, os anciãos de Judá em pé, com os seus incensários diante destas abominações. Para piorar, praticavam um ritual a Tamuz, uma divindade babilônica, que era considerado o deus da vegetação e dos rebanhos. Depois, Ezequiel viu 25 homens de costas para o templo, virados para o Oriente, adorando o sol. 


Estas e outras afrontas ao Deus de Israel resultaram, naturalmente, na saída da glória de Deus do templo, como estudamos na lição 04. A Glória de Deus foi saindo do templo, de forma progressiva. Primeiro, a glória se levantou do querubim sobre a arca da aliança, passando para a entrada do templo. Depois, pairou sobre os querubins e, aos poucos, afastou-se completamente do templo e parou no monte das Oliveiras. Depois desta visão que Ezequiel teve da saída da Glória de Deus do templo, os babilônios vieram, saquearam o templo e o destruíram. a beleza e esplendor físico do templo eram os mesmos dos dias de Salomão. Quando a presença de Deus se foi, os inimigos conseguiram destruir tudo. Isto nos traz um alerta de que a presença de Deus é fundamental em nossas vidas. Somos o templo do Espírito Santo (1 Co 6.19), mas, se nos entregarmos a práticas abomináveis, Ele se  entristece (Ef 4.30) e nos deixará.


Agora nesta visão, Ezequiel descreve no capítulo 43 e versículo 5, o retorno da glória de Deus ao templo: “E levantou-me o Espírito, e me levou ao átrio interior; e eis que a glória do SENHOR encheu a casa.” (Ez 43.5). Ezequiel havia contemplado a visão do vale de ossos secos, que falavam da restauração nacional de Israel. Contemplou também o interior deste novo templo. Entretanto, faltava o mais importante, que era a glória ou a presença do Deus de Israel. Tudo o que fizermos na obra de Deus pode ser belo, bem feito, esplendoroso e até aplaudido. Mas, se a presença de Deus não for conosco, nada valerá. Moisés entendeu muito isso, quando estava com o povo de Israel no deserto. Após o lamentável episódio do bezerro de ouro, Deus se irou contra Israel e falou que a sua presença não iria com o povo, mas enviaria um anjo. Moisés intercedeu diante de Deus pelo povo e disse: “Se a tua presença não for conosco, não nos faças subir daqui.” (Êx 33.15). 


Davi também, depois de ter cometido adultério e homicídio foi repreendido pelo profeta Natã. Tomado pelo sentimento de culpa, ele se arrependeu e escreveu a sua confissão no Salmo 51, pedindo perdão e restauração a Deus. Um dos seus pedidos foi para que Deus não o lançasse fora da Sua presença: “Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.” (Sl 51.11). A presença de Deus é indispensável em nossas vidas. Mas Deus é absolutamente santo e a sua presença não pode conviver com abominações. Quando o ser humano opta por viver no pecado, a glória de Deus se vai. Se, porém, se arrepender, o Senhor está pronto a perdoar e a sua presença retorna. 


2- A identidade do guia celestial (vv. 6,7). Nos versículos 6 e 7 do capítulo 43, Ezequiel relata que ouviu uma voz de dentro do templo falando com ele e um homem se pôs junto dele. As palavras que Ezequiel ouviu, aparecem na primeira pessoa do singular: “...Este é o lugar do meu trono e o lugar das plantas dos meus pés, onde habitarei no meio dos filhos de Israel para sempre; e os da casa de Israel não contaminarão mais o meu nome santo”. Estas declarações, evidentemente, são do próprio Deus e não de um anjo. 


Em outros textos do Antigo Testamento aparece também este personagem falando como Deus, em primeira pessoa, e é identificado como “O Anjo do SENHOR” (com A maiúsculo). A palavra anjo em hebraico é “Malak” que significa “mensageiro”. Então, a expressão “Anjo do Senhor” significa literalmente “Mensageiro do Senhor”. Este mensageiro pode ser um ser espiritual, ou ser humano enviado por Deus. Malaquias, por exemplo, anunciou a vinda de João Batista dizendo: Eis que eu envio o meu anjo, [Malak] que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos Exércitos.” (Ml 3.1). 


Nas passagens do Antigo Testamento, onde aparece a expressão “O Anjo do SENHOR” (com A maiúsculo), os teólogos dizem que é o próprio Deus quem está falando. Por exemplo, quando o Anjo do Senhor falou com Agar no deserto, falou como Deus, na primeira pessoa do singular: “... Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.” (Gn 16.10). A própria Agar entendeu que havia contemplado no deserto o “Deus que vê” (heb. El Roí): Tu és Deus da vista, porque disse: Não olhei eu também para aquele que me vê? (Gn 16.13). 


Em Gênesis 22, no episódio em que Deus provou a Abraão, mandando que ele sacrificasse o seu filho Isaque, quando Abraão ia matá-lo, o “Anjo do Senhor” o impediu, dizendo: “Por mim mesmo, jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz.” (Gn 22.15-18). 


Este mesmo personagem apareceu a Jacó, identificando-se como Deus: “Eu sou o Deus de Betel, onde tens ungido uma coluna, onde me tens feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à terra da tua parentela.” (Gn 31.13). Falou também com Moisés, Josué, com Manoá pai de Sansão, com Gideão e muitos outros, da mesma forma. 


Estas manifestações pessoais de Deus são chamadas na teologia de “teofania”. Esta palavra deriva de dois termos gregos: “Theós” (Deus) e “phainein” (manifestar, mostrar). Em muitos casos, o Anjo do SENHOR fala na primeira pessoa do singular como sendo o próprio Deus e, ao mesmo tempo, como um ser distinto de Deus o Pai. Os teólogos vêem nisso uma manifestação de Cristo, que é Deus, antes da Sua encarnação. Estas manifestações são chamadas de “Cristofania”


Um exemplo desta manifestação cristofânica está em Juízes 13.18: “E o Anjo do Senhor lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?”. (Jz 13.18). Os pais de Sansão entenderam que se tratava do próprio Deus e temeram morrer: “Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus” (Jz 13.22). Posteriormente, o profeta Isaías falando sobre o Messias disse: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” (Is 9.6). Concluímos, portanto, que este Ser visto por Ezequiel era o Filho de Deus, em uma manifestação pré-encarnação. 


3- Santidade para sempre (vv. 8,9). Nos versículos 7, 8 e 9, o Senhor relembra a Ezequiel das abominações praticadas pelo povo de Israel, que formaram uma parede entre eles e Deus, por isso, foram consumidos pela ira de Deus. Entretanto, Deus promete que isso não acontecerá mais. A idolatria foi abolida completamente de Israel com o cativeiro babilônico e todas as demais abominações praticadas desaparecerão com a restauração espiritual de Israel. 


A santidade é um dos atributos comunicáveis de Deus. Deus é absolutamente santo em sua essência e caráter. Evidentemente, nenhum ser humano jamais atingiria o nível de santidade de Deus. Mas Deus compartilha até certo ponto, a sua santidade com o seu povo. Em toda a Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, é exigido santidade do povo de Deus: “Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor, vosso Deus.” (Lv 20.7). O apóstolo Pedro faz a mesma advertência no Novo Testamento dizendo: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pe 1:15,16). O escritor da Epístola aos Hebreus coloca a santificação como condição indispensável para alguém ver a Deus: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hb 12.14).


Mas, o que significa ser santo? Quando falamos que é preciso ser santo, ou que somos santos, muitas pessoas acham que isso é arrogância ou presunção da nossa parte. Isto acontece porque estas pessoas não sabem o que significa ser santo. Para os católicos, santo é uma pessoa que não tem pecado, ou que foi canonizada após a sua morte, por ter supostamente realizado milagres. Entretanto, o conceito de santidade na Bíblia não é este. 


O verbo hebraico “kadash” (santificar) ou o substantivo “kadosh” (santo) significam “ser santo, ser santificado, santificar, ser posto à parte”. Esta palavra e os seus derivados são usados 830 vezes no Antigo Testamento. O conceito de “kadosh” no Antigo Testamento é separar algo ou alguém do uso comum para o serviço de Deus. (1 Sm 7.1). O correspondente grego de Kadosh é “hagios”, que também significa separado do que é impuro, para pertencer exclusivamente a Deus. 


No Novo Testamento inexiste o conceito de consagração e pureza rituais, ou lugares e objetos sagrados. Entretanto, há também a exigência da santificação. A santificação não é uma obra humana. O Espírito Santo é quem produz santidade no crente. O nosso padrão de santidade é o Senhor Jesus. O Espírito Santo nos molda, tornando-nos parecidos com Cristo. O crente é santificado de três formas: Pela Palavra de Deus (Jo 17.17); pelo sangue de Cristo (Hb 9.12); e pelo Espírito Santo (1 Pe 1.2). Através da leitura e meditação na Palavra de Deus somos confrontados na nossa velha natureza e somos orientados a buscar o caráter de Cristo. O Espírito Santo, por sua vez, opera em nós a transformação da nossa natureza e nos aproxima de Deus. O sangue [ou a morte] de Cristo pagou o preço da nossa e aplaca a ira de Deus, colocando-nos em paz com Deus. 


REFERÊNCIAS: 


SOARES, Esequias; SOARES, Daniele. A Justiça Divina: A preparação do povo de Deus para os últimos dias no livro de Ezequiel. Editora CPAD. 1 Ed. 2022. pag. 130-132.

SOARES, Esequias. O verdadeiro Pentecostalismo: A atualidade da Doutrina Bíblica sobre a atuação do Espírito Santo. Rio de Janeiro: CPAD, 2021. 

CHAMPLIN, Russell Norman. O. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pág. 3339.

BLOCK, LOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol.. 2. Editora Cultura Cristã. pag. 522.

CHAMPLIN, Russell Norman. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo. Editora Hagnos. pag. 3339; 3342.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pág. 522-525.

BLOCK, Daniel. Comentário do Antigo Testamento Ezequiel. Vol. 2. Editora Cultura Cristã. pag. 525-528.


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Ev. Weliano Pires




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