15 novembro 2024

O CORAÇÃO DE QUEM ESTÁ EM DEUS

(Comentário do 2° tópico da Lição 06: A promessa de um coração novo)

Ev. WELIANO PIRES

No segundo tópico, falaremos do coração de quem está em Deus. Veremos que uma pessoa que está em Cristo, tem um coração inclinado para Deus, pois passa pelo processo do novo nascimento. Na sequência, veremos que a pessoa que nasce de novo tem um coração consciente e procura fazer a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Por último, veremos que Deus contempla o coração humano, que é o lugar mais escondido da pessoa humana. O nosso Deus é onisciente e vê todas as coisas. 

1- Um coração inclinado a Deus. Conforme estudamos na lição 05, um dos aspectos da Salvação é a regeneração, que também é chamada de novo nascimento. Neste processo de regeneração, o Espírito Santo produz uma mudança radical no interior da pessoa que recebe a Cristo como Senhor e Salvador. Com esta transformação a pessoa passa a ter a mente de Cristo e um coração inclinado para Deus. Quem não passa por este processo não pode ver, nem entrar no Reino de Deus (Jo 3.3-5). 

Falando sobre isso, no capítulo 8 da Epístola aos Romanos, o apóstolo Paulo disse que “os que são segundo a carne, inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, inclinam-se para as coisas do Espírito”. (Rm 8.5). Quem teve o coração regenerado pelo Espírito Santo, busca as coisas que são do alto e procura agradar a Deus em tudo o que faz, apesar das suas falhas e limitações. O pecado na vida de quem foi regenerado será sempre algo a ser evitado e, se acontecer, a pessoa se entristece e busca o perdão de Deus. Os que andam na carne não são assim. Praticam as obras da carne sem nenhum constrangimento e sentem prazer no pecado. Quando são confrontados, se defendem e colocam a culpa nos outros. 

2- Um coração consciente. Quem recebeu um novo coração, tem a sua consciência cativa à Palavra de Deus. Sendo assim, o seu coração é consciente das verdades eternas da Palavra de Deus, que estão guardadas em seu interior. O salmista diz no Salmo 119.11: “Escondi a tua Palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti”. Quem tem um coração consciente confronta diariamente os próprios pensamentos, palavras e obras com a Palavra de Deus e molda a sua vida por ela. Esta convicção está acima da sua própria vida, vontades e interesses pessoais. 

O reformador Martinho Lutero, quando teve as suas convicções confrontadas pelo alto clero de Roma e foi instado a renegar os seus escritos, declarou corajosamente: “A menos que vocês provem para mim pela Escritura e pela razão que eu estou enganado, eu não posso e não me retratarei. Minha consciência é cativa à Palavra de Deus. Ir contra a minha consciência não é correto nem seguro. Aqui permaneço eu. Não há nada mais que eu possa fazer. Que Deus me ajude. Amém.”

3- Deus vê o coração. Ninguém é capaz de conhecer o coração humano. Nem a própria pessoa conhece a si mesmo em sua plenitude. Há aspectos da nossa personalidade que se revelam em determinadas circunstâncias, como em situações de perigo, por exemplo. Há pessoas que dizem que jamais fariam certas coisas. Mas, no momento de ira, ou para se defender, acabam fazendo. Pedro, por exemplo, insistiu com Jesus que morreria com Ele e jamais o negaria. Entretanto, pouco tempo depois negou o Mestre por três vezes. 

Neste subtópico, o comentarista abre um parêntese para falar que Deus vê o coração humano e sabe se ele realmente foi regenerado. Em Sua Onisciência, Deus conhece todos os segredos e ninguém pode esconder nada dele. Sendo assim, Ele conhece o nosso interior, sonda o nosso coração e sabe não apenas as nossas ações, mas também as nossas intenções. As aparências, palavras e fingimentos enganam aos seres humanos, mas não a Deus. 

No Salmo 139, o salmista fala da Onisciência de Deus e diz que Ele conhece tudo, inclusive o seu pensamento. No final, ele faz um apelo a Deus para que sonde o seu coração, prove os seus pensamentos, veja se há algum caminho mau e o guie pelo caminho eterno (Sl 139.23,24). Em vez de argumentar com Deus e questionar alguma coisa, devemos pedir humildemente que Ele sonde o nosso coração e diga o que precisa ser mudado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ENCARNAÇÃO DO VERBO

(Comentário do 3º tópico da Lição 01: O Verbo que se tornou em carne) Ev. WELIANO PIRES  No terceiro tópico, falaremos da encarnação do Verb...