04 novembro 2024

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 06: A PROMESSA DE CURA DIVINA


Ev. WELIANO PIRES

Nesta lição estudaremos sobre a promessa de cura divina, como parte da obra redentora de Cristo no Calvário. Em seu ministério terreno, Jesus movido de íntima compaixão pelas pessoas doentes, curou muitos enfermos: leprosos, paralíticos, cegos, surdo, mudo, um homem com a mão mirrada, uma mulher com um fluxo de sangue, etc. Os apóstolos deram continuidade e, no Nome de Jesus, também realizaram muitas curas. 


No primeiro tópico, falaremos da promessa bíblica da cura divina. Inicialmente falaremos da promessa messiânica de Isaías, que diz que Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades (Is 53.5,5). Na sequência, falaremos do cumprimento desta profecia no ministério de Jesus, quando Ele curou muitas pessoas em Cafarnaum, entre elas a sogra de Pedro (Mt 8.14-17). Por último, veremos que no Novo Testamento, os ministros do Evangelho são chamados a orar pelos enfermos e ungi-los com óleo em Nome do Senhor, para que sejam curados (Tg 5.14,15).


No segundo tópico, falaremos da origem e consequências das doenças no mundo. Inicialmente, veremos que a origem geral das doenças foi a entrada do pecado no mundo. As doenças e a morte são consequências da desobediência a Deus. Na sequência, falaremos da consequência do advento das doenças, que foi a diminuição paulatina do tempo de vida dos seres humanos. Por último, falaremos da proliferação das doenças, que podem ser de ordem física e mental. O comentarista não citou, mas há também doenças de ordem espiritual. 


No terceiro tópico, veremos que Jesus Cristo cura sim. A cura divina faz parte do plano de Deus, pois Ele se identificou aos Israelitas, quando eles saíram do Egito, como Yahweh Raphá (O SENHOR que te sara). Veremos também que Jesus continua curando, pois Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Por último, veremos o que podemos fazer para alcançar a cura divina. Há alguns princípios bíblicos que devemos observar.


REFERÊNCIAS:


RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 39.

FERNANDO, Ajith. Ministério Dirigido por Jesus. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, pp. 212,213. 

HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma perspectiva Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 519


Nenhum comentário:

Postar um comentário

INTRODUÇÃO À LIÇÃO 07 – A PROMESSA DE UM CORAÇÃO NOVO

  Ev. WELIANO PIRES  AD-Belém /São Carlos-SP  Nesta lição, estudaremos sobre a promessa de Deus de conceder ao seu povo um coração novo. Evi...