01 novembro 2024

A NATUREZA DA PROMESSA DE SALVAÇÃO

(Comentário do 2° tópico da Lição 05: A promessa de Salvação). 


Ev. WELIANO PIRES


No segundo tópico, falaremos da natureza da promessa da Salvação. Para uma melhor compreensão da natureza da promessa da Salvação, o comentarista nos apresenta aqui, os três principais aspectos da Salvação: a justificação, que é a absolvição por Deus das nossas culpas, mediante a fé em Cristo; a regeneração, ou novo nascimento, que é o processo de transformação interior, que o Espírito Santo realiza naqueles que se entregam a Cristo; e a santificação, que é a separação de tudo o que é mau e a consagração a Deus. 


1- Justificação. A justificação é um termo jurídico, que significa o perdão da pena de um réu pelos crimes cometidos, sem que ele tenha sido considerado inocente. Ou seja, o réu continua sendo culpado, mas é livre da condenação, porque a autoridade desistiu de puni-lo. Em relação a Deus, todos os seres humanos nascem pecadores e são considerados culpados diante dele. 


O pecado faz separação entre o homem e Deus e há uma sentença de morte eterna contra os pecadores no tribunal de Deus. Nenhum ser humano pode, por seus próprios méritos, livrar-se dessa condenação. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, enviou o Seu Filho Jesus, que assumiu a culpa pelos nossos pecados e recebeu a condenação por eles na cruz. 


A justificação é muito mais do que apenas o perdão dos pecados cometidos. É também a atribuição da justiça de Cristo ao crente e a declaração como justos diante de Deus, como se nunca tivéssemos cometido pecado. Somente Deus pode justificar o ser humano, pois Ele é o ofendido pelo pecado e é o Juiz de todo o Universo. Por isso, as indulgências concedidas ou vendidas pela Igreja Católica são uma afronta a Deus. 


Ao longo da história da Igreja, houve e ainda há muita discussão sobre a forma de se alcançar a justificação. Para os católicos, Deus justifica as pessoas através de obras, sacramentos e penitências. Por conta disso, muitos praticam esmolas, fazem votos de pobreza e muitas orações, a fim de alcançar o perdão de Deus. A justificação foi uma das bases da Reforma Protestante. Martinho Lutero era um monge, que fazia muitas orações, sacrifícios e penitências, a fim de ser aceito por Deus. Entretanto, quanto mais ele fazia estas coisas, mas sentia-se indigno diante de Deus. Ao estudar a Epístola aos Romanos, ele entendeu que a justificação é um favor de Deus, que é obtido através da fé em Cristo e não por obras ou merecimento. 


2- Regeneração. A palavra grega traduzida por regeneração é palingenesia, que aparece duas vezes no Novo Testamento. Em Mateus 19.28, Jesus usa esta palavra com outro sentido, para se referir à restauração da terra no período do Milênio. Já o apóstolo Paulo usa esta palavra em Tito 3.5, para se referir à renovação espiritual operada pelo Espírito Santo em nosso interior. Segundo Stanley Horton, “a regeneração é a ação decisiva e instantânea do Espírito Santo, mediante a qual Ele cria de novo a natureza interior.” 


O Novo Testamento usa também a expressão grega “gennethenai anoothen”, traduzida por “nascer de novo” em João 3.3, que pode ser traduzida também por nascer do alto, ou de cima. Há também outra expressões correlatas, como por exemplo, anagennaos “de novo gerados” que é usada em 1 Pedro 1.3,23. Esta expressão significa também a transformação do nosso interior pelo Espírito Santo, para sermos um novo ser conforme a vontade de Deus. O novo nascimento é indispensável para a entrada no Reino de Deus. 


3- Santificação. A santificação nos é apresentada no Novo Testamento como um ato de separação do mundo. Quando recebemos a Cristo como Salvador, somos santificados pelo Espírito Santo e separados do mundo (sistema), que jaz no maligno e é inimigo de Deus. Mas isso não representa a totalidade da santificação, pois ela é um ato instantâneo do Espírito Santo, mas é também um processo que nos torna parecidos com Cristo, à medida que andamos no Espírito.


A santificação é um processo que passa por três estágios, que compreendem o passado, o presente e o futuro. 

a) Santificação inicial ou posicional. Acontece quando o crente nasce de novo, é santificado pelo Espírito Santo e tem os seus pecados apagados pela fé em Cristo. 

b) Santificação Progressiva. Acontece durante a nossa jornada neste mundo, quando andamos no Espírito e nos revestimos do novo homem. 

c) Glorificação. Acontecerá no ato do arrebatamento da Igreja, quando o nosso corpo for revestido de imortalidade e incorruptibilidade e estivermos livres da presença do pecado.


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