02 novembro 2024

PROMESSA E PERSEVERANÇA NA SALVAÇÃO

(Comentário do 3º tópico da Lição 05: A promessa de Salvação).

Ev. WELIANO PIRES 

No terceiro tópico, falaremos da promessa e perseverança na Salvação. Veremos que a base da promessa da Salvação é Cristo, pois somente pelo seu sacrifício podemos ter os nossos pecados perdoados. Na sequência, falaremos da apostasia individual. A salvação não é algo incondicional e irresistível, como ensina o Calvinismo. Há diversos exemplos na Bíblia que confirmam isso. Por último, falaremos da promessa e segurança da Salvação. Aqueles que viveram com Cristo neste mundo, ao passarem pela morte estarão seguros para a vida eterna. 

1- A base da promessa de salvação é Cristo. Conforme vimos no primeiro tópico, o Senhor Jesus é o Único Salvador e Seu sacrifício na Cruz é o Único meio de purificação dos nossos pecados. Portanto, Ele é a base da promessa de salvação. A eleição e predestinação da Igreja para a salvação é “em Cristo”. A Bíblia diz que “Deus nos elegeu nele (Jesus) antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo para si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade.” (Ef 1.4,5). 

A eleição para a salvação não é apenas para um grupo de pessoas específicas, incondicionalmente, como ensinam os calvinistas. Deus enviou o Seu Filho ao mundo para morrer por todos e convida todos ao arrependimento. Mas as pessoas podem resistir à Graça de Deus e permanecerem em seus pecados se assim o desejarem. A salvação é oferecida a todos, mas só serão salvos aqueles que crerem em Jesus. Deus amou a todos e enviou o Seu Filho para que todos os que nele crerem não pereçam, mas tenham a vida eterna (Jo 3.16). O apóstolo Paulo disse que “a Graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens”. (Tt 2. 11).

2- A Apostasia Individual. O termo apostasia vem do grego ‘apostasis’, que significava originalmente uma rebelião política ou deserção. No Novo Testamento a palavra é usada para se referir ao abandono consciente e definitivo da fé cristã (1Tm 4.1). Há a apostasia doutrinária, que é o caso da pessoa que, depois de conhecer a Verdade, rejeita consciente e definitivamente os ensinos da Palavra de Deus e abraça doutrinas de homens e de demônios. Pode haver também a apostasia moral, que acontece quando a pessoa conhece a Deus, mas prefere se entregar deliberadamente ao pecado. 

Este é outro ponto de divergência entre calvinistas e arminianos. Os calvinistas ensinam que não é possível os eleitos perderem a sua salvação e que uma vez salvo, salvo para sempre. Os arminianos, por sua vez, creem que a pessoa pode ser salvo por Jesus e depois se afastar dele e perder a sua salvação. De fato, temos na Bíblia vários alertas para os crentes vigiarem para perderem a salvação. Ora, se não houvesse esta possibilidade, não haveria a necessidade destas advertências. 

A Epístola aos Hebreus nos mostra claramente que é possível alguém que já foi salvo, se apostatar da fé e se perder: “Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério.” (Hb 6.4-6). Ora, não dá para dizer que alguém que foi iluminado, que provou o dom celestial, foi participante do Espírito Santo e provou as virtudes do século futuro não era salvo. 

3- A Promessa e a Segurança da Salvação. A grande diferença do justo para o ímpio não é prosperidade e bem estar neste mundo, como ensina a teologia da prosperidade. Até porque as pessoas mais ricas e poderosas deste mundo não são servos de Deus. Há muitos ricos, famosos e poderosos que passam a vida inteira atolados no pecado, vivendo como se Deus não existisse. Por outro lado, há muitas pessoas pobres que servem a Deus com fidelidade. 

A diferença entre os que serviram a Deus neste mundo e os que viveram no pecado, ignorando Deus, será vista logo que partirem desta vida. A promessa de salvação traz esperança e segurança para os que morrerem com Cristo. Paulo disse que “se morrermos com Cristo, com Ele viveremos”. (2Tm 2.11). Os que partem desta vida com Cristo serão levados imediatamente pelos anjos ao Paraíso e aguardarão o arrebatamento da Igreja, quando receberão um corpo glorificado e estarão para sempre com o Senhor. Por outro lado, será aterrorizante para os que partirem desta vida sem Jesus. Irão imediatamente para o Hades e aguardarão a ressurreição para o juízo final e a condenação eterna. 

REFERÊNCIAS:

RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 
ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 38.
HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal.  RIO DE JANEIRO: CPAD, 19ª Ed. 2018, p.371. 

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