14 novembro 2024

O CORAÇÃO NA PERSPECTIVA BÍBLICA

(Comentário do 1º tópico da Lição 07:  A promessa de um coração novo)


Ev. WELIANO PIRES


No primeiro tópico, falaremos do coração na perspectiva bíblica. Inicialmente, falaremos dos significados da palavra coração na Bíblia, que varia de acordo com o contexto. Na sequência, falaremos da expressão “circuncisão do coração”, usada pelo apóstolo Paulo. Por último, falaremos da promessa de um coração novo, mencionada pelo apóstolo Paulo, que remonta a uma profecia de Jeremias, na qual Deus promete escrever as suas palavras no coração do seu povo. 


1- O coração na Bíblia. As palavras traduzidas por coração na Bíblia tem vários significados e variam de acordo com o contexto. Conforme disse o comentarista, raramente a palavra coração se refere ao órgão físico. Em 2 Sm 18.14, a palavra coração se refere ao órgão físico, quando Joabe feriu a Absalão e “traspassou-lhe o coração”. O mesmo ocorre em 2 Rs 9.24, quando Jeú feriu o rei Jorão entre os braços e a flecha saiu no coração. Nestas duas referências, a palavra coração é uma alusão ao órgão físico. Entretanto, na maioria das vezes, a palavra coração tem outros significados. 

O Antigo Testamento usa as palavras hebraicas “lev” e “levav”, outra forma alternativa, traduzidas por coração, com vários significados, além do órgão físico. Estas palavras são usadas para se referir ao centro das emoções, dos pensamentos, ou da vontade humana. Em Deuteronômio 6.5, no Shemá Israel, o povo de Israel é recomendado a “amar o Senhor Deus de todo o coração”. O coração aqui representa o centro da vida emocional e espiritual do ser humano. No Livro de Provérbios, o coração está ligado à moralidade, ética, sabedoria e entendimento do ser humano. 

No Novo Testamento a palavra grega traduzida por coração é “kardia”, que deu origem às palavras portuguesas: cardiologia, cardíaco, taquicardia, cardiovascular, eletrocardiograma, etc. O termo grego “kardia” é usado para se referir tanto ao órgão físico, quanto em sentido figurado, para se referir ao centro das emoções humanas, ou à vida espiritual. Assim como acontece no Antigo Testamento, o coração no Novo Testamento pode ser uma referência ao centro das emoções, pensamentos e vontades do ser humano. Neste sentido, Jesus afirmou: “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. (Mt 5.8). O coração também é mencionado como o local onde se crê em Deus (Rm 10.9-10). Neste sentido, é uma referência ao espírito humano, pois a fé é uma faculdade do Espírito. Em Hb 4.12, o coração aparece como o centro das intenções e vontades humanas. Neste sentido é uma referência à alma humana. Jesus também falou do coração como o centro do pensamento e do intelecto humano (Mt 13.15).


2- A circuncisão do coração. No primeiro texto da Leitura Bíblica em Classe, em Romanos 2.25-29, o apóstolo Paulo critica os judaizantes que insistiam na ideia de que os cristãos deveriam praticar a circuncisão. O apóstolo explica o sentido da verdadeira circuncisão na Nova Aliança. A circuncisão era uma cirurgia feita no órgão sexual dos meninos descendentes de Abraão, no oitavo dia de nascimento. Esta cirurgia era feita com facas de pedra e cortava a pele que cobria o prepúcio. Era um sinal físico do pacto de Deus com Abraão. A circuncisão também era praticada por outras culturas da época, mas não era para todos como em Israel. Deus ordenou que todos os descendentes de Abraão do sexo masculino e os escravos nascidos em suas casas deveriam ser circuncidados. 

Os judeus se orgulhavam da circuncisão e se achavam superiores aos incircuncisos, que eram os povos não israelitas. Paulo explica que na Nova Aliança, a circuncisão não é física mas espiritual, feita pelo Espírito Santo nos corações. É uma referência ao novo nascimento ou regeneração que é na transformação do nosso homem interior. Na Antiga Aliança, quem não era circuncidado fisicamente não fazia parte do pacto de Deus com Israel. Da mesma forma, na Nova Aliança, aquele que não nascer de novo, ou não tiver o coração circuncidado, não pode entrar no Reino de Deus. 


3- Um coração novo. Este ensino do apóstolo Paulo está em perfeita sintonia com a profecia de Jeremias 31.31-34, que é a segunda parte da Leitura Bíblica em Classe. Nesta profecia, o profeta Jeremias diz que Deus estabelecerá um novo pacto com o seu povo e escreverá a sua lei nos corações e não mais em pedras. O Senhor diz que não haverá mais a necessidade de que um israelita ensine ao seu companheiro, dizendo que ele deve conhecer ao Senhor, pois todos o conhecerão e serão perdoados por Deus. 

Entretanto, vale lembrar que esta profecia de Jeremias não se refere ao novo nascimento na Nova Aliança, conforme o ensino de Paulo. A profecia de Jeremias se refere à restauração nacional, espiritual e geográfica de Israel que ocorrerá no Milênio, quando todo o Israel será salvo. Neste período, Deus cumprirá em sua plenitude a promessa feita a Abraão de dar toda aquela terra aos seus descendentes. Haverá também a restauração geográfica na região do Mar Morto. Segundo a profecia de Ezequiel, haverá vida e prosperidade naquela região, que hoje é desértica e cheia de sal. A Bíblia nos mostra que Deus não rejeitou o seu povo e voltará a tratar com Israel, após o arrebatamento da Igreja. Por isso, não podemos admitir a teologia da substituição, que ensina que a Igreja substituiu Israel no Plano de Deus. 


REFERÊNCIAS:


RENOVATO, Elinaldo. As promessas de Deus: Confie e viva as bênçãos do Senhor porque Fiel é o que Prometeu. RIO DE JANEIRO: CPAD, 1ª Ed. 2024. 

ENSINADOR CRISTÃO. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2024, Ed. 99, p. 39.

Bíblia de Estudo Palavras-Chave: Hebraico e Grego. RIO DE JANEIRO, CPAD, 2015, p.2252.

Pentecostalismo com Inteligência: pentecostalismo.com

LONGMAN III, Tremper. Dicionário Bíblico Baker. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p. 407. 

Comentário do Novo Testamento – Aplicação Pessoal. RIO DE JANEIRO: CPAD, 2009, Vol. 1. pp. 501, 502.

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