28 janeiro 2022

REGRAS BÁSICAS DE INTERPRETAÇÃO

Comentário do 3° tópico da lição 5: Como ler as Escrituras)


Neste terceiro tópico, falaremos um pouco sobre  as regras básicas para interpretação da Bíblia. Conforme já dissemos, a  interpretação do texto bíblico não é tão simples como a de um texto comum, escrito em nossa língua, em nossa região, por um autor que é nosso contemporâneo. As Escrituras são um conjunto de livros, escritos por autores diferentes, de culturas diferentes, que viveram em épocas muito distantes. Por outro lado, a Bíblia é de origem divina, pois, Deus é o seu autor e ela forma uma harmonia entre os seus livros. Como interpretar corretamente os textos bíblicos? Que método devemos usar? Quem pode interpretar a Bíblia? Neste tópico vamos falar sobre hermenêutica bíblica e trazer respostas para estas perguntas. 


1. A Escritura é sua própria intérprete. A palavra “hermenêutica” vem do verbo grego “hermeneuein”, que significa “declarar”, “anunciar”, “interpretar”, tornar compreensível”. Esta palavra tem origem na mitologia grega. Na Grécia antiga, Hermes era um personagem mítico que, por sua capacidade de compreender e revelar, intermediava a mensagem dos deuses aos homens. Em termos simples, hermenêutica é a arte e a ciência da interpretação. 

Em vários campos das ciências humanas a hermenêutica é usada, como no direito, na literatura, na história, na filosofia, etc. A hermenêutica aproxima o leitor da intenção do autor.  No caso da interpretação bíblica, a hermenêutica nos fornece os princípios adequados para interpretar corretamente a Palavra de Deus. Não basta apenas ler o texto e interpretá-lo pela gramática do texto. É preciso considerar que a Bíblia é a Palavra de Deus, inerrante e infalível. Por isso precisamos da iluminação do Espírito Santo, como vimos no tópico anterior. 

Na Idade Média, a Igreja Católica chegou a proibir a leitura da Bíblia, alegando que somente os seus clérigos poderiam interpretar as Escrituras. Durante a Reforma Protestante, Martinho Lutero foi acusado de interpretar as Escrituras “pelo espírito humano”, contrariando a interpretação oficial da Igreja. Lutero, em sua defesa, afirmou que as Escrituras devem ser interpretadas por si mesmas:  

“Eu não quero ser elogiado por ser mais culto do que todos, mas por ter somente a Escritura por regra. Também não quero que ela seja interpretada pelo meu próprio espírito ou por qualquer espírito humano, mas entendida por si própria e por seu próprio espírito”. 

Esta afirmação de Lutero resultou na tese de que “a Bíblia é a sua própria intérprete''. Portanto, os textos que não estão muito claros em uma parte das Escrituras, podem ser explicados por outros mais claros, pois a Bíblia é uma unidade e o seu autor é Deus, que jamais se contradiz. 


2. Princípios de interpretação bíblica. Há várias regras para a interpretação correta das Escrituras. Para comentar todas elas aqui, deixaria o texto muito extenso. Quero destacar apenas três pontos fundamentais, que o intérprete da Bíblia deve se atentar:

a. A Bíblia interpreta-se a si mesma. Conforme vimos no item anterior, esta é a primeira e fundamental regra para a correta interpretação bíblica.

b. Os textos bíblicos devem sempre manter o seu sentido literal. Deve-se considerar também os recursos literários (poesia, figuras de linguagem, narrativas, profecia, etc.), mas é preciso ter cuidado com expressões simbólicas e alegóricas. 

c. O texto deve sempre ser lido dentro do respectivo contexto. Devemos sempre considerar que um texto é formado por uma sequência de palavras e frases, que não podem ser lidas separadamente, sob pena de se perder ou deturpar a intenção do autor. As palavras ou frases também podem ter sentidos diferentes, de acordo com o contexto em que estão situadas.    


3. Os perigos da hermenêutica pós-moderna. Conforme vimos, a hermenêutica bíblica é muito importante para nos aproximar do sentido original dos textos bíblicos e nos proporciona a correta interpretação. Entretanto, as regras da hermenêutica não são infalíveis e não podem ser igualadas à Bíblia. Necessitamos também da iluminação do Espírito Santo, para entender e discernir espiritualmente as coisas espirituais. 

Neste aspecto, rejeitamos a chamada hermenêutica pós-moderna. Esta forma de interpretação da Bíblia nega que existe um sentido absoluto para a verdade bíblica e busca rever e ressignificar a verdade revelada na Palavra de Deus. A teologia assembleiana rejeita qualquer interpretação que negue a inerrância, infalibilidade, inspiração divina e autoridade da Bíblia. 


REFERÊNCIAS:


BAPTISTA, Douglas. A Supremacia das Escrituras a inspirada, inerrante e infalível palavra de Deus. Editora CPAD. 1ª edição: 2021.    

CHAMPLIN, Russell Norman, Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. Editora Hagnos. Vol. 2. pag. 481.      

BENTO, Esdras Costa.  Hermenêutica Fácil e Descomplicada. Editora CPAD. 1 Ed. 2003. pag. 69-72; 96,97.

REVISED, Joseph Angus. História, Doutrina e Interpretação da Bíblia. Editora Hagnos, 1 Ed. 2008. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.


Pb. Weliano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...