REVISÃO DA LIÇÃO ANTERIOR
Na lição passada, estudamos o tema: Como ler as Escrituras. Tratamos nesta lição sobre a necessidade de se interpretar corretamente as Escrituras, valendo-se para isto, da exegese e da hermenêutica, que são ferramentas de interpretação de textos, e, principalmente, da iluminação do Espírito Santo.
Estudamos nesta lição, os tópicos abaixo:
I. A Bíblia precisa ser interpretada.
Definição e a importância da exegese.
As limitações dos leitores da Bíblia
As particularidades das Escrituras, que exigem uma interpretação minuciosa, para se entender.
II. Os pressupostos pentecostais para a interpretação bíblica.
A autoridade da Bíblia
A iluminação do Espírito Santo
O valor das experiências vividas
III. As regras básicas para a interpretação da Bíblia.
A Escritura é sua própria intérprete.
Princípios de interpretação bíblica
Os perigos da hermenêutica pós-moderna.
INTRODUÇÃO À LIÇÃO 6
Na lição desta semana, estudaremos o tema: A BÍBLIA COMO UM GUIA PARA A VIDA. O objetivo principal desta lição é mostrar que a Bíblia é o manual divino para a nossa vida e que aqueles que praticam os seus ensinos vivem uma vida com sabedoria. Os princípios bíblicos, se aplicados a todas as áreas da nossa vida, nos levam a viver uma vida que glorifica a Deus.
Todos os produtos que adquirimos trazem consigo o manual do fabricante, contendo todas as informações sobre o funcionamento, instalação, precauções e garantia do produto. Se não forem seguidas as instruções do manual do fabricante, o funcionamento do produto fica comprometido e perde-se a garantia.
No caso do ser humano, Deus é o seu criador e sabe tudo o que ele precisa e como deve funcionar. O manual de Deus para o ser humano é a Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus. Portanto, devemos nos atentar diligentemente para os seus ensinos e aplicá-los rigorosamente às nossas vidas. No Salmo 119.9, o salmista faz uma indagação e ele mesmo responde: “Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.”
No primeiro tópico, falaremos da Bíblia como um alicerce ou fundamento para as nossas vidas. Jesus usou a ilustração do homem que edifica a sua casa sobre a rocha e de outro que edifica sobre a areia. Respectivamente, o Mestre comparou estas duas edificações, ao que ouvem as suas Palavras e as guardam e aos que não guardam. Falaremos também neste tópico, sobre a Palavra de Deus como a luz que ilumina o nosso caminho. Por último falaremos a respeito da imutabilidade da Bíblia.
No segundo tópico, veremos que a Bíblia nos torna sábios. Falaremos neste tópico sobre o conceito de sabedoria, do ponto de vista bíblico. Depois, veremos que Deus é a fonte de toda sabedoria. Por último, falaremos sobre o temor a Deus como o princípio da sabedoria.
No terceiro e último tópico, falaremos sobre a Bíblia e a prudência para a vida. Discorremos sobre o conceito de prudência na Bíblia. Depois, falaremos sobre a prudência dos justos. Por último, falaremos sobre os benefícios da prudência na vida do ser humano.
Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário