14 setembro 2021

JOSIAS REPARA O TEMPLO


Josias foi proclamado rei aos oito anos de idade. Era uma prática comum, alguém ser proclamado rei ainda na infância, após a morte do pai. Entretanto, um tutor assumia o governo, até que o herdeiro do trono alcançasse a maioridade. No caso de Josias, a Bíblia não relata quem foi o seu tutor. 

Josias começou a buscar a Deus no oitavo ano do seu reinado, portanto aos dezesseis anos. (2 Cr 34.1,2). No ano duodécimo, quando ele já estava com vinte anos, começou a purificar Judá, destruindo os ídolos e altares como fizera Ezequias. (2 Cr 34.3-7). 

Assim como Joás e Ezequias, Josias encontrou o templo em situação de abandono. As atividades do templo estavam completamente paralisadas. No ano décimo oitavo do seu reinado, aos 26 anos de idade, Josias ordenou que fosse feita uma reforma no templo. 


1. “Achei o livro da Lei no Templo do Senhor”. Josias enviou um grupo de assessores, junto com o seu escrivão, Safã, ao encontro do Sumo sacerdote Hilquias, a fim de providenciarem recursos para a reforma. Quando lá chegaram foram informados de que Hilquias havia achado o Livro da Lei que havia se perdido. Hilquias, então, entregou o Livro ao escrivão para que fosse lido diante do rei Josias. 

Podemos perceber aqui, o total desprezo que havia naqueles dias pela Palavra de Deus, a ponto de perderem a cópia da Lei, que deveria permanecer no templo e ser lida e explicada ao povo. Onde há desprezo e negligência com o ensino da Palavra de Deus, o pecado toma conta e o resultado é sempre trágico. 


2. O rei rasgou suas vestes. Safã, o escrivão, leu o Livro da Lei e entregou-o imediatamente ao rei Josias (2 Rs 22.10). O rei temia a Deus, mas, desconhecia a Sua Palavra e ficou espantado, quando leu o livro e percebeu a distância abissal que havia entre o que determinava a Lei e o que era praticado. Imediatamente, o rei rasgou as suas vestes em sinal de humilhação e procurou saber a vontade de Deus. Ele sabia que o julgamento de Deus não tardaria, por causa dos pecados cometidos. 

Quem teme a Deus, quando é confrontado com a Palavra de Deus, não procura se justificar ou apontar culpados pelos erros cometidos, mas humilha-se diante de Deus, arrepende-se e suplica o seu perdão. Davi cometeu dois pecados gravíssimos, que pela Lei, deveriam ser punidos com a morte: o adultério e o homicídio. Mas, quando foi confrontado pelo profeta Natã, ele reconheceu o pecado e disse: Pequei. Em seguida, humilhou-se e suplicou o perdão de Deus, conforme lemos no Salmo 51. Adão, Caim, Saul, Joás, Uzias e outros, não fizeram isso, mas culparam outras pessoas ou se iraram contra aqueles que os repreenderam. 

  

3. Entendendo a vontade de Deus. Depois de ler o Livro da Lei e se humilhar, Josias enviou o Sumo sacerdote Hilquias e os seus auxiliares, para consultarem à profetisa Hulda e saberem a vontade de Deus.  Hulda era esposa de Salum, um alfaiate ilustre e de família nobre, provavelmente o responsável por confeccionar as vestes reais e dos sacerdotes. Não sabemos ao certo, porque Hulda foi escolhida para ser consultada, sendo que ela foi contemporânea dos profetas Jeremias e Sofonias. Alguns estudiosos sugerem que isso se deve à proximidade dela e de seu marido com o palácio do rei Josias. 

A profecia de Hulda consiste em duas partes. A primeira se refere à sentença que Deus já havia determinado contra Judá, por causa dos pecados de Manassés (2 Cr 34.24-28). Esta sentença havia sido adiada, por causa da oração e arrependimento de Manassés. Porém, o seu filho Amon havia retornado às mesmas práticas pecaminosas, que afrontaram a Deus. A segunda parte da profecia, traz uma promessa de alívio ao rei Josias. O Senhor mandou avisá-lo de que não traria os males prometidos a Judá durante os seus dias, por causa do seu empenho em buscar ao Senhor. 

Mais uma vez temos a confirmação da misericórdia do Senhor para com aqueles que o buscam. Deus é justo e não tolera o pecado, mas, está sempre disposto a perdoar aqueles que se arrependem e buscam o seu perdão. 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas. 

Pb. Weliano Pires

2 comentários:

  1. Explanação clara e objetiva para ilustração ao tema abordado hoje na lição.
    Deus continue abençoando e prosperando seu ministério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Deus abençoe, prezada amiga e irmã, Bete Bergara. É um prazer tê-la por aqui. Ore sempre por mim, siga o blog e divulgue para os alunos e professores da Escola Bíblica Dominical.

      Excluir

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...