23 setembro 2021

A OBSTINAÇÃO DE ZEDEQUIAS E SUA QUEDA


Zedequias era um vassalo da Babilônia no território de Judá. Ele teimava em não aceitar que o jugo da Babilônia era uma permissão de Deus a Israel, por causa do pecado. 

Mesmo sendo alertado pelo profeta Jeremias, para que se rendesse ao domínio babilônico, Zedequias preferiu dar ouvidos aos falsos profetas e rebelou-se contra Nabucodonosor.


1. A teimosia de Zedequias. Zedequias sabia que Jeremias falava a verdade. Ele via que, os acontecimentos anteriormente previstos por ele, se cumpriam. Mesmo assim, insistiu em agir por sua própria conta, contra as orientações vindas de Deus. 

Além de não ouvir o que dizia o profeta Jeremias, Zedequias lhe fez ameaças, tentando intimidá-lo. Não adiantou, pois, Jeremias era um homem de Deus, que não profetizava para agradar aos homem e sim a Deus.  

A Palavra de Deus nos recomenda: "Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais o vosso coração". (Hb 3.15). A obstinação do ser humano contra as advertências de Deus, fatalmente o levará à ruína. Qualquer pessoa que entra por caminhos tortuosos e se perde, certamente não foi por falta de aviso, pois, Deus sempre usa alguém para alertar. 


2. Surdos aos avisos dos profetas. O orgulho de Zedequias o levou à ruína. O país já havia sido dominado pelos babilônios há muito tempo. Eles já haviam, inclusive, trocado o rei de Judá duas vezes: depuseram Joaquim e Joaquim. Colocaram Zedequias como um rei subordinado a eles, trocando-lhe até o nome, que antes era Matanias. 

Mas ele insistia em fechar os ouvidos para as advertências dos profetas Jeremias e Ezequiel, que recomendavam a rendição a Babilônia, pois isso vinha de Deus. Jeremias o alertou de que, se ele se rendesse, preservaria a sua integridade e da sua família. Os falsos profetas, no entanto, diziam o contrário. Falavam o que o rei queria ouvir e não a verdade. Diziam que Deus jamais iria permitir a destruição de Jerusalém, pois lá estava o Templo do Senhor.  

Esta situação se parece muito com os dias de hoje, onde se profetizam bençãos e prosperidade no atacado, inclusive para ímpios e rebeldes, com o intuito de agradar e obter vantagens. Pouco se vê, no entanto, profecias denunciando o pecado, convocando ao arrependimento, ou alertas de juízos de 


Siga o nosso blog, deixe o seu comentário e compartilhe os nossos textos com outras pessoas.

Pb. Weliano Pires


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AS ARMAS DO CRENTE

(Comentário do 1º tópico da Lição 06: As nossas armas espirituais)  Ev. WELIANO PIRES No primeiro tópico, falaremos sobre as armas do crente...